História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q732Ca
    A implantação do regime republicano não modificou a situação das famílias de trabalhadores do campo, que representavam, naquela época, mais de dois terços da população nacional. As grandes propriedades continuavam imperando tanto no litoral quanto no interior do país, onde predominavam os latifúndios improdutivos. Eram elas a razão principal da miséria e da submissão da massa rural.
    Necessidades mínimas, como remuneração justa do trabalho, boa alimentação e saúde, estavam longe de ser atendidas, o que gerava insegurança e insatisfação, além de poder resultar, em certas condições, em fatores de revoltas violentas contra o poder oligárquico. Foi o que aconteceu em diferentes regiões entre as últimas décadas do Império e as primeiras décadas da República. Bandos de cangaceiros irrompiam no sertão, assaltando propriedades dos coronéis, enquanto milhares de sertanejos, solidários na miséria comum, organizaram movimentos religiosos, que, em certo nível, chegaram a contestar a ordem social.
    Contra a fome e a miséria que aumentavam com a seca, houve reações da parte dos pobres do campo. Dentre os movimentos sociais abaixo, aquele que se caracteriza como um movimento NÃO religioso é o
  2. Código da questão: Q831Ca
    A respeito da experiência democrática brasileira, que se estende de 1945 a 1964, assinale a opção correta.
  3. Código da questão: Q826Ca
    A respeito do Plano Cruzado, caracterizado como um dos conjuntos de medidas econômicas mais signicativos no combate à inação, desequilíbrio que assolou a economia brasileira no século XX, assinale a opção correta.
  4. Código da questão: Q734Ca
    A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
    Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  5. Código da questão: Q852Ca
    Após um longo processo de elaboração, O Mediterrâneo... consagra Fernand Braudel como o historiador da síntese espaço-temporal, que visa à compreensão da totalidade dos fenômenos humanos mediante a análise social realizada principalmente pela união da Geograa e da História.

    Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva. Teoria da História. 2008. (com adaptações)

    Com relação ao conceito de longa duração, elaborado  por Fernand Braudel e sintetizado no texto acima, assinale a opção correta.
  6. Código da questão: Q850Ca
    Com relação aos fatores que contribuíram para desencadear a Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  7. Código da questão: Q729Ca
    Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política (...); crise econômica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford.

    FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.

    A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.

    Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
  8. Código da questão: Q830Ca
    Acerca dos Atos Institucionais editados pela ditadura militar, cuja intenção era dar aparência de lei às suas medidas de força e manter um aspecto de normalidade política e jurídica, assinale a opção correta.
  9. Código da questão: Q841Ca
    Acerca da derrocada do regime comunista na União Soviética, assinale a opção correta.
  10. Código da questão: Q735Ca
    Nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia limitava-se à minoria da população. Os escravos e as mulheres não tinham direitos políticos. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade de Atenas podiam ser cidadãos.
    De acordo com a Constituição Brasileira de1988, quem NÃO pode votar no Brasil atualmente são os