Prova de vida do INSS ganhará novas regras a partir da semana que vem

É preciso realizar a prova de vida em 2023? Saiba o que muda no próximo ano e como os segurados serão atingidos.

Mais de 36 milhões de aposentados e pensionistas não precisarão mais comparecer a agências do INSS para a tradicional prova de vida. A novidade passa a valer já em 2023 e transfere a responsabilidade do procedimento para o próprio Instituto Nacional do Seguro Social, que realizará pesquisas sobre o segurado em substituição à comprovação presencial.

continua depois da publicidade

A partir de janeiro, registros como votação, vacinação, consulta médica pelo SUS e até renovação de documento serão levantados pelo órgão com o objetivo de modernizar a prova de vida, cuja obrigatoriedade estava suspensa desde 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

“O INSS vai fazer um cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais”, explica o órgão.

Confira a seguir o tira-dúvidas sobre a nova prova de vida do INSS e como as atualizações poderão impactar o dia a dia dos segurados.

continua depois da publicidade
Leia também

Prova de vida do INSS 2023: quais dados serão utilizados?

Com a retomada da obrigatoriedade da prova de vida, mas sem a exigência de comparecimento do segurado, o Instituto realizará busca ativa para localizar dados do cidadão como:

  • Registros de vacinação;
  • Registros de votação eleitoral;
  • Atualizações no CadÚnico efetuadas pelo responsável do grupo familiar;
  • Cadastros ou recadastramentos em órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Emissões (1ª via) ou renovações de documentos pessoais como carteiras de Identidade, de Motorista e de Trabalho (RG, CNH e CTPS);
  • Comprovantes de alistamento militar e emissão de passaporte, além de documentos oficiais que exijam comparecimento presencial ou reconhecimento biométrico;
  • Acessos ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou a outros sistemas de órgãos e entidades públicas que apresentem certificação e controle de acesso;
  • Empréstimos consignados, desde que realizados via reconhecimento biométrico;
  • Atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede conveniada;
  • Atendimentos em agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras;
  • Atendimentos de perícia médica presencial ou por telemedicina;
  • Recebimento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Declaração de Imposto de Renda (IR), como titular ou dependente.

E se não forem encontrados dados do segurado? Como fica a prova de vida 2023?

“O INSS notificará o beneficiário quando não for possível a comprovação de vida pelos meios citados”, destaca a portaria 1.408/2022, que define as novas regras do procedimento.

continua depois da publicidade

Assinado pelo presidente do órgão, o documento pontua que o Instituto “proverá meios para realização da prova de vida sem deslocamentos dos beneficiários de suas residências” nesses casos excepcionais.

Até o momento, não foi divulgado como acontecerá essa verificação, mas a tendência é que em breve sejam definidos os detalhes para esse grupo específico, que estiver fora do radar da base de dados.

Como saber se a nova prova de vida foi realizada?

A partir de 2023, o beneficiário do INSS será notificado com antecedência sobre a prova de vida do INSS. O cruzamento de informações públicas levará em conta registros dos dez meses seguintes ao último aniversário do segurado.

continua depois da publicidade

Quem não fez a prova de vida em 2020, 2021 e 2022 pode ter o benefício suspenso?

“Antes, para provar que estava vivo e continuar recebendo os benefícios, os aposentados ou pensionistas do INSS precisavam comparecer presencialmente ao banco onde recebem o benefício, fazer biometria, apresentar o cartão de débito e um documento com foto. Caso não fizessem isso poderiam ter o benefício suspenso”, relembra o INSS.

Especificamente no período entre 2020 e 31 de dezembro de 2022, nenhum usuário poderá ter os valores de direito bloqueados caso não tenha passado pelo procedimento, até então flexibilizado pelo órgão.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade