Raciocínio Lógico – Nível Médio

Prepare-se com questões de Raciocínio Lógico

  1. Código da questão: Q599Ca
    Uma quantia em dinheiro foi dividida entre 4 pessoas. Sabe-se que cada pessoa gastou a metade do dinheiro que recebeu, e 1/4 do restante do dinheiro de cada pessoa foi colocado em uma caixa, totalizando R$20,00. Assinale a quantia dividida inicialmente:
  2. Código da questão: Q1164Ca
    Josué e Natanael receberam, cada um, um texto para digitar.
    Sabe-se que:

    no momento em que Josué iniciou a digitação das páginas de seu texto, Natanael já havia digitado 5 páginas do dele;

    a cada 15 minutos, contados a partir do início da digitação de Josué, Natanael digitou 2 páginas e Josué 3.

    Nessas condições, a quantidade de páginas que Josué deverá digitar para igualar àquela digitada por Natanael é um número
  3. Código da questão: Q571Ca
    Três de cada oito moradores de um edifício são do sexo feminino; se, nesse edifício, há doze moradores do sexo feminino, então o número de moradores do sexo masculino é igual a:
  4. Código da questão: Q596Ca
    Sabe-se que Paulo estuda de manhã e trabalha à tarde; Karina trabalha de manhã ou estuda à tarde e se Mário não estuda de manhã, trabalha à tarde. Ontem todos trabalharam, sendo que dois deles trabalharam juntos. Acerca disso, marque a alternativa correta:
  5. Código da questão: Q1167Ca
    Uma duplicata no valor de R$ 6 900,00 foi resgatada 3 meses antes de seu vencimento. Considerando que a taxa anual de desconto comercial simples foi de 48%, então, se o valor atual dessa duplicata era X reais, é correto afirmar que
  6. Código da questão: Q25Ca

    A proposição funcional "Para todo e qualquer valor de n, tem-se 6n < n² + 8" será verdadeira, se n for um número real

  7. Código da questão: Q594Ca
    Carlos é filho de Mariana, que é filha de Adriana. Sabe-se ainda, que Pablo é avô de Mariana por parte de mãe. Portanto, NÃO é correto afirmar que:
  8. Código da questão: Q600Ca
    Numa cesta de frutas há laranjas, maçãs e bananas. Sabe-se que o número de laranjas é igual ao dobro do número de maçãs e que, se retirarmos 4 laranjas e 6 bananas, o número total dessas frutas caem, respectivamente, para um terço e dois terços de suas quantidades iniciais. O número de laranjas, bananas e maçãs nesta ordem, é igual a:
  9. Código da questão: Q134Ca
    Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais é conclusão da outra, que é chamada premissa. Dentre as opções a seguir, assinale aquela em que a associação está correta.
  10. Código da questão: Q597Ca
    Numa rua, todas as casas, cujas famílias têm mais de três pessoas, são próprias. Sabe-se que João mora nessa rua, em uma casa própria. Diante do exposto, marque a alternativa correta: