5 coisas simples que melhoram o funcionamento do seu cérebro

Conheça cinco excelentes atividades que melhoram o funcionamento do cérebro e aumente as suas chances de passar no concurso.

O cérebro humano é uma máquina extremamente complexa, do ponto de vista fisiológico. Mas você sabia que existem coisas que podem ser implementadas em sua rotina para deixar esse órgão mais saudável? Selecionamos cinco atividades que melhoram o funcionamento do cérebro.

continua depois da publicidade

São práticas simples, mas que podem ampliar a sua capacidade de raciocínio, aprendizado e, sobretudo, memorização. Continue a leitura até o final e descubra quais são elas. Afinal de contas, uma mente saudável faz uma baita diferença no dia a dia, certo?

Atividades que melhoram o funcionamento do cérebro

1) Tenha vida social

Leia também

Essa é uma das principais atividades que melhoram o funcionamento do cérebro. Aquele concurseiro que tem uma vida social ativa, mesmo sem perceber, está exercitando a sua mente. Cultivar relacionamentos saudáveis e duradouros é excelente para a cognição, sabia?

Além disso, a socialização está associada a um melhor funcionamento da memória em adultos. Desfrutar de atividades sociais também pode evitar o risco de demência no futuro. Até mesmo a interação com o seu pet pode trazer benefícios a longo prazo.

continua depois da publicidade

Considere também a possibilidade de se interagir de outras maneiras, como a realização de trabalhos voluntários, por exemplo. O fato é que quanto mais você socializar no dia a dia, mais benefícios a sua mente pode desfrutar. Acredite.

2) Atividades que melhoram o funcionamento do cérebro: Exercite a sua mente

Sabe aquela tarefa que você considerada extremamente cansativa para o seu cérebro? Ela pode ser benéfica para ele, concurseiro. Cansar a sua cabeça é algo saudável e pode deixar as suas funções cognitivas a todo vapor, no dia a dia.

continua depois da publicidade

Não importa o que seja: desde a resolução de problemas, matemáticos, passando pela física quântica, até a descoberta de uma nova maneira de vencer os desafios do cubo mágico ou de um jogo de tabuleiro. Vale tudo quando se trata de exercitar a mente.

Tudo aquilo que te força a pensar provoca o aumento do número de sinapses neurais e fazem o cérebro crescer, no âmbito neurológico. Vai começar a estudar aquela matéria que considera mais difícil de compreender? Todo esse esforço mental faz um bem danado para a sua mente.

3) Aprenda, aprenda, aprenda

Outra das atividades que melhoram o funcionamento do cérebro é aprender coisas novas. Quando lidamos com novidades, a nossa mente consegue se desenvolver com mais rapidez. Por isso, concurseiro, jamais deixe de aprender algo novo. A estagnação mental não faz bem para o seu cérebro.

continua depois da publicidade

Seja aprender um outro idioma, cozinhar um prato gourmet, tocar um instrumento musical, um novo jogo (ou dança), consertar algum aparelho eletroeletrônico ou qualquer coisa que exija raciocínio lógico e, sobretudo, atenção da sua parte. Isso faz um bem danado para a mente.

Quanto mais você estimular o seu cérebro, mais eficiente vai ficar o seu aprendizado e o foco. A grande questão é que a sua mente precisa sair da zona de conforto, já que ela se acostuma com aquilo que é rotineiro e acaba fazendo tudo de forma automática. E isso não estimula os neurônios, entende?

4) Utilize técnicas de memorização

Mais uma das atividades que melhoram o funcionamento do cérebro. Algumas práticas simples podem turbinar o funcionamento da memória do concurseiro, já que ela consegue manter as informações novas a longo prazo. A repetição é a principal delas.

Faça o seguinte: quando você precisar se lembrar de algo que acabou de ler, ouvir e pensar, basta repetir as informações em voz alta. Quanto mais fizer isso, mais chances o seu cérebro tem de gravar aquilo que precisa, já que o número de conexões neurais praticamente triplica.

Só tenha o cuidado para não tentar memorizar um grande volume de informações densas de uma única vez, combinado? É bem pouco provável que o seu cérebro consiga realizar essa proeza em um curto espaço de tempo.

5) Uma boa noite de sono é fundamental

Por fim, mas não menos importante, temos a última das atividades que melhoram o funcionamento do cérebro. Como está a qualidade do seu sono ultimamente? Você acorda bem-disposto ou sempre cansado? Consegue pegar no sono rapidinho ou fica na cama por horas tentando dormir?

Uma boa noite de sono é fundamental para a nossa mente. É durante esse período que a memória se consolida, a criatividade fica mais aguçada, bem como o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas.

Por isso, concurseiro, procure dormir por, pelo menos, sete horas todas as noites, vá para a cama sempre nos mesmos horários (inclusive nos fins de semana) e adote hábitos saudáveis antes de dormir. O seu cérebro agradece.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade