Declaração IRPF 2023: como obter o informe de rendimentos do INSS

Todos os anos, beneficiários do INSS precisam do documento para fazer a declaração do Imposto de Renda.

Todos os anos milhões de brasileiros se preparam para entregar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e, para garantia de que o valor será pago de forma adequada, é necessário fazer uma Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF).

continua depois da publicidade

Entretanto, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam comprovar os valores recebidos todo mês. Nesse sentido, para que a Declaração seja preenchida de forma correta, é necessário obter o informe de rendimentos do INSS.

Para a Declaração do IRPF 2023, a receita deve divulgar os prazos apenas em fevereiro, então é necessário obter o informe de rendimentos do INSS, antes de começar a fazer o Imposto de Renda. Como a tabela não mudou, para 2023 precisam declarar o Imposto de Renda, todas as pessoas com rendimento maior que R$ 28.559,70 em 2022.

Como obter o informe de rendimentos do INSS

Leia também

O informe de rendimentos do INSS é um documento necessário para todos os beneficiários do INSS que desejam entregar a Declaração do IRPF anualmente. Dessa forma, o informe de rendimentos do INSS contém o resumo dos valores repassados aos beneficiários do instituto.

continua depois da publicidade

É com o informe de rendimentos que se pode comprovar o recebimento adequado dos benefícios durante o período do ano base. Assim, o documento é obrigatório para que se possa fazer a declaração do Imposto de Renda, pois é através dele que é possível calcular se há algum tributo a ser pago ou se é preciso fazer a restituição.

Nesse sentido, para obter o informe de rendimentos do INSS, o segurado deve acessar a página do Meu INSS (ou o aplicativo) e fazer o login utilizando a sua senha. Caso não esteja cadastrado, basta entrar na página e seguir as instruções para cadastro.

continua depois da publicidade

Para se cadastrar no Meu INSS, é necessário criar a conta no portal gov.br e escolher um dos meios para efetuar o procedimento. O usuário pode fornecer o CPF e outros dados pessoais requisitados pelo portal.

Após efetuar o cadastro, é necessário buscar pela opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)”, disponível no portal do governo. Vale lembrar que pelo Meu INSS o beneficiário consegue acessar vários outros serviços disponíveis.

Outras formas de obter o informe de rendimentos do INSS

Uma outra maneira pode ser usada para ter acesso ao informe de rendimentos do INSS. Dessa forma, basta acessar o site do INSS (Previdência Social) e procurar pelo informe atual e outro antigos.

continua depois da publicidade

Para conseguir ter acesso ao documento, é preciso colocar algumas informações requisitadas, como o ano calendário; o número do benefício; data de nascimento; nome completo e CPF do segurado.

Também é possível obter o informe de rendimentos do INSS comparecendo a uma agência da Previdência Social, ou imprimir o extrato do Imposto de Renda em terminais de autoatendimento de bancos pagadores de benefícios.

No entanto, a orientação dada pelo INSS é de que o segurado procure realizar o procedimento em casa, de forma online. Dessa forma se evita o movimento nas agências, com longas filas de espera e pouca estrutura para receber tantos segurados.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade