6 dicas poderosas para deixar o seu currículo ainda mais atrativo

Está procurando uma recolocação profissional? Saiba como deixar o currículo mais atrativo e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

Para conseguir um bom emprego, o currículo é uma arma poderosa, principalmente se ele evidenciar as principais habilidades e experiências do candidato em sua área de atuação. Mas será que existem formas de deixar o currículo mais atrativo? Essa matéria selecionou sete dicas de ouro sobre como fazer isso.

continua depois da publicidade

Leia até o final e não deixe de colocar em prática todas elas, para que as suas chances de uma recolocação aumentem consideravelmente. Afinal, começar 2023 empregado e ganhando um bom salário é o sonho de muita gente.

Deixar o currículo mais atrativo

1) Use linguagem simples

Leia também

Essa é uma dica importante sobre como deixar o currículo mais atrativo. Você não deve usar uma linguagem rebuscada demais nesse documento, pois isso pode passar a impressão de que está tentando impressionar o recrutador. Usar palavras difíceis, cujo o significado só o dicionário sabe, não é o mais recomendado.

Ao contrário do que muitos candidatos acreditam, é fundamental que você use uma linguagem simples e de fácil entendimento. Escreva frases curtas e objetivas. Lembre-se de que as informações precisam estar bem claras.

continua depois da publicidade

2) Deixar o currículo mais atrativo: Dê ênfase para as suas qualificações

O candidato que deseja destacar o seu currículo dos demais, precisa dar ênfase para as suas qualificações profissionais, já que são elas que vão indicar se ele está apto para ocupar a vaga em aberto. Faça um breve resumo de todas as suas qualificações, sempre usando palavras simples e sendo objetivo.

A dica aqui é começar pelas habilidades técnicas que tem o maior domínio. Não precisa escrever demais sobre cada uma delas. O objetivo aqui é dar o devido destaque para aquilo que você sabe fazer. Mas só não vale exagerar, combinado?

continua depois da publicidade

3) Ainda não tem experiência profissional? Foque em suas habilidades comportamentais

É a primeira que você procura emprego? Relaxa. Mesmo que ainda não tenha nenhuma experiência no mercado de trabalho, o macete para turbinar o currículo é evidenciar as suas principais habilidades comportamentais.

Deixe todas elas em destaque e certifique-se de que estejam bem alinhadas com o perfil da vaga do seu interesse. Só tenha o cuidado para não exagerar demais, pois isso pode passar a impressão de que você é o talento perfeito.

4) Coloque cursos de curta duração ou de idiomas

Outra dica interessante para deixar o currículo mais atrativo. Você também precisa dar o devido destaque para os cursos de curta duração ou de idiomas que já fez, pois são bem-vistos pela maioria dos recrutadores. Mas eles só devem ser mencionados se tiverem ligação com a área do seu interesse.

continua depois da publicidade

Essa é uma maneira interessante de direcionar a sua carreira, além de ser um diferencial competitivo, já que causa a impressão de que está sempre se aperfeiçoando para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Ambas as informações precisam estar claras para não gerar dúvidas no entrevistador sobre o seu nível de conhecimento.

5) Deixar o currículo mais atrativo: Valorize o seu aprendizado

Você precisa valorizar todas as lições que aprendeu em cada cargo exercido ao longo da sua carreira profissional. Além de demonstrar maturidade, pode passar a impressão de que o candidato está sempre aprendendo algo novo que possa agregar valor no seu dia a dia.

Sendo assim, mencione as competências que foram desenvolvidas em cada projeto que participou e descreva esse aprendizado de uma maneira objetiva, em seu currículo. Se for viável, evidencie os desafios enfrentados durante a realização das tarefas, enquanto exercia um determinado cargo.

6) Liste corretamente a sua formação acadêmica

A última dica sobre como deixar o currículo mais atrativo. Tem muito candidato por aí que se confunde na hora de colocar a formação acadêmica nesse documento. Você deve destacar todas as suas experiências acadêmicas, sempre da mais recente para a menos recente.

Por exemplo, se você acabou de concluir a sua pós-graduação no mês passado, essa informação deve vir em primeiro lugar. Em todas as outras formações (curso superior, Ensino Médio e Fundamental) é necessário incluir o nome do curso, da instituição de ensino, a data de início e de conclusão de cada um deles. Caso ainda esteja cursando, basta destacar que ainda está em andamento, colocando a data prevista de formatura.

Agora é seguir todas as nossas dicas sobre deixar o currículo mais atrativo e turbinar as chances de ser convocado para um processo seletivo em uma grande empresa. Boa sorte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade