Aerofólio do carro: o que é, como funciona e para que serve

Peça é importante para manter a estabilidade do veículo e vai muito além da estética. Saiba mais sobre seu uso, sua funcionalidade e como ele influencia no desempenho do carro.

O aerofólio do carro é uma peça muito importante e que garante estabilidade nos veículos. Assim, os aerofólios são responsáveis por melhorar a aerodinâmica, deixar os carros mais firmes ao chão, mostrando que são mais úteis e vão muito além da estética.

continua depois da publicidade

Ultimamente o aerofólio nos carros vem ganhando fãs que se inspiram no aspecto moderno que a peça dá ao carro e nos supercarros esportivos que chegam a grandes velocidades em poucos instantes. Inclusive, muitas marcas e modelos de veículos possuem opções de aerofólios no mercado.

Isso se dá pela importância na concepção de um novo veículo e nesse sentido, fabricantes estão a investir milhões para fazer com que a aerodinâmica fique cada vez mais eficiente. Entretanto, alterar a configuração do carro pode trazer outras desvantagens ao veículo, que vê o consumo aumentar, exigindo um gasto maior em combustível – o aerofólio requer mais força do motor para o carro se locomover, por exemplo.

Aerofólio do carro: o que é, como funciona e para que serve

Leia também

O aerofólio do carro é uma peça localizada na carroceria e que possui função aerodinâmica, mantendo o veículo pressionado contra o solo enquanto ele se movimenta. Seu formato de avião garante a estabilidade e geralmente é acionado quando o carro atinge a marca de 80 quilômetros por hora.

continua depois da publicidade

Assim, seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: quando o carro atinge 80 km/h o equipamento alcança o auge fazendo com que o vento passe pela peça, forçando-o para baixo e fazendo com que o veículo fique mais próximo do chão, dando mais estabilidade.

O aerofólio também é responsável por garantir uma melhor dirigibilidade ao motorista em retas e curvas. Isso porque o aerofólio reduz a turbulência causada pelo veículo e por isso os carros acabam ganhando mais velocidade, mesmo que os motores não tenham tanta potência.

continua depois da publicidade

Em outras palavras, em um carro de corrida, o aerofólio funciona como as asas de um avião, funcionando do modo contrário. Nesse sentido, o aerofólio se assemelha a uma asa virada de cabeça pra baixo. No avião, a asa é responsável por levantar voo e nos carros esta asa funciona canalizando a força do ar no sentido contrário, fazendo a pressão do carro contra o asfalto.

O aerofólio não tem muita utilidade em carros de passeio, visto que estes não atingem uma velocidade muito alta. Nesses casos o aerofólio cumpre apenas uma função estética, dando a parecer que o carro é um modelo esportivo e que possui alguma potência.

Diferença entre aerofólio traseiro e frontal

No aerofólio frontal, o ângulo de inclinação faz o ar que passa por cima da asa refletir para o alto. Essa movimentação do ar acaba provocando uma reação contrária, que acaba por empurrar o carro para baixo, diretamente contra o asfalto.

continua depois da publicidade

Já nas peças instaladas na traseira do carro, o efeito é praticamente o mesmo que no frontal, com uma pressão ainda maior. Nesse sentido, de acordo com o tipo de pista, o dispositivo traseiro pode ter mais de uma asa, o que reforça ainda mais a estabilidade do veículo enquanto se desloca no asfalto.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade