Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

  1. Código da questão: Q589Ca
    A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades ou compartimentos é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes. Essa classificação distingue três tipos de compartimentos: planaltos, planícies e depressões.
    (Magnoli, D. Geografia: a construção do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005)

    Associe os compartimentos de relevo às suas principais características:

    1. Planaltos.            2. Depressões.            3. Planícies.

    (     ) São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas.
    (     ) São áreas onde a deposição de sedimentos é predominante sobre os processos de erosão e realiza-se, essencialmente, pela ação das águas dos rios, dos lagos e do mar.
    (     ) Exibem predomínio de processos erosivos e se caracterizam por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas.

    A sequência está correta em:
  2. Código da questão: Q578Ca
    A média de anos de estudos do trabalhador brasileiro ainda é muito baixa e, no mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior escolaridade do trabalhador decorre
  3. Código da questão: Q139Ca
    Um ponto da superfície da Terra cuja latitude é de 90° N está localizado:
  4. Código da questão: Q143Ca
    O Brasil é uma república federativa formada pela União, pelos estados e pelos municípios. A Câmara dos Deputados e as Câmaras de Vereadores correspondem, respectivamente, aos níveis federativos:
  5. Código da questão: Q588Ca
    Considerando a atuação do Estado no processo de urbanização no Brasil, pode-se afirmar que:
  6. Código da questão: Q140Ca
    O trecho reto de uma estrada mede 2 cm em um mapa representado na escala 1:100.000. No terreno, a quantos km corresponde esse trecho da estrada?
  7. Código da questão: Q572Ca
    O patrimônio ambiental de um país é constituído pela sua natureza. No Brasil, esse patrimônio tem sido bastante ameaçado, especialmente
  8. Código da questão: Q583Ca
    Os conflitos no campo decorrem dos seguintes fatores, EXCETO:
  9. Código da questão: Q577Ca
    O Brasil nunca deixou de ter pobres, eles mudaram de lugar. Até a primeira metade do século XX, a população de menor renda do país estava localizada, em sua maioria, no campo. Na atualidade, a grande concentração de população de baixa renda encontra-se:
  10. Código da questão: Q584Ca
    Sobre a formação histórico-territorial e regionalização brasileira, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: Divisão Regional do Brasil (geoeconômica)

    1. Centro-Sul.
    2. Nordeste.
    3. Amazônia.   

    Características Regionais

    (     ) É a maior das três regiões geoeconômicas do Brasil e a região menos povoada. A maior parte dos movimentos migratórios dos últimos anos dirige-se a ela.
    (     ) É a região geoeconômica mais industrializada, povoada e urbanizada do país. Essa região é considerada o centro econômico do Brasil.
    (     ) Representa a região geoeconômica de ocupação mais antiga, onde atualmente podemos encontrar inúmeras marcas da colonização, presença da agroindústria açucareira e forte influência negra na população regional. Durante três séculos, essa região foi a mais rica e povoada do país.

    A sequência está correta em: