História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q726Ca
    A ordem do rei

    Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
    Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

    A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?
  2. Código da questão: Q727Ca
    A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).

    PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
    In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
    Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

    Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
    São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
  3. Código da questão: Q846Ca
    Acerca da guerra fria, conito entre os países  capitalistas e comunistas no pós-Segunda Guerra, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

    I A União Soviética (URSS) instalou regimes socialistas nos países da Europa oriental que libertou do nazismo.
    II O Pacto de Varsóvia era a aliança militar entre os Estados Unidos e a Europa ocidental.
    III Conitos militares ocorreram apenas de forma indireta, principalmente no Terceiro Mundo.
    IV O Plano Marshall foi fundamental para a União Soviética se tornar hegemônica na Europa oriental.
    V A URSS foi responsável pelo início da Guerra Fria ao ser pioneira no uso de armas nucleares.

    A sequência correta é:
  4. Código da questão: Q851Ca
    Os africanos foram trazidos para o Brasil em um uxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variavam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos.

    Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002 (com adaptações)

    A respeito da escravidão negra no Brasil, assinale a opção correta.
  5. Código da questão: Q728Ca
    Em consequência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este é o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, além disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justiça, de arrecadar impostos, de manter um exército permanente, de nomear funcionários (...).

    MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII, 1° vol., In: História Geral das Civilizações, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108.

    Nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritário e o absolutismo dos monarcas. Essas teorias, fundamentando-se ou não na religião, tiveram como um dos representantes das concepções leigas
  6. Código da questão: Q834Ca
    Acerca do movimento político-militar batizado de Intentona Comunista, que teve lugar em novembro de 1935, é correto armar que
  7. Código da questão: Q828Ca
    De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q836Ca
    A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

    Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

    A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  9. Código da questão: Q826Ca
    A respeito do Plano Cruzado, caracterizado como um dos conjuntos de medidas econômicas mais signicativos no combate à inação, desequilíbrio que assolou a economia brasileira no século XX, assinale a opção correta.
  10. Código da questão: Q837Ca
    Acerca dos movimentos sociais durante a República Velha, assinale a opção correta.