Policial Militar

Prepare-se com questões de Policial Militar

  1. Código da questão: Q1341Ca
    Acerca da prisão e da liberdade provisória, julgue o item seguinte

    Considere a seguinte situação hipotética.

    Após assaltarem uma loja comercial no centro de Sobradinho DF, Lauro e Tadeu fugiram em direção a Formosa GO. Alguns policiais militares do DF que passavam próximo ao local do assalto saíram em perseguição aos bandidos e efetuaram a prisão dos assaltantes nessa cidade goiana.

    Nessa situação, a prisão é ilegal, uma vez que os referidos policiais deveriam ter acionado as autoridades policiais de Formosa, pois não têm autorização legal para atuar em outra unidade da Federação.
  2. Código da questão: Q1318Ca
    Julgue o item a seguir, acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas.

    A incomunicabilidade do preso é vedada na vigência de estado de defesa.
  3. Código da questão: Q1317Ca

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    Os policiais que efetuaram a prisão de Joel têm direito ao anonimato, visando resguardar sua integridade e a de sua família contra possíveis retaliações.
  4. Código da questão: Q1305Ca

    Clique
    aqui para ler o texto relacionado com a questão

    No caso em apreço, a apuração dos fatos é de competência da Polícia Civil do DF, pois trata-se de infração penal militar.
  5. Código da questão: Q1316Ca

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    Os policiais agiram corretamente quanto às informações passadas aos familiares e ao juiz, visto que tinham a obrigação de informar aos familiares apenas o motivo da prisão de Joel e, ao juiz, informar tão somente que a decisão havia sido cumprida conforme determinado. Questões relativas ao local onde Joel estava detido são de ordem meramente administrativa e inexiste necessidade de essa comunicação ser feita ao juiz ou aos familiares.
  6. Código da questão: Q1319Ca
    Julgue o item a seguir, acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas.

    Encerrado o estado de defesa ou o estado de sítio, terminam também seus efeitos, sendo vedada a responsabilização pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes.
  7. Código da questão: Q1315Ca

    Clique aqui para ler o texto relacionado com a questão

    A conduta dos policiais violou a CF, visto que o ingresso na casa de Joel, apesar da acusação de prática de crime hediondo, somente poderia ter ocorrido durante o dia.
  8. Código da questão: Q1325Ca
    A respeito dos institutos de direito penal, julgue o item seguinte

    A pena poderá ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação da saúde mental, não era, no momento do delito, inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
  9. Código da questão: Q1312Ca
    O fiscal de posturas de um município embargou determinada obra e autuou o responsável em razão de a construção estar em desacordo com o código de obras vigente.

    Com relação a essa situação hipotética e aos poderes administrativos, julgue o item seguinte.

    Na situação apresentada, tem-se exemplo típico de exercício do poder hierárquico da administração.
  10. Código da questão: Q1314Ca
    A respeito do controle dos atos da administração pública, julgue o item que se segue.

    Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular, visando ao controle da administração pública, com finalidade de invalidar atos e contratos administrativos ilegais e lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.