Matemática – Nível Superior

Prepare-se com questões de Matemática

  1. Código da questão: Q1105Ca
    De fevereiro para março, o preço de uma mercadoria sofreu aumento de 20%. De março para abril o preço dessa mercadoria sofreu uma queda de 5%. Nas condições dadas, comparando-se o preço da mercadoria em fevereiro (antes do aumento) com o de abril (após a queda), é correto dizer que houve um aumento de
  2. Código da questão: Q999Ca
    Considere a seguinte afirmação:
    Uma melancia pesa 3 kg mais meia melancia.

    Podemos, então, concluir que uma melancia e meia pesa
  3. Código da questão: Q858Ca

    Telma aplicou determinada quantia à taxa anual de 30%, durante 8 meses, em regime de juros simples. Essa aplicação produziu um montante de R$1.500,00.
    Assinale a opção que apresenta o capital aplicado por Telma.

  4. Código da questão: Q1106Ca
    Uma lâmpada vermelha pisca a cada 32 minutos, e uma lâmpada amarela, a cada 18 minutos. Sabendo-se que as duas lâmpadas piscaram juntas às 17:00, o próximo horário em que ambas piscarão juntas novamente será
  5. Código da questão: Q738Ca
    Suponha que o preço da ação de uma empresa tenha sofrido as seguintes variações sucessivas no primeiro trimestre de um determinado ano: em janeiro, aumentou 12%; em fevereiro, sofreu uma redução de 8%; e, em março, uma redução de 4%, sempre em relação ao mês anterior.
    Considerando-se essas variações, ao final do trimestre, em relação ao preço original, a ação
  6. Código da questão: Q857Ca
    A respeito da equação x² + 4x + 5 = 0, é correto armar que
  7. Código da questão: Q854Ca
    Uma pesquisa foi realizada com 250 alunos acerca da preferência entre álgebra e geometria. Constatou-se que 10 alunos gostam das duas matérias, 42 gostam de geometria e 187 não gostam de nenhuma dessas duas matérias.
    Considerando os resultados dessa pesquisa,  assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q856Ca

    Dois irmãos aplicaram R$100,00 em regime de juros compostos. Um deles aplicou durante 1 ano à taxa de 24% ao ano. O outro aplicou durante 12 meses à taxa de 2% ao mês.
    Com base nos dados apresentados, assinale a opção correta.

  9. Código da questão: Q739Ca
    Em uma determinada turma, a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, é igual a 1/3 e, em outra turma, com o mesmo número de alunos, essa razão é 3/2. Quando juntaram as duas turmas para assistir a um filme, os professores das duas turmas perceberam que a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, passou a ser igual a
  10. Código da questão: Q997Ca
    Um professor propôs um problema com exatamente duas respostas corretas para cinco alunos. Ao resolver esse problema os alunos encontraram, como resposta, respectivamente, 1 e 9; 8 e 9; 8 e 5; 3 e 5; 9 e 6. Ao fazer a correção do problema o professor observou que um dos alunos errou as duas respostas, e os demais acertaram uma delas e errara a outra. Nestas condições, podemos dizer que as respostas corretas do problema são: