Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

  1. Código da questão: Q1396Ca

    (Cespe/UNB 2003)

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    Deverá descontar contribuições da remuneração da atendente e do digitador como segurados empregados.
  2. Código da questão: Q200Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Fernanda foi casada com Lucas, ambos segurados da previdência social. Há muito tempo separados, resolveram formalizar o divórcio e, pelo fato de ambos trabalharem, não foi necessária a prestação de alimentos entre eles. Nessa situação, Fernanda e Lucas, após o divórcio, deixarão de ser dependentes um do outro junto à previdência social.

  3. Código da questão: Q265Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Um dos objetivos da seguridade social é a universalidade da cobertura e do atendimento, meta cumprida em relação à assistência social e à saúde, mas não à previdência.

  4. Código da questão: Q1405Ca
    (Cespe/UNB - 2003) A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue o item seguinte

    A inscrição é o ato pelo qual o segurado é cadastrado no RGPS, por meio de comprovação de dados pessoais e outros elementos.
  5. Código da questão: Q1380Ca
    (Cesgranrio 2005) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos a:

    I    saúde;
    II   educação;
    III habitação;
    IV assistência social;
    V   previdência social.

    Estão corretos os itens:
  6. Código da questão: Q1408Ca
    (Cespe/UNB - 2003) A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue o item seguinte

    Se um ex-dirigente sindical, aposentado pelo RGPS, for nomeado magistrado classista temporário da justiça do trabalho, ele será segurado desse regime como empregado.
  7. Código da questão: Q210Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Um cidadão belga que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construção de uma rodovia em Moçambique é segurado da previdência social brasileira na qualidade de empregado.

  8. Código da questão: Q171Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Tomás, segurado empregado do regime geral da previdência social, teve sua capacidade laborativa reduzida por seqüelas decorrentes de grave acidente. Nessa situação, se não tiver cumprido a carência de doze meses, Tomás não poderá receber o auxílio-acidente.

  9. Código da questão: Q7Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Fabiano, segurado do regime geral de previdência, encontra-se preso e participa de atividades laborais na prisão, fato que lhe permite manter suas contribuições para a previdência social na qualidade de contribuinte individual. Sua esposa, Catarina, recebe auxílio-reclusão, por serem, Fabiano e ela, considerados, respectivamente, segurado e dependente de baixa renda. Nessa situação, enquanto Catarina receber o auxílio-reclusão, Fabiano não terá direito a nenhum tipo de aposentadoria nem a auxílio-doença.

  10. Código da questão: Q194Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Mateus trabalha em uma empresa de informática e recebe o vale-transporte junto às demais rubricas que compõem sua remuneração, que é devidamente depositada em sua conta bancária. Nessa situação, incide contribuição previdenciária sobre os valores recebidos por Mateus a título de vale-transporte.