Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

  1. Código da questão: Q181Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Gilmar, inválido, e Solange são comprovadamente dependentes econômicos do filho Gilberto, segurado da previdência social, que, por sua vez, tem um filho. Nessa situação, Gilmar e Solange concorrem em igualdade de condições com o filho de Gilberto para efeito de recebimento eventual de benefícios.

  2. Código da questão: Q223Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - A responsabilidade social de uma corporação restringe-se aos funcionários de suas empresas.

  3. Código da questão: Q226Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Um plano que abranja o procedimento de recepção de segurados do INSS e as programações de tempo de espera para cada caso, visando à melhoria da qualidade do serviço de atendimento, é exemplo de planejamento estratégico.

  4. Código da questão: Q1387Ca
    (Cesgranrio 2005) A inscrição do(a) companheiro(a) do segurado no Regime Geral da Previdência Social será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do(a) companheiro(a), é suficiente a apresentação de:
  5. Código da questão: Q208Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Um adolescente de 14 anos de idade, menor aprendiz, contratado de acordo com a Lei n.°  10.097/2000, apesar de ter menos de 16 anos de idade, que é o piso para inscrição na previdência social, é segurado empregado do regime geral.

  6. Código da questão: Q1396Ca

    (Cespe/UNB 2003)

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    Deverá descontar contribuições da remuneração da atendente e do digitador como segurados empregados.
  7. Código da questão: Q171Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Tomás, segurado empregado do regime geral da previdência social, teve sua capacidade laborativa reduzida por seqüelas decorrentes de grave acidente. Nessa situação, se não tiver cumprido a carência de doze meses, Tomás não poderá receber o auxílio-acidente.

  8. Código da questão: Q177Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Dalila, que é empregada doméstica e segurada do regime geral da previdência social, tem três filhos, mas não recebe salário-família. Nessa situação, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Dalila não tem o direito de receber esse benefício.

  9. Código da questão: Q1401Ca
    (Cespe/UNB - 2003) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa.

    A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, correspondente às orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

    Sobre o aviso prévio trabalhado incide contribuição previdenciária.
  10. Código da questão: Q220Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Suponha-se que uma empresa tenha conseguido a certificação SA 8.000, norma internacional que garante a responsabilidade trabalhista. Nesse caso, é correto afirmar que esse fato não garante que a empresa seja ética, pois a ética não se limita a aspectos isolados da conduta empresarial.