Português – Nível Fundamental

Prepare-se com questões de Português para nível fundamental

01

 (CETAP - 2019 - Prefeitura de Maracanã) - 

PERSISTÊNCIA

 

Máxima latina antiga, sábia, “a gota escava a pedra". Se há algo absolutamente frágil rente a uma rocha é uma gota d’água. Não é à toa que circula o ditado 'água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A persistência pode estar no campo positivo, isto é, a capacidade de ir adiante, de não desistir, mas também, no negativo: persistir em algo que está equivocado, persistirem algo que seja um desvio de rota.

A noção de persistência, quando colocada gota a gota, traz uma indicação muito séria da forma como a paciência deve entrar na persistência. Paciência não é lerdeza. E a capacidade de admitir a maturação e dar o tempo necessário aos nossos processos de conceber, de fazer, seja na nossa carreira, seja no nosso trabalho, seja na família, seja no atingimento de algum objetivo,

A máxima latina “a gota escava a pedra" é uma orientação da natureza para mostrar o valor da persistência quando ela é positiva, é capaz de ajudar a chegar ao lugar a que se deseja passo a passo.

Não de maneira lerda, não de maneira demorada, mas não desistindo, ou seja, não deixar de lado aquilo que necessita de fôlego, no estudo, na organização da vida, na certeza daquilo que se precisa conseguir.

(CORTELLA, Mário Sérgio. Pensar bem nos faz bem! Vozes p.99)

Quando se qualificar alguém como "lerdo”, este será:

Código da questão
Q56576Ca
02

(INAZ do Pará - 2016 - Auxiliar de Serviços Gerais) - 

O PADEIRO

Rubem Braga

 

Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a "greve do pão dormido". De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.

Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:

- Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? “Então você não é ninguém?”

Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro". Assim ficara sabendo que não era ninguém...

Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina − e muitas vezes saía já levando na mão um dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.

Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; "não é ninguém, é o padeiro!" E assobiava pelas escadas.

Disponível em <www.pensador.uol.com.br>. Acesso em 11 Out. 2016

No trecho “Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante.”, o narrador revela

Código da questão
Q57520Ca
03

(CS-UFG - 2017 - IF Goiano - Auxiliar em Administração) - As palavras que apresentam a mesma regra de acentuação gráfica são:

Código da questão
Q56822Ca
04

(Prefeitura de Bom Retiro - SC - 2014 - motorista) - Assinale a alternativa em que os substantivos estão no plural corretamente:

Código da questão
Q57189Ca
05

(IBGP - 2017 - CISSUL - MG - Condutor Socorrista) - O assistente administrativo do SAMU está trabalhando em um computador cujo sistema operacional é o Windows 7, em português, sem o auxílio do mouse. Para que esse assistente possa renomear um determinado arquivo, ou pasta, ele deverá selecionar o arquivo, ou pasta, e usar a tecla:

Código da questão
Q57091Ca
06

(MPE-GO - 2019 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa em que a vírgula foi empregada CORRETAMENTE:

Código da questão
Q56537Ca
07

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa em que a frase abaixo está pontuada corretamente:

Código da questão
Q56677Ca
08

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Analise as frases abaixo elencadas:

I – Assim como os humanos, chimpanzés também ______ em conflitos. II – Você pode _____ os seus pertences naquele armário _____ uns dias. III – Eu o ______ sempre que toco nesse assunto.
Preenchem adequadamente as lacunas, respectivamente:

Código da questão
Q56680Ca
09

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Auxiliar Administrativo) - A alternativa em que todas as palavras obedecem a mesma norma de acentuação gráfica é:

Código da questão
Q56626Ca
10

(IADES - 2014 - SEAP-DF) - Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

Código da questão
Q57539Ca

Concursos em sua
cidade