Policial Militar

Prepare-se com questões de Policial Militar

  1. Código da questão: Q1296Ca
    Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue o item a seguir

    A escola das relações humanas nasceu a partir das experiências de Elton Mayo. Tais experiências possibilitaram revelar, entre outros aspectos, a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos, o que possibilitou certas deduções acerca da organização informal. Para Mayo, a organização informal é aquela não formalmente constituída, na qual os indivíduos comercializam produtos e(ou) serviços sem a devida autorização legal.
  2. Código da questão: Q1294Ca
    Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue o item a seguir

    As teorias científica de Taylor, que tinha como foco de análise o nível operacional, e a clássica, de Fayol, que enfatizava toda a estrutura organizacional, não reconheciam o ambiente externo da organização nem com ele interagiam. Tais teorias foram concebidas sob o pressuposto de que as organizações são um sistema aberto.
  3. Código da questão: Q1347Ca
    Um policial abordou um cidadão sob suspeita da prática de furto, do qual solicitou documento de identificação. Na ocasião, o cidadão apresentou seu título de eleitor, argumentando que sua carteira de identidade estaria em sua residência. Visando confirmar a verdadeira identidade do cidadão, o policial reteve o título de eleitor e estipulou o prazo de 24 horas para a apresentação da carteira de identidade. Nessa situação, o policial incorreu em erro, pois é ilícito reter documento de identificação pessoal pertencente a qualquer pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado.
  4. Código da questão: Q1318Ca
    Julgue o item a seguir, acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas.

    A incomunicabilidade do preso é vedada na vigência de estado de defesa.
  5. Código da questão: Q1324Ca
    A respeito dos institutos de direito penal, julgue o item seguinte

    Considere que Fábio, antes de passar pela porta giratória de segurança, tenha deixado seu aparelho celular na caixa de vidro ao lado dessa porta, para entrar em uma agência bancária. Quando foi recolher o seu pertence, por engano, apoderou-se de um aparelho idêntico ao seu, mas que pertencia a outro cliente. Nessa situação, trata-se de erro de tipo essencial inescusável, devendo Fábio responder pelo delito de furto culposo.
  6. Código da questão: Q1314Ca
    A respeito do controle dos atos da administração pública, julgue o item que se segue.

    Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular, visando ao controle da administração pública, com finalidade de invalidar atos e contratos administrativos ilegais e lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
  7. Código da questão: Q1298Ca
    Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue o item a seguir

    A ausência de um empregado ao trabalho por doença ou por comprometimento físico, incluindo o alcoolismo e demais vícios, não deve ser considerada nos índices de absenteísmo de uma organização.
  8. Código da questão: Q1326Ca
    A respeito dos institutos de direito penal, julgue o item seguinte

    Suponha que Cláudio, servidor lotado em uma escola pública, tenha convidado o seu vizinho, que está desempregado e tem conhecimento do cargo ocupado por Cláudio, para, à noite, subtraírem dois novos computadores que haviam chegado àquela unidade de ensino. Nessa situação, consumado o delito, Cláudio, por ser servidor público, deverá responder pela prática do crime de peculato e seu vizinho, por furto.
  9. Código da questão: Q1349Ca
    Em conformidade com o Estatuto dos Policiais Militares do DF, julgue o item seguinte

    Graduação exprime o grau hierárquico da praça, conferido pelo comandante geral da corporação, enquanto posto é o grau hierárquico do oficial, conferido por ato do governador do DF e confirmado em carta patente.
  10. Código da questão: Q1313Ca
    A respeito do controle dos atos da administração pública, julgue o item que se segue.

    O Poder Judiciário pode avaliar a legalidade dos atos administrativos, sejam eles vinculados ou discricionários.