História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História para nível superior

01 A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).

PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
Código da questão
Q727Ca
02 Em consequência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este é o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, além disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justiça, de arrecadar impostos, de manter um exército permanente, de nomear funcionários (...).

MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII, 1° vol., In: História Geral das Civilizações, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108.

Nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritário e o absolutismo dos monarcas. Essas teorias, fundamentando-se ou não na religião, tiveram como um dos representantes das concepções leigas
Código da questão
Q728Ca
03 Sobre a Coluna Prestes, um dos movimentos contrários à República Velha, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I Ao lado de Prestes, Getúlio Vargas era o outro grande líder da marcha pelo interior do Brasil.
II A Coluna foi formada por militares que haviam se rebelado no Rio Grande do Sul e São Paulo.
III Os principais rivais da Coluna eram os tenentes, cujo movimento resultou na reforma do exército.
IV Os integrantes marcharam por 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, sem conseguir apoio popular signicativo.

A quantidade de itens certos é igual a
Código da questão
Q835Ca
04 Com relação aos fatores que contribuíram para desencadear a Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Código da questão
Q850Ca
05 Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política (...); crise econômica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.

A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.

Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
Código da questão
Q729Ca
06 Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra
Santa.

O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como
Código da questão
Q725Ca
07 A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
Código da questão
Q734Ca
08 A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
Código da questão
Q853Ca
09 A doutrina política que passou a ser popular nos quartéis após o m da Guerra do Paraguai é denominada
Código da questão
Q838Ca
10 O regime militar terminou em 1985 com a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República. Em razão da doença que atingiu Tancredo, o cargo de Presidente foi assumido por José Sarney. O Vice-presidente eleito tomou posse e se tornou o primeiro presidente civil em 21 anos.
A respeito da transição do regime militar para a Nova República, assinale a opção correta.
Código da questão
Q825Ca

Concursos em sua
cidade