CadÚnico dá direito à Kit Antena Digital do governo; veja como solicitar

O CadÚnico pode dar direito ao Kit Antena Digital do governo, desde que a família se enquadre nos requisitos. Confira como solicitar.

O Cadastro Único, base de dados do governo que armazena informações a respeito das famílias brasileiras de baixa renda, pode conferir vários benefícios aos seus contemplados. Por exemplo, o CadÚnico dá direito ao Kit Antena Digital do governo, um serviço que oferece novos kits com sinal digital a alguns cidadãos que utilizam antenas parabólicas convencionais.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, todos os beneficiados pelo CadÚnico têm direito ao kit de TV parabólica em cidades nas quais o 5G já esteja ativado. Através do benefício, cidadãos que utilizam a TV aberta através da TVRO, ou antena parabólica comum, podem então migrar para uma nova tecnologia, com maior qualidade de imagem e som superior nos canais abertos, sem interferências.

Essa empreitada é um programa intitulado “Siga Antenado”, uma parceria entre o governo e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Antes de mais nada, para ter acesso a ele, é preciso estar inscrito no CadÚnico e ter a antena parabólica convencional, como informado anteriormente. É por meio dessa antena que o sinal de canais abertos é transmitido via satélite.

É importante ter em mente que, por meio da entrada do 5G no país, a TV deve passar por uma mudança técnica, indo do modelo de Banca C para Banca KU. Isso significa que equipamentos mais antigos devem se trocados pelos modernos, permitindo assim a melhora da imagem e do som.

continua depois da publicidade
Leia também

Seja como for, as famílias de baixa renda não serão prejudicadas pela mudança, já que podem receber o kit. A instalação desse benefício também é gratuita, e apenas não é oferecido às moradias que já utilizem a antena digital, a famosa “espinha de peixe”. Esse modelo não exige troca de aparelho.

Como solicitar o Kit Antena Digital

A partir do momento em que um grupo está inscrito no CadÚnico, regularizado e cumprindo todos os requisitos da base de dados, a solicitação é relativamente simples. Antes de mais nada, um responsável deve ligar para a central de atendimento da Anatel, no telefone 0800-729-2404, e requisitar o serviço. Ele também está disponível online, através do site do programa Siga Antenado.

continua depois da publicidade

Para aqueles que optam pelo site, após acessar o endereço, é necessário conferir o menu no canto superior esquerdo da tela. Ali, é preciso clicar em “Programa de distribuição de kits gratuitos”. Logo depois, basta clicar em “Agende aqui”, e selecionar a forma de identificação na nova página.

A identificação é feita informando o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS). Feito isso, o responsável pela inscrição deve responder a um questionário, definindo também o dia e o horário para instalação. Finalmente, um técnico deve comparecer à residência, avaliando se o novo aparelho será necessário.

Onde o Siga Antenado é oferecido?

Por utilizar a 5G, atualmente, esse serviço já foi liberado para todas as capitais do Brasil. A tecnologia já devia estar operando nessas cidades desde julho do ano passado, contudo, a Anatel precisou adiar o cronograma duas vezes, por conta do atraso na entrega de filtros, responsáveis por evitar que o serviço interfira em outros aparelhos de satélite.

continua depois da publicidade

Da mesma forma, alguns problemas logísticos em decorrência da pandemia de Covid-19 e quarentenas do governo chinês, de onde os equipamentos são importados, também adiaram a entrega.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade