História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q840Ca
    Acerca da economia do Brasil-Colônia, assinale a opção correta.
  2. Código da questão: Q852Ca
    Após um longo processo de elaboração, O Mediterrâneo... consagra Fernand Braudel como o historiador da síntese espaço-temporal, que visa à compreensão da totalidade dos fenômenos humanos mediante a análise social realizada principalmente pela união da Geograa e da História.

    Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva. Teoria da História. 2008. (com adaptações)

    Com relação ao conceito de longa duração, elaborado  por Fernand Braudel e sintetizado no texto acima, assinale a opção correta.
  3. Código da questão: Q853Ca
    A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
    Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

    Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
  4. Código da questão: Q733Ca
    Após o término da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica em escala planetária, passando de país devedor a potência credora no mercado internacional, pois fizeram vultosos empréstimos aos países envolvidos no conflito, tanto a vencedores quanto a vencidos. Dessa forma, contribuíram para a recuperação econômica da Europa, ao mesmo tempo em que financiavam as próprias exportações, mantendo elevados os índices de produtividade interna através dos empréstimos aos países necessitados.
    A sensação de segurança absoluta impediu a correta avaliação das tendências econômicas. O crédito fácil alimentava a continuidade da produção. A busca do enriquecimento rápido supervalorizou as ações das empresas. Em 1929, tudo veio abaixo. Com o crack da Bolsa de Nova York, a crise se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo, devido à interdependência entre a economia americana e os países do mundo capitalista.

    Analise as afirmativas abaixo sobre as repercussões econômicas da crise de 1929 no Brasil.

    I - O Brasil, país de economia socialista e planificada, não fora atingido pela crise; fato este que abalou a confiança brasileira no sistema capitalista e propagou a ideia de superioridade do sistema socialista.
    II - Ao Brasil restou a opção de empreender uma mudança de rumo no capitalismo liberal, inaugurando a fase intervencionista, na qual o governo passou a ter papel exclusivo e decisivo no processo econômico.
    III - No Brasil, a crise afetou o café e todos os produtos primários, que tiveram seus preços rebaixados, agravando o deficit da balança comercial e aprofundando a depressão.
    IV - No Brasil, ampliou-se o sistema de previdência social, passando a ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, de velhice e mesmo de desemprego. Está correto APENAS o que se afirma em
  5. Código da questão: Q837Ca
    Acerca dos movimentos sociais durante a República Velha, assinale a opção correta.
  6. Código da questão: Q836Ca
    A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

    Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

    A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  7. Código da questão: Q835Ca
    Sobre a Coluna Prestes, um dos movimentos contrários à República Velha, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

    I Ao lado de Prestes, Getúlio Vargas era o outro grande líder da marcha pelo interior do Brasil.
    II A Coluna foi formada por militares que haviam se rebelado no Rio Grande do Sul e São Paulo.
    III Os principais rivais da Coluna eram os tenentes, cujo movimento resultou na reforma do exército.
    IV Os integrantes marcharam por 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, sem conseguir apoio popular signicativo.

    A quantidade de itens certos é igual a
  8. Código da questão: Q838Ca
    A doutrina política que passou a ser popular nos quartéis após o m da Guerra do Paraguai é denominada
  9. Código da questão: Q828Ca
    De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
  10. Código da questão: Q727Ca
    A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).

    PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
    In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
    Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

    Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
    São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)