CNH: quem descumprir estas 3 regras em 2022 pode receber multa

Algumas infrações de trânsito podem ser desconhecidas dos motoristas, mas geram multa em 2022. Confira os detalhes a seguir.

Quando uma pessoa tira a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é presumido que ela saiba de todas as regras envolvendo o trânsito. Entretanto, existem algumas normas que muitos motoristas não sabem que existem e podem acabar levando multa de trânsito. Sendo assim, veja 3 regras que você precisa conhecer.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a lista foi feita com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

3 regras que podem gerar multa de trânsito

Excesso de peso no transporte de carga

Leia também

O fabricante do veículo deve mostrar, em lugar visível da estrutura e no Renavam, o limite técnico de peso por eixo, conforme definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Caso o peso esteja em desacordo, gera uma infração de natureza média, com desconto de 4 pontos na carteira. A multa será provavelmente de R$ 130,16, além do valor referente ao sobrepeso.

continua depois da publicidade

Uso do pisca-alerta de maneira indevida

Muitos motoristas ligam o pisca-alerta do veículo em diferentes situações. No entanto, segundo o artigo 251 do CTB, o uso incorreto da ferramenta pode levar à multa.

A infração possui natureza média, com 4 pontos descontados na CNH. Vale lembrar que emergências ou quando o carro estiver parado não geram multas.

Dirigir abaixo do limite de velocidade permitido na via

De acordo com o artigo 219, não é permitido transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via – a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita.

continua depois da publicidade

Esse tipo de infração possui natureza média e gera desconto de 4 pontos na CNH. O valor da multa corresponde a R$ 130,16.

Quando a CNH pode ser suspensa?

Após a nova lei, o limite de pontos passou para 40. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma variação de pontuação conforme as multas obtidas pelo condutor. Segundo o CTB, a permissão de direção é retirada por tempo determinado nos seguintes casos:

  • Chegar a 40 pontos sem infração gravíssima;
  • Chegar a 30 pontos com apenas uma infração gravíssima;
  • Chegar a 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas.

A quantidade de pontos descontados varia conforme a natureza da multa. Por isso, é importante sempre ficar atento às normas de trânsito para se precaver de problemas. A pontuação da CNH é zerada anualmente. Além disso, o motorista pode ter o seu documento suspenso caso cometa outros tipos de infrações mais graves.

continua depois da publicidade

Por exemplo, dirigir sob efeito de álcool e se negar a fazer o teste do bafômetro, são duas ações que retiram, automaticamente, a habilitação do motorista. Em alguns casos, após suspensão, será necessário realizar curso de reciclagem para poder voltar a dirigir.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade