É possível descobrirem o CPF apenas pelo meu nome? Entenda aqui

A consulta do CPF serve para verificar informações como inadimplência ou valores pagos a alguém pelo governo.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um registro do cidadão emitido pela Receita Federal (RF) e dá acesso a uma série de serviços. Além disso, esse número ainda reúne da pessoa, servindo para identificar irregularidades, como dívidas. Mas é possível fazer uma pesquisa e descobrir o CPF apenas pelo nome?

continua depois da publicidade

Antes de entender mais sobre isso, é preciso saber que a falta desse cadastro ou problemas em relação a ele podem causar uma série de impedimentos. Por exemplo, quem não tem esse número não pode abrir conta bancária, solicitar cartão de crédito, nem se inscrever em concursos públicos.

É possível descobrir CPF pelo nome da pessoa?

como verificar se o CPF está sendo usado por outros

Foto: Isadora Tristão / Concursos no Brasil

Leia também

Consultar o CPF é um procedimento bastante comum para verificar dados, como histórico de pagamentos, por exemplo. Assim é possível verificar se a pessoa quita suas contas em dia ou se está inadimplente. No entanto, para pesquisas assim, é preciso saber qual é o número de registro da pessoa.

Apesar de não ser uma busca simples e corriqueira, é possível sim descobrir o CPF de alguém apenas pelo nome. No entanto, essa consulta é restrita, burocrática e deve ser feita por meios legais. Por isso, existem apenas duas maneiras de fazer essa pesquisa:

continua depois da publicidade
  • Por meio da Receita Federal: você precisa ser representante legal, judicial ou procurador do titular do CPF. É preciso entrar com uma ação judicial requerendo o dado, embasando o pedido com justificativa. Se for aceito, a própria RF irá entregar as informações;
  • Sendo empresa conveniada a birôs de crédito: nesse caso, a pessoa física pode descobrir o CPF de alguém pelo nome do cidadão apenas para análise de crédito. As informações obtidas não podem ser repassadas para consumidores.

Caso você queira pesquisar alguma informação, como o recebimento de algum valor pago pelo governo, é possível utilizar o Portal da Transparência. Na página online, você pode fazer a busca por meio do CPF, nome completo ou Número de Identificação Social (NIS) da pessoa.

Lá, você vai encontrar o nome completo da pessoa numa lista com outros nomes similares. Logo abaixo, você verá o número do CPF de cada uma delas censurado com asteriscos (*) no lugar de alguns algarismos. Então, é só clicar em quem você quer consultar e verificar as informações.

continua depois da publicidade

Consulta do CPF mostra se eu tenho nome sujo?

Quando um cidadão deixa de arcar com alguma conta ou atrasa o pagamento, o CPF dele é inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Nesses casos, a pessoa é notificada para poder regularizar sua situação e evitar problemas futuros. Se você não sabe se está com o nome sujo, pode fazer uma busca rápida na internet.

Algumas entidades, como o Serasa, permitem que você verifique qual é o seu status cadastral. Para isso, você precisa seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Clique no botão “Consultar CPF grátis”;
  3. Informar CPF e senha ou criar uma nova conta.

Assim é possível ver quais são as suas contas em aberto e se tem como fazer negociação da dívida. Já quem está interessado em consultar o CPF de outra pessoa precisa pagar.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade