História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q848Ca
    Os regimes fascistas surgidos no entre-guerra
  2. Código da questão: Q827Ca
    Acerca da Constituição Brasileira de 1988, momento decisivo para a transição democrática, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

    I A Constituição foi acusada de ser excessivamente liberal, atendendo aos interesses das oligarquias econômicas.
    II Entre as conquistas da Constituição, estava a ampliação dos direitos individuais e coletivos.
    III A Constituição foi criticada por não contemplar idosos, índios, crianças e mulheres, em seu texto.
    IV Inuenciados pelo m dos regimes comunistas na Europa, os constituintes votaram contra a presença do Estado na economia.
    V A Constituição previu a realização de plebiscito para a denição da forma e do sistema de governo.

    A sequência correta é:
  3. Código da questão: Q840Ca
    Acerca da economia do Brasil-Colônia, assinale a opção correta.
  4. Código da questão: Q731Ca
    Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utópico ou romântico, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
    No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
    No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
    Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
  5. Código da questão: Q826Ca
    A respeito do Plano Cruzado, caracterizado como um dos conjuntos de medidas econômicas mais signicativos no combate à inação, desequilíbrio que assolou a economia brasileira no século XX, assinale a opção correta.
  6. Código da questão: Q734Ca
    A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
    Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  7. Código da questão: Q825Ca
    O regime militar terminou em 1985 com a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República. Em razão da doença que atingiu Tancredo, o cargo de Presidente foi assumido por José Sarney. O Vice-presidente eleito tomou posse e se tornou o primeiro presidente civil em 21 anos.
    A respeito da transição do regime militar para a Nova República, assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q729Ca
    Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política (...); crise econômica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford.

    FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.

    A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.

    Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
  9. Código da questão: Q832Ca
    No que diz respeito ao Estado Novo, uma das várias experiências autoritárias brasileiras, assinale a opção correta.
  10. Código da questão: Q725Ca
    Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra
    Santa.

    O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como