Raciocínio Lógico – Nível Médio

Prepare-se com questões de Raciocínio Lógico

  1. Código da questão: Q1511Ca

    (FCC - 2012 - Banese) Considere que em uma indústria todos os seus operários trabalham com desempenhos iguais e constantes. Sabese que 24 desses operários, trabalhando 6 horas por dia, durante 10 dias, conseguem realizar 75% de uma determinada tarefa. O número de operários que conseguirão realizar toda a tarefa em 15 dias, trabalhando 8 horas por dia, é igual a

  2. Código da questão: Q137Ca
    Dario, Pelé, Puskas e Zico foram famosos artilheiros da história do futebol mundial por terem marcado muitos gols. Um deles marcou 926 gols. Outro marcou 799. Houve ainda um, entre eles, que marcou 1176 gols. Sabe-se que:

    Dario fez menos do que 1000 gols;
    Pelé é o maior artilheiro da história do futebol com 1280 gols;
    Zico fez menos gols do que Dario.

    Com base nessas informações, pode-se concluir, corretamente, que:
  3. Código da questão: Q1168Ca
    Considere que os termos da sequência seguinte foram sucessivamente obtidos segundo determinado padrão:  

    (3,  7,  15,  31,  63,  127,  255,  ...) 

    O décimo termo dessa sequência é
  4. Código da questão: Q600Ca
    Numa cesta de frutas há laranjas, maçãs e bananas. Sabe-se que o número de laranjas é igual ao dobro do número de maçãs e que, se retirarmos 4 laranjas e 6 bananas, o número total dessas frutas caem, respectivamente, para um terço e dois terços de suas quantidades iniciais. O número de laranjas, bananas e maçãs nesta ordem, é igual a:
  5. Código da questão: Q132Ca
    Numa reunião de ex-alunos de um colégio havia cem pessoas. Cada uma dessas pessoas ou era pós-graduada ou era simplesmente graduada. Além disso, há informações sobre os seguintes fatos: pelo menos uma dessas pessoas era pós-graduada; dadas quaisquer duas dessas pessoas, pelo menos uma das duas era simplesmente graduada.
    Qual o número de pessoas pós-graduadas na referida reunião?
  6. Código da questão: Q1161Ca
    Se x e y são números inteiros tais que x é par e y é ímpar, considere as seguintes afirmações:

    I. x + y é ímpar. 

    II. x 2y é ímpar. 

    III. (3x) . (5y) é impar.

    É correto afirmar que
  7. Código da questão: Q136Ca
    Em uma caixa, há 2 bolas azuis, 3 bolas amarelas e 4 bolas pretas. Serão retiradas N bolas dessa caixa, simultaneamente e de forma totalmente aleatória. O menor valor inteiro positivo de N, para que se possa garantir que haverá bolas de todas as cores, é:
  8. Código da questão: Q1167Ca
    Uma duplicata no valor de R$ 6 900,00 foi resgatada 3 meses antes de seu vencimento. Considerando que a taxa anual de desconto comercial simples foi de 48%, então, se o valor atual dessa duplicata era X reais, é correto afirmar que
  9. Código da questão: Q24Ca

    João, Pedro, Celso, Raul e Marcos foram aprovados em um concurso. Cada um trabalhará em uma unidade diferente da empresa: P, Q, R, S ou T.
    Considerando que João já foi designado para trabalhar na unidade P, de quantos modos distintos é possível distribuir os demais aprovados pelas unidades restantes?

  10. Código da questão: Q598Ca
    Juliana é irmã da prima do irmão de Guilherme. Sabe-se que Guilherme tem um único irmão e Juliana uma única irmã. Portanto, pode-se afirmar que: