História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q730Ca
    Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.

    REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

    Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
  2. Código da questão: Q840Ca
    Acerca da economia do Brasil-Colônia, assinale a opção correta.
  3. Código da questão: Q849Ca
    A Nova Política Econômica (NEP), adotada nos primeiros anos da Revolução Russa, era caracterizada como
  4. Código da questão: Q844Ca
    No que diz respeito ao neoliberalismo, conjunto de  ideias fortalecido pela hegemonia americana no pósguerra
    fria, assinale a opção correta.
  5. Código da questão: Q848Ca
    Os regimes fascistas surgidos no entre-guerra
  6. Código da questão: Q853Ca
    A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
    Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

    Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
  7. Código da questão: Q830Ca
    Acerca dos Atos Institucionais editados pela ditadura militar, cuja intenção era dar aparência de lei às suas medidas de força e manter um aspecto de normalidade política e jurídica, assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q834Ca
    Acerca do movimento político-militar batizado de Intentona Comunista, que teve lugar em novembro de 1935, é correto armar que
  9. Código da questão: Q725Ca
    Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra
    Santa.

    O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como
  10. Código da questão: Q726Ca
    A ordem do rei

    Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
    Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

    A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?