Prazo para sacar Abono PIS/Pasep termina nesta semana; veja regras

Quem recebeu o abono PIS/Pasep em 2022, e ainda não fez a retirada, poderá sacar os valores ainda em 2022 pela Caixa ou Banco do Brasil.

Trabalhadores formais que têm direito ao abono salarial ainda podem fazer a retirada dos valores recebidos sobre o ano de 2020. O prazo para sacar o abono PIS/Pasep ficará aberto até esta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022. Quem não resgatar o dinheiro deverá esperar um novo calendário ser divulgado.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o PIS (Programa Integração Social) é vinculado aos empregados do setor privado e repassado pela Caixa Econômica Federal. Enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é transferido pelo Banco do Brasil (BB) para quem é servidor público.

Quem pode fazer o saque do abono PIS/Pasep?

O abono salarial é pago anualmente para trabalhadores formais de carteira assinada em valores variáveis. A quantia depende de quanto tempo o empregado ficou na ativa no ano-base, podendo receber até um salário mínimo. Para sacar o abono PIS/Pasep, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

Leia também
  • Estar vinculado aos programas há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base (2020);
  • Ter recebido até dois salários mínimos por mês em 2020;
  • Ter tido seus dados enviados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Como consultar o benefício e verificar elegibilidade?

É possível verificar a elegibilidade ao benefício ligando para a Central Alô Trabalho, no número 158. Outra maneira de saber se você recebeu o abono PIS/Pasep em 2022 é por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS). Basta fazer o download da plataforma e seguir o passo a passo:

continua depois da publicidade
  1. Clique no botão "Entrar";
  2. Informe CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
  3. No menu que fica na parte inferior da tela, clique em "Benefícios";
  4. Vá em "Abono Salarial" e clique em "Consultar";
  5. Selecione o ano-base (2020).

Então, aparecerá uma tabela dizendo se você tem ou não direito ao pagamento e se cumpre todos os critérios.

Como sacar o abono PIS/Pasep?

Cada um dos benefícios deve ser retirado junto ao banco responsável pelo pagamento. Dessa forma, quem é funcionário da iniciativa privada, tem direito ao PIS e é cliente da Caixa recebe os valores via crédito em conta. O depósito é feito tanto para correntistas como para aqueles que possuem poupança social digital pelo Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Se você não tem conta na Caixa, pode sacar o abono PIS/Pasep por meio de:

  • Terminais de autoatendimento;
  • Casas Lotéricas, apresentando documento de identificação;
  • Correspondentes Caixa Aqui, usando o Cartão Cidadão.

Já os beneficiários do Pasep que são correntistas do BB, também recebem o dinheiro diretamente na conta. Os demais podem realizar transferência no formato TED para sua conta bancária, sem cobrança, por meio de terminais de autoatendimento ou via internet. Lembrando que as retiradas devem ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2022.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade