História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História para nível superior

01 Após o término da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica em escala planetária, passando de país devedor a potência credora no mercado internacional, pois fizeram vultosos empréstimos aos países envolvidos no conflito, tanto a vencedores quanto a vencidos. Dessa forma, contribuíram para a recuperação econômica da Europa, ao mesmo tempo em que financiavam as próprias exportações, mantendo elevados os índices de produtividade interna através dos empréstimos aos países necessitados.
A sensação de segurança absoluta impediu a correta avaliação das tendências econômicas. O crédito fácil alimentava a continuidade da produção. A busca do enriquecimento rápido supervalorizou as ações das empresas. Em 1929, tudo veio abaixo. Com o crack da Bolsa de Nova York, a crise se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo, devido à interdependência entre a economia americana e os países do mundo capitalista.

Analise as afirmativas abaixo sobre as repercussões econômicas da crise de 1929 no Brasil.

I - O Brasil, país de economia socialista e planificada, não fora atingido pela crise; fato este que abalou a confiança brasileira no sistema capitalista e propagou a ideia de superioridade do sistema socialista.
II - Ao Brasil restou a opção de empreender uma mudança de rumo no capitalismo liberal, inaugurando a fase intervencionista, na qual o governo passou a ter papel exclusivo e decisivo no processo econômico.
III - No Brasil, a crise afetou o café e todos os produtos primários, que tiveram seus preços rebaixados, agravando o deficit da balança comercial e aprofundando a depressão.
IV - No Brasil, ampliou-se o sistema de previdência social, passando a ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, de velhice e mesmo de desemprego. Está correto APENAS o que se afirma em
Código da questão
Q733Ca
02 Acerca dos povos indígenas, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A guerra era desconhecida dos índios, que viviam pacicamente até a chegada dos portugueses.
II Sobreviviam da caça e da pesca, da coleta e um  pouco da agricultura.
III As tribos eram organizadas em torno de relações na divisão de classes e de estamentos.
IV O escambo entre as tribos tinha a função de fortalecer laços de solidariedade.

A quantidade de itens certos é igual a
Código da questão
Q843Ca
03 Com relação aos fatores que contribuíram para desencadear a Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Código da questão
Q850Ca
04 Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política (...); crise econômica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.

A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.

Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
Código da questão
Q729Ca
05 Os regimes fascistas surgidos no entre-guerra
Código da questão
Q848Ca
06 Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utópico ou romântico, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
Código da questão
Q731Ca
07 Com a abdicação de D. Pedro I, em 1831, o Brasil foi governado por regentes, políticos que agiam em nome do herdeiro da coroa, D. Pedro II, incapaz de se tornar rei  até atingir a maioridade.
Com relação às diversas revoltas nesse período, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Revolta Farroupilha instalou um novo rei em todo o sul do Brasil.
II A Incondência Baiana defendia a volta do domínio português na Bahia.
III A Cabanagem, no Pará, instalou um governo popular de fato, que foi brutalmente reprimido, provocando a morte de milhares de pessoas.
IV A Guerra dos Mascates foi uma revolta em Pernambuco contra a emancipação da cidade de Recife.
V Uma das causas da Revolta Farroupilha foi a concorrência desleal do charque uruguaio.

A sequência correta é:
Código da questão
Q839Ca
08 Acerca dos movimentos sociais durante a República Velha, assinale a opção correta.
Código da questão
Q837Ca
09 Acerca do movimento político-militar batizado de Intentona Comunista, que teve lugar em novembro de 1935, é correto armar que
Código da questão
Q834Ca
10 Acerca da guerra fria, conito entre os países  capitalistas e comunistas no pós-Segunda Guerra, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A União Soviética (URSS) instalou regimes socialistas nos países da Europa oriental que libertou do nazismo.
II O Pacto de Varsóvia era a aliança militar entre os Estados Unidos e a Europa ocidental.
III Conitos militares ocorreram apenas de forma indireta, principalmente no Terceiro Mundo.
IV O Plano Marshall foi fundamental para a União Soviética se tornar hegemônica na Europa oriental.
V A URSS foi responsável pelo início da Guerra Fria ao ser pioneira no uso de armas nucleares.

A sequência correta é:
Código da questão
Q846Ca

Concursos em sua
cidade