Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

  1. Código da questão: Q1400Ca
    (Cespe/UNB - 2003) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa.

    A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, correspondente às orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

    Sobre o abono de férias valor correspondente à conversão em dinheiro de um terço das férias , incide contribuição previdenciária.
  2. Código da questão: Q7Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Fabiano, segurado do regime geral de previdência, encontra-se preso e participa de atividades laborais na prisão, fato que lhe permite manter suas contribuições para a previdência social na qualidade de contribuinte individual. Sua esposa, Catarina, recebe auxílio-reclusão, por serem, Fabiano e ela, considerados, respectivamente, segurado e dependente de baixa renda. Nessa situação, enquanto Catarina receber o auxílio-reclusão, Fabiano não terá direito a nenhum tipo de aposentadoria nem a auxílio-doença.

  3. Código da questão: Q202Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - De acordo com recentes alterações constitucionais, as contribuições sociais que financiam a seguridade social somente poderão ser exigidas depois de decorridos noventa dias da publicação da lei que as houver instituído ou modificado. Essas alterações também acrescentaram, no que concerne a esse assunto, a exigência da anterioridade do exercício financeiro.

  4. Código da questão: Q1380Ca
    (Cesgranrio 2005) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos a:

    I    saúde;
    II   educação;
    III habitação;
    IV assistência social;
    V   previdência social.

    Estão corretos os itens:
  5. Código da questão: Q188Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Uma profissional liberal que seja segurada contribuinte individual da previdência social há três meses e esteja grávida de seis meses terá direito ao salário-maternidade, caso recolha antecipadamente as sete contribuições que faltam para completar a carência.

  6. Código da questão: Q1401Ca
    (Cespe/UNB - 2003) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa.

    A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, correspondente às orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

    Sobre o aviso prévio trabalhado incide contribuição previdenciária.
  7. Código da questão: Q232Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública patrimonialista.

  8. Código da questão: Q180Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Roberto, produtor rural, é segurado especial e não faz recolhimento para a previdência social como contribuinte individual. Nessa situação, para recebimento dos benefícios a que Roberto tem direito, não é necessário o recolhimento para a contagem dos prazos de carência, sendo suficiente a comprovação da atividade rural por igual período.

  9. Código da questão: Q196Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Ronaldo, afastado de suas atividades laborais, tem recebido auxílio doença. Nessa situação, a condição de segurado de Ronaldo será mantida sem limite de prazo, enquanto estiver no gozo do benefício, independentemente de contribuição para a previdência social.

  10. Código da questão: Q9Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Uma segurada da previdência que esteja recebendo auxílio-doença é obrigada a submeter-se a exame pelo médico perito da previdência social e a realizar o processo de reabilitação profissional para desenvolver novas competências.