Aposentadoria: saiba quem tem direito ao adicional de 25% no valor

Alguns aposentados do INSS têm direito a receber um adicional de 25% no valor de seus benefícios mensais. Veja como funciona essa regra.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possibilita que alguns aposentados recebam 25% a mais no pagamento de seu benefício. Diante disso, os segurados aposentados que cumpram os requisitos necessários ao pagamento do adicional podem ganhar acima do teto pago pelo instituto.

continua depois da publicidade

Em suma, o adicional concedido pode chegar a ultrapassar o teto do INSS, que atualmente é de R$ 7.087,22. Logo, os aposentados do INSS que recebem o teto podem ganhar até R$ 8.859,02 caso possuam direito ao adicional de 25%. Veja a seguir as regras para o pagamento do adicional de 25% pago pelo INSS.

Quem tem direito ao recebimento do adicional?

Os aposentados por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm direito de solicitar um adicional de 25% do valor de sua aposentadoria.

Leia também

A Aposentadoria por Invalidez é destinada aos segurados que sofreram algum tipo de acidente ou doença que os tornaram incapazes de forma total e permanente para o trabalho.

continua depois da publicidade

Alguns exemplos de situações que dão direito a aposentadoria por invalidez são os casos de cegueira total; paralisia ou perda de um ou dos dois braços ou pernas e não sendo possível a utilização de próteses; doença que deixa a pessoa com incapacidade permanente para efetuar as atividades cotidianas, entre outras.

Desse modo, o benefício é fundamentado no art. 45 da Lei 8.213/91 e, para o pagamento do adicional aos aposentados por invalidez, é necessário a comprovação de um médico perito.

continua depois da publicidade

Diante disso, é preciso a prova de que o segurado necessita da ajuda de terceiros, parente ou profissional contratado, para realizar as suas atividades diárias; e que não consegue mais trabalhar devido à doença ou acidente.

Como solicitar o adicional de 25%?

Para ter direito ao adicional de 25% no valor da aposentadoria, os aposentados por invalidez devem efetuar a solicitação pelo telefone, ligando para a Central de Atendimento do INSS no número 135.

Ainda, o adicional pode ser solicitado pelo site ou aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS). No entanto, a data, o local e o dia da perícia médica serão definidos pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

continua depois da publicidade

Vale destacar que, no dia da avaliação, é necessário entregar ao médico perito os documentos pessoais e exames com laudo médico que comprove a necessidade de ajuda de terceiros para a realização de suas necessidades básicas.

Além disso, quando a avaliação for finalizada pelo médico perito, a Previdência Social tem o prazo de até 45 dias úteis para informar se o adicional de 25% no valor da aposentadoria será ou não concedido.

Por fim, o aposentado por invalidez, segurado pelo INSS, poderá acompanhar o andamento de sua solicitação e conferir se a solicitação foi aceita através da área “Consultar Pedidos” disponível no site ou aplicativo “Meu INSS”. Caso o pedido seja negado, o beneficiário pode ingressar na justiça para recorrer da decisão.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade