3 práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos

Dormir bem aprimora o nosso aprendizado e pode evitar diversos distúrbios psicológicos.

Você está estudando à beça para as temidas provas do concurso público? Mas é preciso tomar muito cuidado com a sua saúde física e mental, pois elas precisam estar intactas para que o seu desempenho seja satisfatório. Por isso, conheça 3 práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos.

continua depois da publicidade

Mantenha o positivismo e controle a ansiedade

Você não pode deixar o pessimismo tomar conta da sua vida. Achar que nada vai dar certo, e que a sua aprovação não passa de um sonho inalcançável, pode afetar em cheio a sua saúde mental. Por isso, deixe o otimismo sempre prevalecer, pois quando mantemos o pensamento positivo, ficamos mais motivados no dia a dia. As chances de mantermos o foco nos estudos serão enormes.

Outra das práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos, é controlar a ansiedade. Um concurseiro que deixa a ansiedade fazer parte da sua rotina diária não vai conseguir aprender com tanta eficiência e pode não se sair tão bem assim na hora das provas.

Leia também

A dica é marcar sessões de terapia com um psicólogo para identificar suas angústias e formas de combatê-las.

continua depois da publicidade

Exercite-se e alimente-se de forma adequada

Você pode estar pensando: “Como eu vou fazer atividades físicas e ter uma dieta balanceada se estou estudando sem parar até nos fins de semana?”. Mas a grande questão é que, para o seu organismo funcionar a todo vapor, é preciso praticar algum tipo de exercício aeróbico, mesmo durante a fase de preparação para as provas do concurso. Essa prática, além de fazer um bem danado para a sua saúde física, pode turbinar o seu aprendizado, sabia?

Além disso, é preciso se alimentar de forma adequada. Prefira alimentos mais leves e saudáveis como frutas, verduras, legumes, hortaliças, massas integrais, peixes, carnes brancas e beba bastante água pura. Evite alimentos pesados demais ou gordurosos, já que eles provocam sonolência por terem uma digestão bem mais lenta.

continua depois da publicidade

Se empanturrar com uma feijoada e estudar logo em seguida pode não ser uma boa ideia. Você não vai render absolutamente nada, pode acreditar.

Tenha um hobby e procure dormir bem

Para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos, você precisa reservar um momento para o seu lazer, seja com a família ou amigos. Por isso, que tal ter um hobby que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho ou os estudos? Viajar, passear, curtir a balada, dançar, cavalgar, ler um bom livro, assistir séries do Netflix ou praticar esportes.

Não importa o que seja, desde que você não se sinta na obrigação de fazer, está valendo. Sua saúde mental agradece. Você também não deve se esquecer de que o sono é fundamental para o corpo e para a mente. Dormir bem aprimora o nosso aprendizado e pode evitar diversos distúrbios psicológicos, que tanto atrapalham a nossa vida.

continua depois da publicidade

O ideal é que você estabeleça uma rotina de sono que seja saudável (indo para a cama e se levantando sempre nos mesmos horários) e que consiga dormir por, pelo menos, sete horas todas as noites.

Mesmo que você esteja com mil coisas para estudar, lembre-se sempre de que dormir não é tempo perdido. Agora, é seguir as nossas dicas de práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos e aumentar suas chances de começar uma carreira pública de sucesso.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade