História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q826Ca
    A respeito do Plano Cruzado, caracterizado como um dos conjuntos de medidas econômicas mais signicativos no combate à inação, desequilíbrio que assolou a economia brasileira no século XX, assinale a opção correta.
  2. Código da questão: Q835Ca
    Sobre a Coluna Prestes, um dos movimentos contrários à República Velha, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

    I Ao lado de Prestes, Getúlio Vargas era o outro grande líder da marcha pelo interior do Brasil.
    II A Coluna foi formada por militares que haviam se rebelado no Rio Grande do Sul e São Paulo.
    III Os principais rivais da Coluna eram os tenentes, cujo movimento resultou na reforma do exército.
    IV Os integrantes marcharam por 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, sem conseguir apoio popular signicativo.

    A quantidade de itens certos é igual a
  3. Código da questão: Q730Ca
    Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.

    REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

    Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
  4. Código da questão: Q853Ca
    A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
    Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

    Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
  5. Código da questão: Q725Ca
    Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra
    Santa.

    O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como
  6. Código da questão: Q831Ca
    A respeito da experiência democrática brasileira, que se estende de 1945 a 1964, assinale a opção correta.
  7. Código da questão: Q850Ca
    Com relação aos fatores que contribuíram para desencadear a Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q836Ca
    A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

    Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

    A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  9. Código da questão: Q731Ca
    Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utópico ou romântico, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
    No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
    No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
    Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
  10. Código da questão: Q733Ca
    Após o término da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica em escala planetária, passando de país devedor a potência credora no mercado internacional, pois fizeram vultosos empréstimos aos países envolvidos no conflito, tanto a vencedores quanto a vencidos. Dessa forma, contribuíram para a recuperação econômica da Europa, ao mesmo tempo em que financiavam as próprias exportações, mantendo elevados os índices de produtividade interna através dos empréstimos aos países necessitados.
    A sensação de segurança absoluta impediu a correta avaliação das tendências econômicas. O crédito fácil alimentava a continuidade da produção. A busca do enriquecimento rápido supervalorizou as ações das empresas. Em 1929, tudo veio abaixo. Com o crack da Bolsa de Nova York, a crise se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo, devido à interdependência entre a economia americana e os países do mundo capitalista.

    Analise as afirmativas abaixo sobre as repercussões econômicas da crise de 1929 no Brasil.

    I - O Brasil, país de economia socialista e planificada, não fora atingido pela crise; fato este que abalou a confiança brasileira no sistema capitalista e propagou a ideia de superioridade do sistema socialista.
    II - Ao Brasil restou a opção de empreender uma mudança de rumo no capitalismo liberal, inaugurando a fase intervencionista, na qual o governo passou a ter papel exclusivo e decisivo no processo econômico.
    III - No Brasil, a crise afetou o café e todos os produtos primários, que tiveram seus preços rebaixados, agravando o deficit da balança comercial e aprofundando a depressão.
    IV - No Brasil, ampliou-se o sistema de previdência social, passando a ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, de velhice e mesmo de desemprego. Está correto APENAS o que se afirma em