INSS: veja quem tem direito de solicitar a aposentadoria pelas regras antigas

Os segurados do INSS que estavam aptos a se aposentar antes da reforma da Previdência não serão prejudicados com a alteração na lei. Leia e entenda mais a seguir.

Os trabalhadores regidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atendiam aos critérios necessários para a concessão do direito de aposentadoria antes da reforma da Previdência, que não solicitaram o benefício na época, não sofrerão prejuízos pela mudança na legislação.

continua depois da publicidade

Em suma, os segurados possuem um direito adquirido, isto é, os beneficiários não podem sofrer prejuízos perante a criação de nenhuma lei posterior, quando preenchidos os requisitos que garantem nesse caso, a aposentadoria. Confira a seguir como funciona o direito adquirido, como consultá-lo e quem possui direito a solicitar a aposentadoria pelas regras antigas.

Como funciona o direito adquirido?

O direito previdenciário é uma área que constantemente sofre modificações. Diante disso, é sempre necessário que os trabalhadores fiquem atentos às novas regras.

Leia também

O direito adquirido, conforme mencionado, serve como uma proteção ao trabalhador, contra eventuais prejuízos que surgem com a implementação de uma nova lei. Vale destacar que, o trabalhador que possui essa garantia, porém continua contribuindo, ao solicitar o benefício deve observar a regra de transição que for mais vantajosa.

continua depois da publicidade

De acordo com a legislação, o INSS deve conceder o benefício que for mais vantajoso ao segurado. Assim, ao solicitar a aposentadoria, o sistema efetua os cálculos em conformidade com as contribuições registradas e concede o benefício mais favorável ao trabalhador.

Como consultar o direito adquirido?

Para saber qual regra vale mais a pena, o segurado do INSS deve realizar um planejamento previdenciário, observando os critérios de concessão da aposentadoria antigos e atuais e o tempo de contribuição até 13 de novembro de 2019 (data em que a Reforma da Previdência entrou em vigor).

continua depois da publicidade

Apesar de ser possível que o trabalhador faça uma simulação das novas regras de transição e dos requisitos antigos por meio do site “Meu INSS”, ele não terá acesso ao valor do benefício.

Desse modo, sabendo-se que podem haver incoerências no banco de dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) que podem fazer com que as informações dispostas na calculadora do INSS sejam incorretas; a medida necessária é buscar um advogado especializado na área previdenciária para efetuar a análise da aposentadoria.

É importante deixar claro que além de buscar um especialista é preciso reunir a documentação necessária que comprove o direito adquirido. Os documentos exigidos são referentes ao histórico profissional de cada segurado do INSS. No entanto, as principais documentações exigidas são: carteira de trabalho; Guia da Previdência Social; e extrato previdenciário fornecido pelo INSS.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, se o requerimento de aposentadoria for negado ou não for considerado na solicitação a regra mais vantajosa, o segurado deve recorrer na justiça através de um recurso administrativo.

Quem tem direito de solicitar a aposentadoria pelas regras antigas?

Por fim, a solicitação de aposentadoria pelas regras antigas, isto é, pelo direito adquirido pode ser feita:

  • Pelas mulheres que tenham completado 30 anos de contribuição antes de 12/11/2019;
  • Pelos homens que tenham completado 35 anos de contribuição antes de 12/11/2019, salvo os casos de servidores e aposentadoria especial.

Ainda, as mulheres que estiverem completando 30 anos de contribuição, e os homens 35 anos de contribuição depois de 12/11/2019, podem optar pela utilização das novas regras de transição.

Contudo, é necessário que os homens e mulheres que são servidores públicos cumpram, além do tempo de contribuição exigido, outras regras para ter direito à integralidade e paridade no direito de se aposentar.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade