História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q847Ca
    Acerca das causas da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  2. Código da questão: Q732Ca
    A implantação do regime republicano não modificou a situação das famílias de trabalhadores do campo, que representavam, naquela época, mais de dois terços da população nacional. As grandes propriedades continuavam imperando tanto no litoral quanto no interior do país, onde predominavam os latifúndios improdutivos. Eram elas a razão principal da miséria e da submissão da massa rural.
    Necessidades mínimas, como remuneração justa do trabalho, boa alimentação e saúde, estavam longe de ser atendidas, o que gerava insegurança e insatisfação, além de poder resultar, em certas condições, em fatores de revoltas violentas contra o poder oligárquico. Foi o que aconteceu em diferentes regiões entre as últimas décadas do Império e as primeiras décadas da República. Bandos de cangaceiros irrompiam no sertão, assaltando propriedades dos coronéis, enquanto milhares de sertanejos, solidários na miséria comum, organizaram movimentos religiosos, que, em certo nível, chegaram a contestar a ordem social.
    Contra a fome e a miséria que aumentavam com a seca, houve reações da parte dos pobres do campo. Dentre os movimentos sociais abaixo, aquele que se caracteriza como um movimento NÃO religioso é o
  3. Código da questão: Q825Ca
    O regime militar terminou em 1985 com a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República. Em razão da doença que atingiu Tancredo, o cargo de Presidente foi assumido por José Sarney. O Vice-presidente eleito tomou posse e se tornou o primeiro presidente civil em 21 anos.
    A respeito da transição do regime militar para a Nova República, assinale a opção correta.
  4. Código da questão: Q826Ca
    A respeito do Plano Cruzado, caracterizado como um dos conjuntos de medidas econômicas mais signicativos no combate à inação, desequilíbrio que assolou a economia brasileira no século XX, assinale a opção correta.
  5. Código da questão: Q828Ca
    De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
  6. Código da questão: Q852Ca
    Após um longo processo de elaboração, O Mediterrâneo... consagra Fernand Braudel como o historiador da síntese espaço-temporal, que visa à compreensão da totalidade dos fenômenos humanos mediante a análise social realizada principalmente pela união da Geograa e da História.

    Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva. Teoria da História. 2008. (com adaptações)

    Com relação ao conceito de longa duração, elaborado  por Fernand Braudel e sintetizado no texto acima, assinale a opção correta.
  7. Código da questão: Q849Ca
    A Nova Política Econômica (NEP), adotada nos primeiros anos da Revolução Russa, era caracterizada como
  8. Código da questão: Q833Ca
    Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  9. Código da questão: Q838Ca
    A doutrina política que passou a ser popular nos quartéis após o m da Guerra do Paraguai é denominada
  10. Código da questão: Q831Ca
    A respeito da experiência democrática brasileira, que se estende de 1945 a 1964, assinale a opção correta.