Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

  1. Código da questão: Q169Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Helena, grávida de nove meses de seu primeiro filho, trabalha em duas empresas de telemarketing. Nessa situação, Helena terá direito ao salário-maternidade em relação a cada uma das empresas, mesmo que a soma desses valores seja superior ao teto dos benefícios da previdência social.

  2. Código da questão: Q182Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Edson é menor de idade sob guarda de Coutinho, segurado da previdência social. Nessa situação, Coutinho não pode requerer o pagamento do salário-família em relação a Edson, já que este não é seu dependente.

  3. Código da questão: Q1395Ca

    (Cespe/UNB 2003)

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    Não é empresa, pois não possui fins lucrativos.
  4. Código da questão: Q204Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio.

  5. Código da questão: Q1380Ca
    (Cesgranrio 2005) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos a:

    I    saúde;
    II   educação;
    III habitação;
    IV assistência social;
    V   previdência social.

    Estão corretos os itens:
  6. Código da questão: Q187Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Uma segurada empregada do regime de previdência social que tenha conseguido seu primeiro emprego e, logo na primeira semana, sofra um grave acidente que determine seu afastamento do trabalho por quatro meses não terá direito ao auxílio-doença pelo fato de não ter cumprido a carência de doze contribuições.

  7. Código da questão: Q200Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Fernanda foi casada com Lucas, ambos segurados da previdência social. Há muito tempo separados, resolveram formalizar o divórcio e, pelo fato de ambos trabalharem, não foi necessária a prestação de alimentos entre eles. Nessa situação, Fernanda e Lucas, após o divórcio, deixarão de ser dependentes um do outro junto à previdência social.

  8. Código da questão: Q1393Ca
    (Cesgranrio 2005) Atualmente, para a concessão de aposentadoria especial, é IMPRESCINDÍVEL que o(a):
  9. Código da questão: Q184Ca

    (Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Paulo é, de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Juliano à época do acidente era casado com Raquel. Nessa situação, Paulo e Raquel poderão requerer o benefício de pensão por morte, que deverá ser rateado entre ambos.

  10. Código da questão: Q1382Ca
    (Cesgranrio 2005) Antônio Walas, devido a sua notória experiência no mercado financeiro, recebeu proposta para ser diretor-empregado de um grande banco de investimentos, com direito a participação direta nos resultados da empresa. Caso Antônio aceite a proposta, sua inscrição no Regime Geral de Previdência Social será: