Raciocínio Lógico – Nível Médio

Prepare-se com questões de Raciocínio Lógico

  1. Código da questão: Q596Ca
    Sabe-se que Paulo estuda de manhã e trabalha à tarde; Karina trabalha de manhã ou estuda à tarde e se Mário não estuda de manhã, trabalha à tarde. Ontem todos trabalharam, sendo que dois deles trabalharam juntos. Acerca disso, marque a alternativa correta:
  2. Código da questão: Q597Ca
    Numa rua, todas as casas, cujas famílias têm mais de três pessoas, são próprias. Sabe-se que João mora nessa rua, em uma casa própria. Diante do exposto, marque a alternativa correta:
  3. Código da questão: Q1164Ca
    Josué e Natanael receberam, cada um, um texto para digitar.
    Sabe-se que:

    no momento em que Josué iniciou a digitação das páginas de seu texto, Natanael já havia digitado 5 páginas do dele;

    a cada 15 minutos, contados a partir do início da digitação de Josué, Natanael digitou 2 páginas e Josué 3.

    Nessas condições, a quantidade de páginas que Josué deverá digitar para igualar àquela digitada por Natanael é um número
  4. Código da questão: Q594Ca
    Carlos é filho de Mariana, que é filha de Adriana. Sabe-se ainda, que Pablo é avô de Mariana por parte de mãe. Portanto, NÃO é correto afirmar que:
  5. Código da questão: Q571Ca
    Três de cada oito moradores de um edifício são do sexo feminino; se, nesse edifício, há doze moradores do sexo feminino, então o número de moradores do sexo masculino é igual a:
  6. Código da questão: Q132Ca
    Numa reunião de ex-alunos de um colégio havia cem pessoas. Cada uma dessas pessoas ou era pós-graduada ou era simplesmente graduada. Além disso, há informações sobre os seguintes fatos: pelo menos uma dessas pessoas era pós-graduada; dadas quaisquer duas dessas pessoas, pelo menos uma das duas era simplesmente graduada.
    Qual o número de pessoas pós-graduadas na referida reunião?
  7. Código da questão: Q599Ca
    Uma quantia em dinheiro foi dividida entre 4 pessoas. Sabe-se que cada pessoa gastou a metade do dinheiro que recebeu, e 1/4 do restante do dinheiro de cada pessoa foi colocado em uma caixa, totalizando R$20,00. Assinale a quantia dividida inicialmente:
  8. Código da questão: Q136Ca
    Em uma caixa, há 2 bolas azuis, 3 bolas amarelas e 4 bolas pretas. Serão retiradas N bolas dessa caixa, simultaneamente e de forma totalmente aleatória. O menor valor inteiro positivo de N, para que se possa garantir que haverá bolas de todas as cores, é:
  9. Código da questão: Q137Ca
    Dario, Pelé, Puskas e Zico foram famosos artilheiros da história do futebol mundial por terem marcado muitos gols. Um deles marcou 926 gols. Outro marcou 799. Houve ainda um, entre eles, que marcou 1176 gols. Sabe-se que:

    Dario fez menos do que 1000 gols;
    Pelé é o maior artilheiro da história do futebol com 1280 gols;
    Zico fez menos gols do que Dario.

    Com base nessas informações, pode-se concluir, corretamente, que:
  10. Código da questão: Q595Ca
    Sabe-se que durante o segundo semestre de um ano foram realizadas 8 reuniões, uma a cada dia, com os professores de uma determinada escola. Das afirmativas abaixo, assinale a verdadeira: