IBGE novo edital de processo seletivo oferta 42 vagas; confira como se inscrever

Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre oportunidades para Agente Censitário de Administração e Informática em diversos municípios do Brasil.

Edital nº 20/2022 do processo seletivo IBGE foi anunciado e irá preencher 42 vagas, todas elas para a função de Agente Censitário de Administração e Informática. As oportunidades são para atuação em diversos municípios do Brasil e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística exige que os profissionais possuam o ensino médio completo.

continua depois da publicidade

As vagas serão destinadas aos estados de Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina e a contratação será temporária por até cinco meses, podendo haver prorrogação desse período, se necessário.

Vagas ofertadas no processo seletivo IBGE

Todas as 42 vagas ofertadas são para Agente Censitário de Administração e Informática, sendo 4 reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 4 reservadas para pessoas pretas ou pardas (PPP).

Leia também

A remuneração ofertada é de R$ 1.700,00 para atuação em jornada de 8 horas diárias, totalizando 40 horas semanais.

continua depois da publicidade

Para disputar as vagas, é necessário possuir o ensino médio completo, além das seguintes exigências:

Processo seletivo IBGE: requisitos

Veja as exigências para a função disponível no processo seletivo IBGE. Foto: reprodução do edital

Confira como realizar a sua inscrição

Os interessados em concorrer às vagas ofertadas pelo IBGE deverão efetuar o cadastro entre os dias 16 e 21 de setembro de 2022 (em dias úteis), presencialmente, em um dos endereços listados no Anexo I do edital. No local, é necessário apresentar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, devidamente preenchido e assinado.

continua depois da publicidade

Para concorrer no processo seletivo IBGE, não será cobrado nenhum valor a título de taxa de inscrição.

Seleção dos candidatos no processo seletivo IBGE

Os candidatos serão classificados conforme pontuação obtida na prova de títulos, etapa de caráter classificatório, que valerá até 10 pontos. Confira os critérios de pontuação:

  • Ensino médio (antigo 2º grau) completo: 5 pontos;
  • Curso de graduação (ensino superior) incompleto: 7 pontos;
  • Curso de graduação (ensino superior) completo: 10 pontos.

As diferentes titulações não são cumulativas e serão aprovados no processo seletivo IBGE os candidatos que obtiverem a nota mínima de 5 pontos.

continua depois da publicidade

Critérios de desempate

Para efeitos de classificação entre candidatos com a mesma pontuação, serão fatores de desempate, nesta ordem:

  1. Candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
  2. Candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado, conforme o art. 440 do Código de Processo Penal com a redação dada pela Lei nº 11.689/2008;
  3. Candidato de maior idade.

Processo seletivo IBGE: edital completo

Todas as informações sobre a seleção realizada pelo IBGE podem ser conferidas em seu edital completo, publicado no site do Instituto. Dúvidas serão sanadas pelo telefone 0800 721 8181, pelo e-mail ibge@ibge.gov.br ou com a Ouvidoria/Fala.BR.

Processos seletivos anteriores

Os editais do processo seletivo IBGE mais recentes foram os de nº 19/2022, que ofertou 8.231 vagas, e o de nº 18/2022, com 6.765 vagas. Essas oportunidades foram distribuídas entre municípios de todo o Brasil e destinadas às funções de Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor.

YouTube video

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade