Saiba como consultar o seu FGTS 2022 por meio do CPF

Para consultar o seu FGTS 2022 por meio do CPF, os trabalhadores podem acessar os canais de comunicação do fundo, tanto pelo aplicativo quanto pelo site ou telefone.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) consiste em um direito trabalhista previsto por lei aos trabalhadores brasileiros formais, que atuam com carteira assinada. Porém, nem todos sabem como consultar as informações do seu FGTS por meio do CPF e outros dados pessoais.

continua depois da publicidade

De acordo com a legislação atual, os empregadores são responsáveis por depositar mensalmente 8% do salário em uma conta vinculada ao trabalhador. Neste sentido, tanto os trabalhadores que optaram pelo saque tradicional quanto os que aderiram ao Saque Aniversário podem consultar da mesma forma.

Como consultar o seu FGTS 2022 por meio do CPF?

Para consultar o FGTS 2022 por meio do CPF, pode-se acessar os canais de comunicação da Caixa Econômica Federal, tanto o site quanto o aplicativo da Caixa FGTS. Disponível para Android e iOS, a plataforma oferece uma série de serviços associados ao fundo através do login e senha cadastrados.

Leia também

Por meio do site, os profissionais devem digitar o CPF, Número de Inscrição Social ou e-mail no campo indicado. No caso do primeiro acesso, basta clicar em “Cadastrar” ou “Esqueci a Senha” e seguir as etapas do cadastro, respondendo às perguntas de segurança para garantir a autenticidade do procedimento.

continua depois da publicidade

Acesse a conta e localize a opção FGTS para consultar todas as informações desejadas, desde os dados cadastrais até os valores disponíveis e solicitar o saque. No aplicativo, deve-se realizar o mesmo procedimento, tanto para o cadastro quanto para o login e consulta.

Se o trabalhador não possuir informações sobre o Número de Inscrição Social e optar pela consulta por meio desse dado, pode-se consultar diretamente por meio da Carteira de Trabalho, Cartão do Auxílio Brasil ou Extrato do FGTS. Ademais, os canais do Meu INSS, como o site e o aplicativo, também possuem essas informações.

continua depois da publicidade

Outras formas de consultar o FGTS 2022 envolvem acessar a informação por meio do internet banking da Caixa Econômica Federal, ou por meio de outros aplicativos da Caixa Tem e Caixa Trabalhador, ambos disponíveis por Android e iOS. Nessas plataformas, pode-se realizar o login por CPF e senha, mas também efetuar o primeiro cadastro.

Pode-se receber informações sobre o saldo do FGTS diretamente em casa por meio de carta. Porém, deve-se optar por essa modalidade por meio do telefone 0800 726 0101. Em casos de necessidade de suporte ou atendimento personalizado pode-se acessar os canais disponíveis no site da Caixa, desde as agências até os telefones.

Quais são os casos em que se pode retirar valores do FGTS?

A legislação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço permite a retirada dos valores nos casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel próprio e outras situações específicas. Nos casos de doenças, como câncer ou Aids, por exemplo, pode-se solicitar o benefício.

continua depois da publicidade

Entretanto, cada caso possui particularidades. Quando se trata de compra do imóvel próprio, o imóvel residencial ou urbano pode ter um valor máximo de R$ 1,5 milhão para pagar especificamente a moradia do titular. O regime do FGTS estabelece um período mínimo de 3 anos de trabalho sem financiamento do Sistema Financeiro de Habitação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade