Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

  1. Código da questão: Q2Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Fábio recebe auxílio-acidente decorrente da consolidação de lesões que o deixaram com seqüelas definitivas. Nessa situação, Fábio poderá cumular o benefício que atualmente recebe com o auxílio-doença decorrente de outro evento.

  2. Código da questão: Q1409Ca
    (Cespe/UNB - 2003) A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue o item seguinte

    O proprietário de terreno urbano que realize obra de construção civil com finalidade de residência própria é equiparado a empresa para fins previdenciários.
  3. Código da questão: Q1405Ca
    (Cespe/UNB - 2003) A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue o item seguinte

    A inscrição é o ato pelo qual o segurado é cadastrado no RGPS, por meio de comprovação de dados pessoais e outros elementos.
  4. Código da questão: Q239Ca
    Considere-se que uma empresa de águas e esgotos, em procedimento de cobrança de dívida, depois de fazer ameaças a um consumidor, decida deixar de recolher parte dos esgotos produzidos na moradia desse cidadão. Nessa situação, o consumidor pode, com base no Código de Defesa do Consumidor, alegar que foi exposto a constrangimento.
  5. Código da questão: Q162Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Tomé já havia contribuído para a previdência social durante 28 anos quando foi acometido de uma doença profissional que determinou sua aposentadoria por invalidez, após ter recebido o auxílio-doença por quatro anos. Nessa situação, depois de receber por três anos a aposentadoria por invalidez, Tomé poderá requerer a conversão do beneficio em aposentadoria por tempo de contribuição.

  6. Código da questão: Q1386Ca
    (Cesgranrio 2005) São dependentes do segurado do Regime Geral da Previdência Social:
  7. Código da questão: Q241Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Cláudio, que trabalha no setor de contabilidade de uma grande organização, é responsável pela digitação e montagem de processos de licitação para aquisição de bens e serviços. Ele tem reclamado, freqüentemente, de fadiga e lombalgia. Nesse  caso, a condição de Cláudio pode estar relacionada a postura inadequada causada por erros ergonômicos do mobiliário do setor em que trabalha.

  8. Código da questão: Q174Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Mário, segurado inscrito na previdência social desde 1972, requereu sua aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa situação, a renda inicial da aposentadoria de Mário corresponderá à média aritmética simples dos salários-de-contribuição desde 1972, multiplicada pelo fator previdenciário.

  9. Código da questão: Q227Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - O balanço e o relatório financeiro são exemplos de controle estratégico.

  10. Código da questão: Q198Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Osvaldo cumpriu pena de reclusão devido à prática de crime de fraude contra a empresa em que trabalhava. No período em que esteve na empresa, Osvaldo era segurado da previdência social. Nessa situação, Osvaldo tem direito de continuar como segurado da previdência social por até dezoito meses após o seu livramento.