CadÚnico: saiba como consultar a sua inscrição pela internet

O CadÚnico é a principal ferramenta de ingresso em benefícios sociais para as famílias rendas, e é fundamental saber como consultar a sua inscrição pela internet.

O Cadastro Único para Programas Sociais, conhecido como CadÚnico, é a principal ferramenta do Governo Federal para acompanhamento das famílias de baixa renda. Assim, é fundamental que os cidadãos saibam como consultar a sua inscrição pela internet para não perderem os benefícios que estão inscritos.

continua depois da publicidade

Mais ainda, o CadÚnico é utilizado pelo governo estadual e municipal para a criação de novas políticas públicas. Atualmente, programas sociais como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros utilizam as informações na plataforma para a inclusão de novos beneficiários. Saiba mais a seguir:

Como consultar a inscrição do CadÚnico pela internet?

As famílias interessadas em consultar se a inscrição no Cadastro Único foi efetuada corretamente podem acessar o aplicativo Meu CadÚnico. Disponível para Android e iOS, essa plataforma permite a consulta das informações de cada pessoa da família, assim como a situação do registro e se é necessário atualizar algum dado.

Leia também

Ou seja, por meio do Meu CadÚnico, os brasileiros conseguem consultar se há necessidade de atualizar as informações, mas também se foram incluídos em algum pente-fino. Desse modo, poderão atender às exigência da revisão ou da averiguação cadastral para que não haja suspensão dos benefícios, ou do cadastro.

continua depois da publicidade

Além disso, o cidadão pode acessar o aplicativo para baixar o comprovante de cadastramento. No geral, esse comprovante inclui também o Número de Inscrição Social, nome do Representante Familiar e outras informações prioritárias acerca de inscrição na base de dados do governo.

O acesso ao comprovante de cadastramento também pode ser feito por meio da internet, no site do CadÚnico no portal do Governo Federal. Caso não tenha acesso à internet ou encontre dificuldades no acesso, os cidadãos podem solicitar o comprovante presencialmente, nas unidades de atendimento do município.

continua depois da publicidade

Mais ainda, a plataforma oferece a possibilidade de realizar denuncias de casos em que o setor responsável pelo Cadastro Único na região não queira fazer o cadastramento. Neste caso, pode-se abrir um pedido de atendimento na própria aplicação, mas também entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania pelo número 121.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

De acordo com a legislação vigente no país sobre o CadÚnico, podem se inscrever:

  • Famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que o cadastro esteja vinculado à inclusão direta em programas sociais do governo federal, estadual ou municipal;
  • Famílias unipessoais, constituídas por pessoas que moram sozinhas;
  • Famílias ou pessoas em situação de rua;

Apesar disso, a inscrição no Cadastro Único não representa uma inclusão automática nos benefícios sociais. No geral, cada iniciativa possui um conjunto de regras de elegibilidade específicos, assim como critérios de seleção e instituições responsáveis.

continua depois da publicidade

Sendo assim, os beneficiários interessados nos pagamentos mensais e transferência de renda precisam consultar especificamente as regras da iniciativa social.

Ainda que as regras da inscrição no CadÚnico incluam diferentes grupos de renda, o Auxílio Brasil, por exemplo, estabelece parâmetros específicos para a renda mensal per capita dos beneficiários.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade