História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q836Ca
    A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

    Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

    A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  2. Código da questão: Q832Ca
    No que diz respeito ao Estado Novo, uma das várias experiências autoritárias brasileiras, assinale a opção correta.
  3. Código da questão: Q829Ca
    No que tange aos eventos que levaram ao golpe militar de 1964, assinale a opção correta.
  4. Código da questão: Q852Ca
    Após um longo processo de elaboração, O Mediterrâneo... consagra Fernand Braudel como o historiador da síntese espaço-temporal, que visa à compreensão da totalidade dos fenômenos humanos mediante a análise social realizada principalmente pela união da Geograa e da História.

    Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva. Teoria da História. 2008. (com adaptações)

    Com relação ao conceito de longa duração, elaborado  por Fernand Braudel e sintetizado no texto acima, assinale a opção correta.
  5. Código da questão: Q833Ca
    Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  6. Código da questão: Q851Ca
    Os africanos foram trazidos para o Brasil em um uxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variavam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos.

    Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002 (com adaptações)

    A respeito da escravidão negra no Brasil, assinale a opção correta.
  7. Código da questão: Q724Ca
    Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de História.

    I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
    II - Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
    III - Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento apenas de uma disciplina.

    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é(são) objetivo(s) geral(ais) da História
  8. Código da questão: Q844Ca
    No que diz respeito ao neoliberalismo, conjunto de  ideias fortalecido pela hegemonia americana no pósguerra
    fria, assinale a opção correta.
  9. Código da questão: Q727Ca
    A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).

    PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
    In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
    Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

    Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
    São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
  10. Código da questão: Q848Ca
    Os regimes fascistas surgidos no entre-guerra