Concurso DPE SP: oportunidades para o nível médio

Concurso DPE SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) abre vagas na carreira de Oficial de Defensoria Pública. Organizadora é a Fundação VUNESP.

Está no ar o edital nº 01/2022 do quinto concurso DPE SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo), que abre formação de cadastro de reserva na carreira de Oficial de Defensoria Pública. Para disputar o cadastro, basta ter o certificado de conclusão do ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” ou superior.

continua depois da publicidade

A jornada de trabalho desses servidores da Defensoria é de 40 horas semanais e suas atribuições estão relacionadas ao desempenho de atividades de apoio administrativo e técnico nas diversas áreas do órgão. A Fundação VUNESP é a organizadora contratada.

Concurso DPE SP: vencimento e requisitos

O vencimento inicial dos Oficiais de Defensoria é de R$ 3.560,33 e, além da escolaridade mínima e da CNH, que mencionamos antes, o edital prevê outros requisitos gerais:

Leia também
  • Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas legais;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em dia com os deveres do Serviço Militar, se do gênero masculino;
  • Não registrar antecedentes criminais; e
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Como participar do concurso

Concurso DPE SP, Edital DPE SP, Vagas DPE SP

Concurso DPE SP. Foto: montagem / Pixabay / Canva Pro

Para se inscrever no concurso DPE de São Paulo, é importante acessar a página eletrônica da Fundação VUNESP, durante o período que vai das 10h do dia 15 de dezembro de 2022 até as 23h59 do dia 26 de janeiro de 2023.

continua depois da publicidade

A taxa necessária é de R$ 72,00 e vale ressaltar que o período em que pode ser feita a solicitação de inscrição com isenção ou redução do valor da taxa é diferente. Confira no edital quais requisitos e qual o prazo para isso.

Prova do concurso DPE SP

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, do concurso público da Defensoria paulista será composta por 40 questões de múltipla escolha (A, B, C, D ou E) de peso um e 30 questões de peso dois, distribuídas entre as disciplinas abaixo:

continua depois da publicidade
  • Língua portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimentos Específicos.

Com duração de quatro horas, a avaliação escrita será aplicada provavelmente no dia 19 de março de 2023, pela tarde, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Araçatuba, Bauru, Campinas, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Registro e Grande ABCD.

Para saber de todos os detalhes, consulte o edital completo, lançado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, seção I do Poder Executivo, edição de 9 de dezembro de 2022. As informações também estarão no site da Fundação VUNESP e, se tiver dúvidas, faça contato com a banca pelo telefone (11) 3874-6300.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade