(COMPERVE/UFRN - 2016 - Prefeitura de São Rafael/RN - Merendeira) - Maria, merendeira de uma escola de ensino fundamental, sempre ajuda no recebimento dos alimentos para a merenda. Hoje, o fornecedor trouxe peixes frescos que deverão ser fritos.
Para Maria certificar-se de que o alimento trazido pelo fornecedor está realmente fresco, ela deve observar se o produto apresenta
(CAIPIMES - 2016 - CRAISA - Merendeira) - Dona Elisa tirou do seu caderno a seguinte receita de bolo:
- 420 gramas de farinha de trigo.- 300 gramas de margarina. - 240 gramas de açúcar. - 120 gramas de fubá. - 6 ovos
Ela resolveu fazer o bolo utilizando apenas 140 gramas de farinha de trigo. A quantidade de fubá necessária será de:
(UEPB - 2016 - Prefeitura de Soledade/PB - Merendeira) - Em uma granja havia galinhas e carneiros num total de 18 animais e 60 pés. Qual a quantidade de galinhas e de carneiros na granja?
(CURSIVA - 2015 - Prefeitura de Marema/SC - Merendeira) - Temos um substantivo simples em:
(UEPB - 2016 - Prefeitura de Gado Bravo/PB - Merendeira) - Instalação industrial em que os diferentes materiais são separados e recuperados para reutilização. Estamos falando de:
(COMPERVE/UFRN - 2016 - Prefeitura de São Rafael/RN - Merendeira) - Os alimentos de origem animal são ricos em proteínas e gordura. O consumo de um desses alimentos está associado a menor risco de desenvolvimento de doença cardiovascular. Esse alimento é
(ACAPLAM - 2014 - Prefeitura de Macau - RN - Merendeira) - A questão refere-se ao texto seguinte:
Matar para proteger
Caçar animais e derrubar árvores pode ajudar a preservar a natureza? Na opinião de muita gente, sim. A exploração sustentável – um nome pomposo que significa não retirar do ambiente mais do que ele pode repor naturalmente – ganha cada vez mais espaço como estratégia para acomodar os interesses conflitantes de quem tira da natureza o sustento próprio e de quem quer ver as paisagens intocadas. A caça controlada, dizem alguns pesquisadores, pode evitar a superpopulação de espécies, além de gerar receita. Isso vem sendo feito com sucesso, no Rio Grande do Sul, o único Estado brasileiro onde a caça é legal. Todos os anos, a Fundação Zoobotânica indica quais as espécies disponíveis para a caça, em que quantidades e em que regiões. A novidade, agora, é que algumas espécies símbolo da preservação, como a onça-pintada e o jacaré, estão na mira do “uso sustentável”.
Na Amazônia, o desafio é controlar a extração de madeira, uma ameaça à floresta. Proibi-la preservaria a região, mas tiraria o sustento de famílias que trabalham nas madeireiras. A saída é o manejo sustentável, ou seja, um corte selecionado e controlado.
Fernanda Campanelli Massaroto
http://super.abril.com.br/ecologia/matar-proteger- 460891.shtml
Acessado em: 13/01/2011
A resposta à primeira pergunta do texto é positiva, somente se:
(CURSIVA - 2015 - Prefeitura de Marema/SC - Merendeira) - Muito tem sido discutido, comentado em relação a reciclagem do lixo. Assinale a alternativa que define o que é reciclagem.
(CURSIVA - 2015 - Prefeitura de Marema/SC - Merendeira) - A pessoa que prepara os alimentos deve tomar cuidados básicos. Assinale a alternativa que não pertence aos cuidados básicos que um(a) manipulador(a) de alimentos deve ter.
Formas do nu
O homem é o animal
mais vestido e calçado.
Primeiro, a pano e feltro,
se isola do ar abraço.
Depois, a pedra e cal,
de paredes trajado,
se defende do abismo
horizontal do espaço.
Para evitar a terra
calça nos pés sapatos,
nos sapatos, tapetes,
e, nos tapetes, soalhos.
Calça as ruas: e, como
não pode todo o mato,
para andar nele estende
passadeiras de asfalto.
MELO NETO, João Cabral de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Sabiá, 1964.
Releia a estrofe: Calça as ruas: e, como não pode todo o mato, para andar nele estende passadeiras de asfalto. Sobre o verbo destacado, assinale a alternativa correta: