História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q832Ca
    No que diz respeito ao Estado Novo, uma das várias experiências autoritárias brasileiras, assinale a opção correta.
  2. Código da questão: Q829Ca
    No que tange aos eventos que levaram ao golpe militar de 1964, assinale a opção correta.
  3. Código da questão: Q735Ca
    Nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia limitava-se à minoria da população. Os escravos e as mulheres não tinham direitos políticos. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade de Atenas podiam ser cidadãos.
    De acordo com a Constituição Brasileira de1988, quem NÃO pode votar no Brasil atualmente são os
  4. Código da questão: Q733Ca
    Após o término da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica em escala planetária, passando de país devedor a potência credora no mercado internacional, pois fizeram vultosos empréstimos aos países envolvidos no conflito, tanto a vencedores quanto a vencidos. Dessa forma, contribuíram para a recuperação econômica da Europa, ao mesmo tempo em que financiavam as próprias exportações, mantendo elevados os índices de produtividade interna através dos empréstimos aos países necessitados.
    A sensação de segurança absoluta impediu a correta avaliação das tendências econômicas. O crédito fácil alimentava a continuidade da produção. A busca do enriquecimento rápido supervalorizou as ações das empresas. Em 1929, tudo veio abaixo. Com o crack da Bolsa de Nova York, a crise se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo, devido à interdependência entre a economia americana e os países do mundo capitalista.

    Analise as afirmativas abaixo sobre as repercussões econômicas da crise de 1929 no Brasil.

    I - O Brasil, país de economia socialista e planificada, não fora atingido pela crise; fato este que abalou a confiança brasileira no sistema capitalista e propagou a ideia de superioridade do sistema socialista.
    II - Ao Brasil restou a opção de empreender uma mudança de rumo no capitalismo liberal, inaugurando a fase intervencionista, na qual o governo passou a ter papel exclusivo e decisivo no processo econômico.
    III - No Brasil, a crise afetou o café e todos os produtos primários, que tiveram seus preços rebaixados, agravando o deficit da balança comercial e aprofundando a depressão.
    IV - No Brasil, ampliou-se o sistema de previdência social, passando a ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, de velhice e mesmo de desemprego. Está correto APENAS o que se afirma em
  5. Código da questão: Q723Ca
    Durante séculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os mercadores foram os principais intermediários entre o que vinha de fora e o que já existia no continente africano. O comércio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populações nativas, o que facilitou a transmissão de conhecimentos e crenças. A longo prazo, a presença de alguns africanos e estrangeiros e as relações estabelecidas provocaram grandes mudanças nas sociedades locais.
    Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlântica e uma consequência desse contato, são, respectivamente,
  6. Código da questão: Q848Ca
    Os regimes fascistas surgidos no entre-guerra
  7. Código da questão: Q843Ca
    Acerca dos povos indígenas, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

    I A guerra era desconhecida dos índios, que viviam pacicamente até a chegada dos portugueses.
    II Sobreviviam da caça e da pesca, da coleta e um  pouco da agricultura.
    III As tribos eram organizadas em torno de relações na divisão de classes e de estamentos.
    IV O escambo entre as tribos tinha a função de fortalecer laços de solidariedade.

    A quantidade de itens certos é igual a
  8. Código da questão: Q840Ca
    Acerca da economia do Brasil-Colônia, assinale a opção correta.
  9. Código da questão: Q844Ca
    No que diz respeito ao neoliberalismo, conjunto de  ideias fortalecido pela hegemonia americana no pósguerra
    fria, assinale a opção correta.
  10. Código da questão: Q842Ca
    A respeito do processo que levou à descolonização  afro-asiática nos anos seguintes à Segunda Guerra e resultou na independência das antigas colônias europeias e na criação de dezenas de novos países, assinale a opção correta.