Novo aplicativo do Bolsa Família pode ser lançado ainda em 2023

Novo ministro, responsável pelo desenvolvimento e assistência social, indicou que um novo aplicativo do Bolsa Família deve sair neste ano.

O governo federal anunciou que o CadÚnico está com inscrições irregulares e que uma revisão deverá ser feita. Um dos programas mais afetados é o Bolsa Família. Sendo assim, existem planos de mudanças para o benefício. Entre eles, está o lançamento de um novo aplicativo do Bolsa Família em 2023.

continua depois da publicidade

A informação foi dada pelo novo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, da Família e do Combate à Fome, Wellington Dias (PT – PI). Ele tomou posse da pasta nesta segunda-feira, dia 02 de janeiro, e já havia indicado alterações anteriormente.

Novo aplicativo do Bolsa Família em 2023

Por conta dos pagamentos irregulares que foram identificados, o ministro, em entrevista ao jornal O Globo, antes da própria posse, disse que o governo federal vem trabalhando com a ideia de se fazer um novo aplicativo do Bolsa Família em 2023. No caso, essa ferramenta seria voltada para que pessoas que estão recebendo os valores, mas que sabem que estão ganhando de forma indevida possam renunciar aos pagamentos por conta própria.

Leia também

Para que isso ocorra, uma campanha sobre conscientização do Bolsa Família será realizada. Nela, deverá ter informações sobre quem tem direito ao programa, as consequências dos pagamentos indevidos e a maneira de renunciar voluntariamente aos repasses.

continua depois da publicidade

Não foram dadas mais informações sobre o novo aplicativo do Bolsa Família. Não se sabe se ele será uma plataforma exclusiva para a renúncia voluntária ou se ele terá outras funções, sendo o desligamento apenas uma das ferramentas.

Irregularidades no Bolsa Família e reformas

Durante a posse como ministro, Wellington Dias negou que o governo realizará pente-fino no CadÚnico, e consequentemente, no Bolsa Família. Segundo ele, pente-fino serve para tirar piolhos e o que ele deverá fazer é política pública nos próximos anos.

continua depois da publicidade

“Vamos reformular com muito diálogo o Bolsa Família e sei que na situação que se encontra não é uma tarefa simples, mas creio que é no diálogo que vamos encontrar a pactuação e dosagem certa. Sim, vamos fazer a atualização do Cadastro Único e nada de pente-fino”, disse o ministro.

Apesar da fala, não foram dados muitos detalhes sobre as reformas do Bolsa Família. O que se sabe é que o governo pretende fazer uma revisão do CadÚnico em janeiro de 2023, com o apoio das prefeituras e estados. Além disso, haverá uma busca por pessoas que possuem direito a programas assistenciais, mas que não foram incluídas ainda.

Calendário Bolsa Família janeiro de 2023

Enquanto a reforma do Bolsa Família não é feita e o aplicativo não é lançado, o governo federal já liberou o calendário de pagamentos do programa. Os repasses são feitos de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Confira as datas:

  • NIS com final 1: pagamento dia 18 de janeiro;
  • NIS com final 2: pagamento dia 19 de janeiro;
  • NIS com final 3: pagamento dia 20 de janeiro;
  • NIS com final 4: pagamento dia 23 de janeiro;
  • NIS com final 5: pagamento dia 24 de janeiro;
  • NIS com final 6: pagamento dia 25 de janeiro;
  • NIS com final 7: pagamento dia 26 de janeiro;
  • NIS com final 8: pagamento dia 27 de janeiro;
  • NIS com final 9: pagamento dia 30 de janeiro;
  • NIS com final 0: pagamento dia 31 de janeiro.

No momento, as consultas dos pagamentos podem ser feitas pelo aplicativo do Auxílio Brasil (Android e iOS) e do Caixa Tem (Android e iOS) e também pelos telefones 111 da Caixa Econômica Federal e 121 do então Ministério da Cidadania, número que provavelmente será adicionado para a pasta do ministro Wellington Dias.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade