Afinal, para que realmente serve o ar frio do secador de cabelos?

Não somente o ar quente tem função no secador de cabelos. O jato de ar frio também desempenha funções que, inclusive, trazem benefícios às madeixas.

O secador de cabelos é, sem dúvida, um dos aparelhos mais indispensáveis no nosso dia a dia. Na correria da nossa rotina, ele ajuda a secar os cabelos de forma mais rápida, bem como a modelar as madeixas para aquelas ocasiões nas quais queremos estar mais arrumados.

continua depois da publicidade

O primeiro secador surgiu em 1859. Ele foi inventado pelo francês Alexandre F. Godefroy. Mas, o aparelho era bem diferente do qual nós estamos acostumados a usar. Afinal, ele nada mais era do que um grande chapéu de metal conectado a chaminé de um fogão a gás. Quem quisesse usá-lo teria que se sentar sob ele.

O secador de cabelos portátil somente surgiria anos depois, mais precisamente em 1911. Ele foi inventado pelo armeno-americano Gabriel Kazanjian. O aparelho portátil começou a ser comercializado nos anos 1920. Porém, ele pesava cerca de 1 kg, era lento e tendia a superaquecer.

Após isso, modelos de secador foram sendo desenvolvidos, até que, em 1970, o aparelho se popularizou. Hoje, no mercado, existem vários modelos do aparelho e, geralmente, ele é comercializado com seus acessórios, como difusor, concentrador de fluxo de e bico de pente.

continua depois da publicidade
Leia também

Vale ressaltar que o secador de cabelo é usado para fins diversos, não somente para alisar os fios. Quem tem cabelo cacheado ou ondulado, por exemplo, pode usar o aparelho para trazer mais definição aos cachos. Para tanto, é preciso utilizar os acessórios e também ficar de olho na temperatura do secador.

Isso porque, não somente o ar quente do aparelho tem função, o jato de ar frio também desempenha funções que, inclusive, trazem benefícios às madeixas. Fato que muitas pessoas desconhecem. Mas, afinal, para que realmente serve o ar frio do secador de cabelos? Confira, a seguir, a resposta.

continua depois da publicidade

Para que serve o ar frio do secador de cabelos?

O ar frio do secador de cabelos não está ali à toa. Ele foi pensado para ter determinadas funções que, inclusive, trazem benefícios ao nosso cabelo. Confira, a seguir, para que serve o jato do ar frio.

O ar frio do secador serve para trazer mais brilho aos fios

O ar frio do secador de cabelos, por exemplo, serve para proporcionar mais brilho aos fios. Logo após escovar o cabelo com o ar quente, ao usar o jato frio, ele deixa os fios mais brilhosos. Além disso, ele deixa o cabelo com mais movimento e ajuda a escova durar por mais tempo.

O ar frio do secador serve para reduzir o frizz

O jato de ar frio ajuda a reduzir o temido frizz após a escovação. O ar quente abre as cutículas do cabelo. Caso elas continuem abertas, os fios perdem formato e o frizz começa a aparecer. Por isso, é indicado o uso do ar frio no cabelo para finalizar a escova, para evitar o aparecimento dos fios arrepiados.

continua depois da publicidade

O ar frio do secador serve para secar os cabelos ondulados e cacheados sem desmanchar os cachos

O ar frio do secador também para secar os cabelos ondulados e cacheados sem que eles percam os cachos. Uma dica para evitar também que os fios percam suas ondas é secar as madeixas com o uso de um difusor. Juntos, o jato de ar frio e o difusor vai garantir a definição dos cachos, evitar o frizz e proporcionar mais volume ao cabelo.

O ar frio do secador serve para secar os cabelos sem alisá-los

Quer secar o cabelo com o secador, mas não quer deixar os fios lisos? Uma dica é usar o ar frio do aparelho. O jato de ar frio vai retirar a umidade dos fios sem alisá-los. Porém, ao usar a temperatura mais baixa do secador levará mais tempo para secar as madeixas. Mas, por outro lado, não irá causar danos aos fios tal como o ar quente.

Agora que você já sabe para que serve o ar frio do secador de cabelos, é só começar a usá-lo para usufruir dos benefícios que traz às madeixas.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade