Raciocínio Lógico – Nível Médio

Prepare-se com questões de Raciocínio Lógico

  1. Código da questão: Q571Ca
    Três de cada oito moradores de um edifício são do sexo feminino; se, nesse edifício, há doze moradores do sexo feminino, então o número de moradores do sexo masculino é igual a:
  2. Código da questão: Q598Ca
    Juliana é irmã da prima do irmão de Guilherme. Sabe-se que Guilherme tem um único irmão e Juliana uma única irmã. Portanto, pode-se afirmar que:
  3. Código da questão: Q594Ca
    Carlos é filho de Mariana, que é filha de Adriana. Sabe-se ainda, que Pablo é avô de Mariana por parte de mãe. Portanto, NÃO é correto afirmar que:
  4. Código da questão: Q1167Ca
    Uma duplicata no valor de R$ 6 900,00 foi resgatada 3 meses antes de seu vencimento. Considerando que a taxa anual de desconto comercial simples foi de 48%, então, se o valor atual dessa duplicata era X reais, é correto afirmar que
  5. Código da questão: Q597Ca
    Numa rua, todas as casas, cujas famílias têm mais de três pessoas, são próprias. Sabe-se que João mora nessa rua, em uma casa própria. Diante do exposto, marque a alternativa correta:
  6. Código da questão: Q134Ca
    Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais é conclusão da outra, que é chamada premissa. Dentre as opções a seguir, assinale aquela em que a associação está correta.
  7. Código da questão: Q137Ca
    Dario, Pelé, Puskas e Zico foram famosos artilheiros da história do futebol mundial por terem marcado muitos gols. Um deles marcou 926 gols. Outro marcou 799. Houve ainda um, entre eles, que marcou 1176 gols. Sabe-se que:

    Dario fez menos do que 1000 gols;
    Pelé é o maior artilheiro da história do futebol com 1280 gols;
    Zico fez menos gols do que Dario.

    Com base nessas informações, pode-se concluir, corretamente, que:
  8. Código da questão: Q1164Ca
    Josué e Natanael receberam, cada um, um texto para digitar.
    Sabe-se que:

    no momento em que Josué iniciou a digitação das páginas de seu texto, Natanael já havia digitado 5 páginas do dele;

    a cada 15 minutos, contados a partir do início da digitação de Josué, Natanael digitou 2 páginas e Josué 3.

    Nessas condições, a quantidade de páginas que Josué deverá digitar para igualar àquela digitada por Natanael é um número
  9. Código da questão: Q136Ca
    Em uma caixa, há 2 bolas azuis, 3 bolas amarelas e 4 bolas pretas. Serão retiradas N bolas dessa caixa, simultaneamente e de forma totalmente aleatória. O menor valor inteiro positivo de N, para que se possa garantir que haverá bolas de todas as cores, é:
  10. Código da questão: Q138Ca
    Em uma carpintaria há mestres-carpinteiros e aprendizes. Os mestres têm todos a mesma capacidade de trabalho. Os aprendizes, também. Se 8 mestres juntamente com 6 aprendizes têm a mesma capacidade de produção de 6 mestres juntamente com 10 aprendizes, a capacidade de um dos mestres, sozinho, corresponde à de: