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História – Nível Superior
Prepare-se com questões de História para nível superior
01
Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utópico ou romântico, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
a
Sabinada
b
Revolução Praieira
c
Cabanagem
d
Balaiada
e
Guerra dos Farrapos
Código da questão
Q731Ca
02
Em consequência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este é o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, além disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justiça, de arrecadar impostos, de manter um exército permanente, de nomear funcionários (...).
MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII, 1° vol., In: História Geral das Civilizações, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108.
Nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritário e o absolutismo dos monarcas. Essas teorias, fundamentando-se ou não na religião, tiveram como um dos representantes das concepções leigas
a
Thomas Hobbes, inglês e autor de Leviatã
b
Jean Bodin, francês e autor de República
c
Jacques Bossuet, preceptor de Luís XIV, autor da obra Política Segundo a Sagrada Escritura
d
Montesquieu, de grande importância por suas ideias a respeito da Teoria do Estado
e
Rousseau, que diferenciava Estado de governo
Código da questão
Q728Ca
03
A respeito da experiência democrática brasileira, que se estende de 1945 a 1964, assinale a opção correta.
a
Na política externa, o Governo Dutra se aproximou da União Soviética.
b
O Partido Comunista Brasileiro, depois de legalizado por Dutra, teve grande inuência no segundo Governo Vargas.
c
Após forte campanha intitulada O petróleo é nosso, em 1953, foi sancionada a lei de criação da Petrobrás.
d
Em seu segundo governo, iniciado em 1950, Getúlio deu impulso à siderurgia brasileira com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.
Código da questão
Q831Ca
04
A respeito do Plano Cruzado, caracterizado como um dos conjuntos de medidas econômicas mais signicativos no combate à inação, desequilíbrio que assolou a economia brasileira no século XX, assinale a opção correta.
a
A demissão de funcionários públicos e a privatização de empresas estatais atendiam ao ordenado pelo Fundo Monetário Internacional.
b
O plano levou ao consco monetário, inclusive de contas correntes e poupanças.
c
O cruzeiro foi substituído pela nova moeda, o cruzado, e os preços foram congelados.
d
O lançamento do Plano levou o Brasil a sua maior recessão econômica desde a década de 1960.
Código da questão
Q826Ca
05
Sobre a Coluna Prestes, um dos movimentos contrários à República Velha, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I Ao lado de Prestes, Getúlio Vargas era o outro grande líder da marcha pelo interior do Brasil.
II A Coluna foi formada por militares que haviam se rebelado no Rio Grande do Sul e São Paulo.
III Os principais rivais da Coluna eram os tenentes, cujo movimento resultou na reforma do exército.
IV Os integrantes marcharam por 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, sem conseguir apoio popular signicativo.
A quantidade de itens certos é igual a
a
1
b
2
c
3
d
4
Código da questão
Q835Ca
06
Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política (...); crise econômica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.
A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.
Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
a
aliança das Cortes de Lisboa com o chamado partido brasileiro que, por temer uma revolução popular, defendia a manutenção da subordinação do Brasil à Metrópole.
b
anulação das medidas liberais adotadas no Brasil, no Período Joanino, que, se, por um lado, prejudicaram a burguesia lusa ao romperem o monopólio comercial, por outro, beneficiaram tanto os ingleses quanto os grandes proprietários rurais brasileiros
c
neutralização, pelas Cortes de Lisboa, da pressão inglesa contra a recolonização, através do compromisso de manter os privilégios comerciais obtidos pela Inglaterra no Brasil, entre 1808 e 1821.
d
envio das forças militares da Santa Aliança para conduzir a Família Real de volta a Portugal, independente do desejo contrário dos brasileiros
e
envio de um representante direto das Cortes de Lisboa para o Rio de Janeiro, que obrigava os representantes das províncias brasileiras a responderem somente a ele
Código da questão
Q729Ca
07
De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
a
A meta síntese do projeto era a construção de Brasília, nova capital do País.
b
O Plano cou conhecido por ter privilegiado as ferrovias em detrimento das rodovias.
c
O Plano favoreceu a construção de vias de ligação nacional, caso da Transamazônica
d
O Plano incentivava os transportes, negligenciando setores como alimentação, educação e energia.
Código da questão
Q828Ca
08
Durante séculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os mercadores foram os principais intermediários entre o que vinha de fora e o que já existia no continente africano. O comércio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populações nativas, o que facilitou a transmissão de conhecimentos e crenças. A longo prazo, a presença de alguns africanos e estrangeiros e as relações estabelecidas provocaram grandes mudanças nas sociedades locais.
Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlântica e uma consequência desse contato, são, respectivamente,
a
fenícios e gregos e a entrada do cristianismo
b
árabes e indianos e o aspecto variado das cidades
c
portugueses e americanos e a compra de escravos
d
mestiços de árabes com populações nativas e a nova etnia:os suáilis
e
semitas e portugueses e a entrada da religião islâmica
Código da questão
Q723Ca
09
Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
a
A presença de tropas brasileiras foi decisiva em razão da existência da indústria aeronáutica brasileira, que já se destacava por meio de empresas como a Embraer.
b
Mais de 20 mil brasileiros zeram parte da Força Expedicionária Brasileira e lutaram na Itália.
c
Os soldados brasileiros pouco puderam fazer, porque chegaram à Europa quando a guerra já se havia encerrado.
d
A marinha brasileira desempenhou papel de destaque no dia da invasão da Normandia, denominado dia D.
Código da questão
Q833Ca
10
Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de História.
I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
II - Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
III - Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento apenas de uma disciplina.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é(são) objetivo(s) geral(ais) da História
a
I, apenas
b
III, apenas
c
I e II, apenas
d
II e III, apenas
e
I, II e III
Código da questão
Q724Ca
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