Aumente seu vocabulário: confira 11 palavras que só inteligentes usam

Se você já sentiu a necessidade de que precisa melhorar o vocabulário, conheça 11 palavras que só inteligentes usam.

A comunicação nunca se tornou tão necessária na vida de qualquer ser humano. Como estamos na era digital, as pessoas se comunicam com as outras com uma velocidade e frequência assustadoras. Por isso, é sempre recomendável melhorar o vocabulário, não é?

continua depois da publicidade

Por isso, essa matéria selecionou 11 palavras que são massivamente usadas por quem tem um vasto repertório. Afinal, conhecer palavras novas possibilita escrever, pensar e até se expressar com muito mais facilidade no dia a dia. Aproveite ao máximo a leitura.

Utilize essas palavras para melhorar o vocabulário

1) Diligência

Leia também

Se você procura uma forma de melhorar o vocabulário, essa palavra deveria fazer parte dele. Trata-se de um substantivo que significa agilidade, capricho, presteza, cuidado e competência. Na área militar ou jurídica, diligência também pode remeter a ações ou trabalhos realizados fora do quartel ou do cartório.

Exemplos:

continua depois da publicidade
  • Sônia era uma colaboradora que sempre realizava suas tarefas com diligência.
  • O batalhão de infantaria realizou a diligência na cidade vizinha.

2) Fatídico

Adjetivo usado para referir a tragédias anunciadas e que não podem ser evitadas. Ou seja, é algo ruim e extremamente adverso, em todos os sentidos.

Exemplo: Enquanto as torres gêmeas do World Trade Center ardiam em chamas, pessoas se atiravam dos prédios naquele fatídico dia.

3) Inescrutável

Para melhorar o vocabulário, é preciso saber o significado dessa palavra. Trata-se de um adjetivo que caracteriza alguma coisa ou pessoa que não se pode escrutar, ou seja, compreender, investigar, penetrar.

continua depois da publicidade

Exemplo: João era forte e nunca chorava perto de outras pessoas. Até no velório da sua mãe, o seu semblante sempre era inescrutável.

4) Inexpugnável

Adjetivo que remete a algo que é impossível de ser conquistado ou vencido. Quando se refere ao sentido figurado, essa palavra caracteriza uma pessoa destemida ou incontrolável.

Exemplos:

  • Durante décadas, Moscou era uma cidade praticamente inexpugnável.
  • Marlene sentia uma raiva tão grande que, mesmo depois de vários anos, continuava inexpugnável.

5) Lacônico

Para melhorar o vocabulário, essa palavra também não pode ficar de fora dele. Trata-se de um adjetivo que faz menção a falas e/ou textos breves, resumidos, sucintos, concisos.

continua depois da publicidade

Exemplos:

  • Maria foi lacônica ao explicar para o seu sobrinho como se faz vitamina de abacate.
  • João leu um comunicado extremamente lacônico.

6) Melhorar o vocabulário: Pueril

Essa palavra é um adjetivo que se refere a fase da infância, ou seja, a atitudes típicas das crianças. Também pode ser usada para caracterizar comportamentos infantis e/ou imaturos em pessoas adultas.

Exemplo: Camila é uma pessoa inteligente e sensata, mas se comporta de forma extremamente pueril quando está nervosa ou chateada com alguma coisa.

7) Intempérie

Está vendo que melhorar o vocabulário não é tão complicado quanto parece? Essa palavra é um substantivo que se refere a condições climáticas desfavoráveis (seca, tempestade, nevasca, furacão) e/ou a uma situação desfavorável (dificuldade ou algo negativo) para alguém.

Exemplos:

  • As intempéries do inverno afetam em cheio as lavouras de cana-de-açúcar.
  • Muitas pessoas têm dificuldades para lidar com as intempéries do dia a dia e são acometidas pela depressão.

8) Genuíno

Trata-se de um substantivo que remete a algo (concreto ou abstrato) verdadeiro e/ou original, de extrema qualidade.

Exemplos:

  • Marcos foi uma pessoa extremamente genuína ao dizer aquilo para Pedro, que logo revidou.
  • O mecânico recomendou que João colocasse somente peças genuínas em seu veículo.

9) Prerrogativa

Quando o assunto é melhorar o vocabulário, essa palavra também não poderia faltar em nossa lista. Trata-se de um substantivo que faz menção às vantagens concedidas para algumas pessoas que fazem parte de grupos específicos. Ou seja, nada mais é do que um privilégio.

Exemplos:

  • Pelo fato de Adriano ser um Advogado, ele tem algumas prerrogativas que pessoas que pertencem a outras profissões não têm.
  • Jamile passou em um concurso público de nível federal que dá direito a vários tipos de prerrogativas.

10) Melhorar o vocabulário: Presunçoso

Você conhece alguém que tem uma opinião exageradamente positiva a respeito de si próprio? Então, essa pessoa é presunçosa. Esse adjetivo remete àquele que se acha o mais bonito, inteligente, esperto, superior, eficiente, capaz e por aí vai.

Exemplos:

  • A competência de Maria em sua profissão, a tornou uma presunçosa de mão-cheia.
  • O tom de voz presunçoso que Miguel se dirigiu aos demais foi mal visto por todos os presentes na festa.
  • O sobrinho de Rogério é bastante presunçoso. Sempre passeando com o seu caro de luxo e com música alta, pelas ruas do bairro.

11) Estúrdio

Por fim, a última das palavras para melhorar o vocabulário. Esse adjetivo faz menção a uma pessoa desajuizada, sem consideração ou que não expressa juízo. No sentido figurado, caracteriza como algo incomum ou que não é normal. Esquisito, no sentido de causar estranheza aos outros.

Exemplos:

  • Mateus sempre teve o costume de usar roupas estúrdias.
  • O comportamento de Fabrício em determinadas situações sempre foi estúrdio.

E aí, o que você achou das palavras que podem melhorar o vocabulário? Agora é começar a fazer o uso delas em seu dia a dia e dar um upgrade em seu repertório.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade