Raciocínio Lógico – Nível Médio

Prepare-se com questões de Raciocínio Lógico

  1. Código da questão: Q1511Ca

    (FCC - 2012 - Banese) Considere que em uma indústria todos os seus operários trabalham com desempenhos iguais e constantes. Sabese que 24 desses operários, trabalhando 6 horas por dia, durante 10 dias, conseguem realizar 75% de uma determinada tarefa. O número de operários que conseguirão realizar toda a tarefa em 15 dias, trabalhando 8 horas por dia, é igual a

  2. Código da questão: Q599Ca
    Uma quantia em dinheiro foi dividida entre 4 pessoas. Sabe-se que cada pessoa gastou a metade do dinheiro que recebeu, e 1/4 do restante do dinheiro de cada pessoa foi colocado em uma caixa, totalizando R$20,00. Assinale a quantia dividida inicialmente:
  3. Código da questão: Q137Ca
    Dario, Pelé, Puskas e Zico foram famosos artilheiros da história do futebol mundial por terem marcado muitos gols. Um deles marcou 926 gols. Outro marcou 799. Houve ainda um, entre eles, que marcou 1176 gols. Sabe-se que:

    Dario fez menos do que 1000 gols;
    Pelé é o maior artilheiro da história do futebol com 1280 gols;
    Zico fez menos gols do que Dario.

    Com base nessas informações, pode-se concluir, corretamente, que:
  4. Código da questão: Q597Ca
    Numa rua, todas as casas, cujas famílias têm mais de três pessoas, são próprias. Sabe-se que João mora nessa rua, em uma casa própria. Diante do exposto, marque a alternativa correta:
  5. Código da questão: Q1162Ca
    Relativamente aos tempos de serviço de dois funcionários do Banco do Brasil, sabe-se que sua soma é 5 anos e 10 meses e que estão entre si na razão 3/2.
    Nessas condições,  a diferença positiva entre os tempos de serviço desses funcionários é de
  6. Código da questão: Q134Ca
    Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais é conclusão da outra, que é chamada premissa. Dentre as opções a seguir, assinale aquela em que a associação está correta.
  7. Código da questão: Q571Ca
    Três de cada oito moradores de um edifício são do sexo feminino; se, nesse edifício, há doze moradores do sexo feminino, então o número de moradores do sexo masculino é igual a:
  8. Código da questão: Q138Ca
    Em uma carpintaria há mestres-carpinteiros e aprendizes. Os mestres têm todos a mesma capacidade de trabalho. Os aprendizes, também. Se 8 mestres juntamente com 6 aprendizes têm a mesma capacidade de produção de 6 mestres juntamente com 10 aprendizes, a capacidade de um dos mestres, sozinho, corresponde à de:
  9. Código da questão: Q135Ca
    Se todo A é B e nenhum B é C, é possível concluir, corretamente, que:
  10. Código da questão: Q1168Ca
    Considere que os termos da sequência seguinte foram sucessivamente obtidos segundo determinado padrão:  

    (3,  7,  15,  31,  63,  127,  255,  ...) 

    O décimo termo dessa sequência é