Para qualquer pessoa conseguir um emprego, o currículo é considerado o cartão de visitas e uma alternativa que pode destacar um candidato perante a concorrência. Para aumentar as chances de você ser convocado para um processo seletivo, essa matéria selecionou sete dicas cruciais para melhorar seu currículo.
É recomendado seguir à risca todas elas, para que esse documento seja selecionado por alguma organização. Lembre-se de que um currículo que tem um diferencial pode chamar a atenção de qualquer recrutador. Sendo assim, que tal nos dar o prazer da sua companhia até o final da leitura? Confira.
Dicas cruciais para melhorar seu currículo
1) Atenção para a escrita
Um currículo com erros de gramática pode ser descartado imediatamente. Por isso, é necessário ter a máxima atenção quanto à escrita desse documento, pois ele deve estar de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Se você tiver dúvidas, peça o auxílio de alguém para te dar uma força. O que não vale é deixar o currículo com erros de grafia ou acentuação. É válido ressaltar que você não precisa usar uma linguagem rebuscada demais para tentar impressionar o recrutador. O mais indicado é usar a simplicidade nas palavras.
Isso possibilita mais fluência na leitura e facilita a compreensão do recrutador, que não vai precisar consultar o dicionário toda vez que se deparar com alguma palavra que não conhece.
2) Tenha o máximo de objetividade
Mais uma das dicas cruciais para melhorar seu currículo. É bastante provável de você já ter escutado a expressão “menos é mais” por aí, certo? O candidato que procura um emprego precisa ter bastante objetividade com as palavras, sem enrolação.
Ir direto ao assunto é sempre o mais recomendado. Lembre-se de que o recrutador tem interesse em conhecer as suas qualificações profissionais e experiências anteriores. Dessa forma, você deve abordar isso com o máximo de objetividade, combinado?
Certifique-se de que todas as informações que tenham relevância estejam em seu currículo. Quanto mais objetividade você tiver, melhor. Aquele candidato que fica com “rodeios” pode passar a impressão que não tem nada para dizer ao empregador.
3) Dicas cruciais para melhorar seu currículo: Mentiras nem pensar
Por incrível que pareça, tem muito candidato por aí que ainda insiste em mentir no currículo achando que não vai se pego. Por mais que a vaga tenha despertado o seu interesse, não minta no currículo só para aumentar as chances de contratação.
Colocar uma experiência profissional ou uma habilidade técnica que você não tem, pode arruinar a sua credibilidade no mercado de trabalho, sabia disso? Vale lembrar que, se porventura for contratado, você vai precisar demonstrar as qualificações que informou em seu currículo. E aí, como fica?
Sem falar que, a mentira, além de não demonstrar nenhuma ética da sua parte, pode ser descoberta facilmente. Você nunca perde por falar a verdade, principalmente no âmbito profissional.
4) As informações precisam ter relação com a vaga
Essa também é outra das dicas cruciais para melhorar seu currículo. O candidato precisa entender que todas as informações desse documento precisam ter uma relação direta com a vaga em aberto. Caso contrário não faz sentido, certo?
Se você se interessou por uma determinada função, certifique-se de que as suas competências, formação acadêmica, cursos já realizados e experiência profissional, tenham a ver com ela. Se candidatar para uma vaga que não tenha nada a ver com a sua área de atuação, pode não ser bem-visto.
Além disso, também é recomendado inserir referências pessoais e/ou profissionais em seu currículo. Essa estratégia permite que o recrutador tenha uma referência de credibilidade sobre sua conduta. Tudo em um currículo precisa fazer sentido, lembre-se disso.
5) Destaque as suas qualificações
Aquele candidato que deseja destacar o seu currículo dos outros concorrentes, precisa deixar em evidencia as suas qualificações profissionais nesse documento.
Lembre-se de que elas vão indicar se ele está apto para ocupar a vaga que está em aberto em uma empresa. Por isso, recomendamos que você faça um resumo de todas as suas qualificações profissionais.
É pertinente salientar que elas também precisam ter relação com o cargo do seu interesse. Comece pelas competências técnicas que você domina mais. O seu objetivo é destacar aquilo que você sabe fazer.
6) Dicas cruciais para melhorar seu currículo: Coloque cursos de idiomas ou de curta duração
O candidato que deseja turbinar o currículo não deve se esquecer de destacar os cursos de curta duração ou de idiomas que já fez, já que eles costumam ser bem-vistos pela maioria dos recrutadores.
Assim como as suas qualificações, os cursos que você já fez só devem ser mencionados se tiverem relação com a vaga disputada. Essa estratégia, além de ser um diferencial, pode direcionar a sua carreira, pois passa a impressão de que está sempre se aperfeiçoando para enfrentar os obstáculos do mercado de trabalho.
Lembre-se de que essas informações não devem gerar nenhum tipo de dúvida no recrutador, já que elas podem revelar o seu nível de conhecimento em alguma área.
7) Valorize o seu aprendizado
Por fim, a última das dicas cruciais para melhorar seu currículo. O candidato deve valorizar todas as lições que aprendeu durante os cargos que foram exercidos ao longo da sua carreira profissional.
Essa atitude pode demonstrar maturidade e passar a impressão de que ele está sempre aperfeiçoando os seus conhecimentos no dia a dia, para agregar valor na empresa que prestar serviço. Dessa forma, mencione todas as competências que foram desenvolvidas nos projetos que participou.
Descreva os aprendizados com o máximo objetividade, em seu currículo. Se achar pertinente, deixe claro quais foram as dificuldades enfrentadas durante no cotidiano, enquanto exercia uma determinada função.