Concurso TJ SP: Edital e Inscrição para 845 vagas

Concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) abre 845 vagas no cargo de Escrevente Técnico Judiciário. Confira remuneração e inscrições.

O Tribunal de Justiça de São Paulo acaba de publicar seu mais novo edital, já muito aguardado, para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário! Sob os cuidados da Fundação Vunesp, o concurso TJ SP prevê 845 vagas.

Os postos de trabalho serão distribuídos para as 10 regiões administrativas judiciárias do estado. Veja no mapa oficial quais são essas regiões. O candidato aprovado e nomeado cumprirá uma jornada de 40 horas semanais, o que lhe dará direito a um vencimento mensal inicial de R$ 4.981,71, acrescido de auxílio-alimentação por dia trabalhado, auxílio-transporte e de auxílio-saúde.

Apesar do cargo exigir o ensino médio, aqueles que ingressam no TJ SP recebem um adicional de carreira, pela formação de nível superior que tiver. Confira:

  • Curso de graduação: adicional de 5%;
  • Pós-graduação: adicional de 7,5%;
  • Mestrado: adicional de 10%;
  • Doutorado: adicional de 12,5%.

O concurso público do Tribunal terá uma validade de um ano, contada após ter sua homologação efetivada. Esse prazo é passível de prorrogação por semelhante período.

Distribuição das vagas por região administrativa do TJ SP

Como dissemos anteriormente, as vagas do certame estão distribuídas para as 10 Regiões Administrativas Judiciárias de São Paulo, cada uma das quais composta por diversas comarcas dentro do estado.

Abaixo temos a tabela abaixo o resumo dessas vagas:

Região Quantidade de vagas
1ª Região Administrativa Judiciária 460 vagas
2ª Região Administrativa Judiciária 35 vagas
3ª Região Administrativa Judiciária 40 vagas
4ª Região Administrativa Judiciária 70 vagas
5ª Região Administrativa Judiciária 45 vagas
6ª Região Administrativa Judiciária 55 vagas
7ª Região Administrativa Judiciária 30 vagas
8ª Região Administrativa Judiciária 40 vagas
9ª Região Administrativa Judiciária 35 vagas
10ª Região Administrativa Judiciária 35 vagas

O que faz um Escrevente Técnico Judiciário?

O Escrevente do TJ SP executa atividades que envolve a organização dos serviços de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça.

Ele também é responsável por dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente.

Para cumprir suas atividades, o profissional precisa estar constantemente atualizado em relação à legislação em sua área de atuação e também aquelas relacionadas às normas internas do órgão.

Quem pode disputar as vagas de Escrevente Técnico Judiciário?

Para concorrer às vagas, os cidadãos precisam atender aos requisitos básicos abaixo:

  • Ter, como dissemos acima, ensino médio completo;
  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou gozar das prerrogativas previstas na CF 1988;
  • Ter 18 anos de idade completos até a data da posse;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
  • Não ter sido condenado por crime contra o patrimônio, a Administração, a fé pública, os costumes e outros;
  • Não ter sido condenado por ato de improbidade;
  • Gozar de boa saúde física e mental.

Concurso TJ SP: inscrições

As inscrições ficam abertas de 30 de julho a 02 de setembro de 2021, por meio do site da Fundação Vunesp.

É necessário efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 79,00. O edital prevê o direito à redução de 50% desse valor, caso o candidato se enquadre nas seguintes condições:

  • Seja estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e
  • Tenha remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou esteja desempregado.

Esses candidatos que podem ser beneficiados devem ficar atento aos prazos para solicitação dessa modalidade de desconto na taxa (das 10 horas do dia 30 de julho às 23h59min do dia 03 de agosto de 2021).

Etapas do concurso TJ SP

Os candidatos serão submetidos a duas etapas:

  • Primeira: prova objetiva com 100 questões, com 5 horas de duração e 5 alternativas cada uma (apenas uma correta em cada questão);
  • Segunda: prova prática, da qual apenas participaram os habilitados e melhor classificados na primeira etapa.

A aplicação da prova escrita objetiva deverá acontecer no dia 31 de outubro de 2021 (data prevista), mas lembre-se de que as confirmações necessárias serão oportunamente divulgadas.

A prova prática envolverá as técnicas de formatação e digitação. Ou seja, os candidatos a realizarão utilizando um computador com editor de texto instalado, em ambiente gráfico Microsoft Windows, conforme as configurações dispostas no edital.

Ela teve o valor de 0 a 10 pontos e foi aprovado o candidato que obtivesse nota igual ou superior a 5 pontos, demais sendo excluídos da competição pública.

Concurso TJ SP anterior

O concurso TJ SP anterior para Escrevente ocorreu em 2018, quando foram anunciadas 235 vagas para a 2ª, 3ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª regiões administrativas judiciárias. O certame teve validade, ao que se sabe, até março de 2021.

Anteriormente, houve concurso para as regiões do concurso previsto (1ª e 4ª regiões administrativas – Grande São Paulo e Campinas), no ano de 2017, quando foram ofertadas 590 vagas.

O concurso foi válido até dezembro de 2020, tendo uma prorrogação do prazo em virtude da COVID-19, porém, seu prazo de validade encerrou em 01 de fevereiro de 2021.

Conforme a estatística de inscritos desse concurso (veja aqui o PDF), 233.437 concorreram às vagas ofertadas pelo concurso. Os municípios com mais inscritos foram São Paulo, Campinas, Mogi das Cruzes, Santo André, Osasco, Jundiaí e Piracicaba.

Leia também

você pode gostar também

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Ler mais