7 formas de lidar com um feedback negativo no trabalho

O feedback é uma ferramenta muito rica que podemos utilizar para o nosso crescimento profissional. Mas como lidar com um feedback negativo?

Um dos segredos para uma organização de sucesso é ter líderes e colaboradores que saibam dar e receber feedbacks. Cada funcionário tem a responsabilidade de aprimorar suas próprias habilidades para contribuir com sua equipe e melhorar continuamente.

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Desse modo, o feedback é a forma mais rápida de sabermos as opiniões e expectativas que se esperam de nós. A chave é encarar a conversa como ela é, uma oportunidade de aprender e ver atitudes que nos afastam de nossos objetivos profissionais e atrapalham a equipe, diminuindo a qualidade das contribuições que podemos dar ao objetivo comum.

A organização, por sua vez, deve permitir um clima em que você possa fazer pedidos francos e sentir confiança e abertura para falar sobre seus anseios, pedir ajuda e aceitar seus erros. Ao se preparar para receber feedback, leve em consideração os conselhos abaixo.

Como lidar com um feedback negativo?

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1. Apenas escute

Se você está tendo um monólogo na cabeça, não conseguirá entender o que querem lhe transmitir, perderá parte da informação e contaminará a mensagem que está recebendo com aquela outra mensagem que está sendo gerada em sua mente.

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“Desligue” o seu cérebro, seus preconceitos, sua ideia anterior do que vai ouvir, suas experiências anteriores, sua percepção do interlocutor e ouça com a maior atenção possível.

2. Não responda imediatamente

Quando você recebe uma opinião negativa, a primeira coisa que deve fazer é parar e pensar, antes de dar qualquer resposta. Esteja ciente de que você não pode mudar a percepção e as palavras de outras pessoas, mas pode controlar sua reação.

O primeiro impulso diante do feedback negativo é negar a situação e ficar na defensiva, mas ambos são contraproducentes. Então, o melhor é se acalmar, ver a situação de uma perspectiva mais racional e amadurecer sua resposta.

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3. Não exagere nas desculpas

Outro impulso comum quando cometemos um erro é pedir desculpas repetidas vezes, mas geralmente não é uma boa ideia. É muito importante estarmos dispostos a admitir nossos erros, mas uma vez costuma ser mais do que suficiente.

Lembre-se de que a pessoa que lhe deu o feedback provavelmente tem coisas maiores a fazer do que tranquilizá-lo de que não foi nada demais.

4. Questione sobre como melhorar

Para lidar com o feedback negativo, você precisa fazer um exercício de honestidade. Desse modo, não fique na dúvida, aproveite a oportunidade e pergunte o que se espera de você, como pode aprender e fazer melhor.

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Só assumindo, sem preconceitos, que você é humano e que não conhece uma infinidade de coisas, poderá obter novos conhecimentos e habilidades.

5. Não pense muito nisso

É fundamental saber relativizar e não pensar que somos um desastre total por termos feito algo errado em alguma ocasião. Em vez de se concentrar na ofensa, pense em como você pode corrigir o erro e tomar medidas para corrigi-lo na próxima vez.

Dessa forma, você mostrará aos seus chefes que é uma pessoa proativa, conhece seus pontos fortes e fracos e está disposto a melhorar.

Comentários negativos alimentam nossas inseguranças pessoais, e é por isso que às vezes são lembrados muito mais do que os positivos. Em vez de enfatizá-los demais, corrija o problema ao qual eles estão se referindo, vire a página e siga em frente.

6. Não leve para o lado pessoal

Errar é uma boa forma de aprender. Em consideração, o feedback negativo pode se tornar um impulso positivo para o crescimento e desenvolvimento pessoal.

A chave é ver as opiniões ou comentários como indicadores de aspectos a melhorar, não como ataques pessoais. Então, ao invés de se concentrar nas informações, pense em como você pode corrigir, melhorar e começar de uma vez.

7. Aprenda com os feedbacks negativos

O feedback negativo, quando estamos dispostos a nos abrir e crescer pessoalmente, é uma oportunidade de experimentar e aprender. Também pode ser usado para identificar comportamentos, gestos e estimular a autoconsciência.

Quando usado e recebido corretamente, resulta em uma poderosa técnica que contribui para a convivência e o relacionamento interpessoal. Além disso, é uma oportunidade valiosa para refletir sobre como os outros nos percebem.

No ambiente de trabalho, esse estilo de comunicação pode ser útil para atender e transformar erros e falhas em oportunidades de melhoria.

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