MEC divulga datas para inscrições no SiSU, Fies e ProUni 2023

Os estudantes que participaram do Enem podem planejar para concorrer às vagas, e ingressar no SiSU, Fies ou ProUni 2023

O Ministério da Educação divulgou a data das inscrições para o SiSU, Fies e ProUni 2023. Com isso, os estudantes que participaram do Enem 2022 já podem se planejar para concorrer às vagas no próximo ano. A previsão é que os editais que regem esses três processos seletivos sejam publicados no mês de janeiro.

continua depois da publicidade

É importante salientar que em todos esses processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida no exame de 2022. O Prouni também aceita as notas obtidas no Enem de 2021. Para o Fies, quem participou de uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, poderá fazer a inscrição.

Inscrições no SiSU, Fies e ProUni 2023

SiSU

Leia também

Vale salientar que o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) atua sob responsabilidade do Ministério da Educação, onde instituições públicas de ensino superior do Brasil disponibilizam vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. Dessa maneira, os candidatos com as melhores notas são selecionados para as vagas.

Os candidatos aprovados precisam verificar, junto à instituição de ensino, a disponibilidade de entrega da documentação para fazer a matrícula de maneira digital ou presencial, além dos demais procedimentos para a matrícula.

continua depois da publicidade

O calendário divulgado para 2023 apresenta as seguintes datas:

  • Inscrições: deve ser solicitadas entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março de 2023;
  • Resultado: previsão para o dia 7 de março de 2023.

ProUni

O Prouni é um dos programas do Governo Federal, com objetivo de promover a educação superior dos jovens brasileiros, com a facilitação do acesso às instituições particulares em todo o Brasil. Para isso, o programa oferece bolsas de estudo de até 100% para os estudantes em situação de vulnerabilidade social.

continua depois da publicidade

O principal instrumento de avaliação da elegibilidade às bolsas também é o Enem. Dessa maneira, mesmo os estudantes que não conseguiram acessar universidades públicas poderão concorrer a bolsas para continuar os estudos.

Para o ano de 2023, o ProUni seguirá o seguinte cronograma:

  • Inscrições: serão aceitas entre os dias 7 e 10 de março de 2023;
  • Resultado da primeira chamada: será divulgado no dia 14 de março de 2023;
  • Resultado da segunda chamada: será divulgado no dia 28 de março de 2023.

Fies

O Financiamento Estudantil possui como agente financiador a Caixa Econômica Federal. No entanto, a instituição também atua como Agente Operador e Gestor de Fundos Garantidores, gerando uma centralização dos processos relativos ao Fies.

continua depois da publicidade

Essa modalidade garantem o acesso dos estudantes ao ensino de qualidade por meio das Instituições de Ensino Superior. Atualmente, as instituições de ensino participantes do Fies têm notas altas no sistema do Ministério da Educação.

Para participar é preciso ter feito o Enem, alguma edição a partir de 2010, ter obtido nota igual ou maior que 450 pontos, sem zerar a redação, além de ter uma renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Aqueles que quiserem tentar o Fies em 2023 devem ter atenção às seguintes datas:

  • Inscrições: estão previstas para serem realizadas entre os dias 14 a 17 de março de 2023;
  • Resultado da chamada única: prevista para o dia 21 de março de 2023.

Enem 2022 já teve as provas aplicadas

A regra básica em comum para ter acesso ao SiSU, Fies e ProUni é ter feito o Enem. A edição de 2022 teve as provas aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado, no entanto, está previsto para ser divulgado apenas  em fevereiro de 2023.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998 no Brasil, é uma prova realizada apenas por alunos do ensino médio, mas por diversos estudantes. Por meio dele, é possível ter acesso à educação superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade