Consulta do novo Bolsa Família: veja como fazer pelo CPF

A consulta do novo Bolsa Família será liberada neste mês para todos os cidadãos elegíveis para receber os valores. O procedimento, por sua vez, pode ser feito pelo CPF.

O Bolsa Família volta a integrar o rol de benefícios sociais, substituindo o Auxílio Brasil, após vitória do presidente eleito Lula (PT). O programa, que funciona por meio da transferência direta e indireta de renda, é destinado a milhões de famílias mensalmente, e busca superar a situação de vulnerabilidade social vivida por muitos brasileiros. A consulta do Bolsa Família será liberada neste mês, e pode ser feita pelo CPF.

continua depois da publicidade

Neste sentido, os pagamentos do programa são liberados normalmente a partir da segunda quinzena de cada mês. Até o momento, o calendário oficial ainda não foi confirmado, mas ele deve seguir a ordem do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.

A gerência do Bolsa Família é feita pelo Ministério da Cidadania, órgão responsável por enviar recursos para o pagamento. Por sua vez, a Caixa é a instituição financeira que realiza os pagamentos para todos os indivíduos selecionados, disponibilizando canais de atendimento para tirar dúvidas a respeito de consultas ou saque.

Consulta do Bolsa Família será liberada neste mês

Leia também

Existem várias formas de consultar os valores através do CPF. Todos os cidadãos beneficiários que sejam considerados elegíveis e tenham inscrição ativa podem acessar os aplicativos e sites disponibilizados para o Bolsa Família, ou ligar para as centrais de atendimento. Igualmente, é possível conferir estas informações comparecendo em uma unidade responsável.

continua depois da publicidade

Primeiramente, o modo mais simples de consultar o benefício por meio do CPF é utilizando o aplicativo, disponível para Android e iOS. Nele, estão todas as informações referentes ao valor das parcelas, conta vinculada, datas de pagamento e outras questões pertinentes. Seu acesso é feito por meio do documento e da senha.

Outro aplicativo que permite este acesso é o Caixa Tem. Da mesma forma, basta inserir o CPF e a senha durante o login. Os mesmos dados são disponibilizados no sistema.

continua depois da publicidade

Tendo o documento em mãos, os indivíduos beneficiados também podem consultar o Bolsa Família ligando para a central de atendimento da Caixa, no número 111, ou para a do Ministério da Cidadania, no número 121. Durante a ligação, é preciso informar o CPF e outros dados que comprovem a identidade do Responsável Familiar (RF) ao instrutor na linha.

Sobre o Bolsa Família

A PEC da Transição que previa alterações a respeito do Auxílio Brasil foi aprovada durante dezembro. O texto já havia passado por revisão pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, sendo promulgada logo após. Neste domingo (1), o presidente Lula editou uma medida provisória relacionada ao pagamento do programa.

A medida se refere à manutenção do pagamento de R$ 600 para as famílias beneficiárias do Bolsa Família, e abrange mais de 21 milhões de famílias que recebem os valores. Ainda em julho de 2022, o Congresso e o então presidente Jair Bolsonaro (PL) só haviam ampliado o valor do auxílio até o final do ano passado.

continua depois da publicidade

Já a PEC da Transição abriu espaço no orçamento para manter o valor sendo pago atualmente. Com duração de um ano, a matéria garantiu uma verba de R$ 145 bilhões no teto de gastos para trabalhar com programas sociais no geral.

Junto disso, Lula assinou várias medidas e decretos que cumprem promessas feitas durante sua campanha, como a restrição ao acesso de armas de fogo e o combate ao desmatamento da Amazônia.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade