Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

  1. Código da questão: Q578Ca
    A média de anos de estudos do trabalhador brasileiro ainda é muito baixa e, no mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior escolaridade do trabalhador decorre
  2. Código da questão: Q141Ca
    Nos mapas do território brasileiro, para representar um curso dágua, além de linhas contínuas, utilizam-se, também, linhas tracejadas. A linha tracejada é empregada, principalmente, para representar rios:
  3. Código da questão: Q142Ca
    No extremo norte do território brasileiro situa-se uma unidade de relevo, com superfícies localizadas acima dos 300 m de altitude, tradicionalmente conhecida como Planalto:
  4. Código da questão: Q143Ca
    O Brasil é uma república federativa formada pela União, pelos estados e pelos municípios. A Câmara dos Deputados e as Câmaras de Vereadores correspondem, respectivamente, aos níveis federativos:
  5. Código da questão: Q2852Ca

    (Pref. Pinhalzinho/SC - 2011 - Pref. Pinhalzinho/SC) Considerando as noções de mecânica básica analise a seguinte situação: ao ligar o veículo, observa-se que a luz do termômetro acendeu, isso significa que:

  6. Código da questão: Q5848Ca

    (METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Sobre a importância da água para todos os seres vivos, julgue os itens a seguir em V ou F:

    I. Nos últimos anos mudanças no clima têm gerado alterações no regime de chuvas e na umidade relativa do ar, o que tem afetado a qualidade de vida das populações e levado a escassez de água.
    II. É necessário cessar o despejo de esgotos não tratados nos corpos d’água como uma forma de conservação.
    III. Cerca de 14% de toda a água doce do mundo se encontra no Brasil.

    É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  7. Código da questão: Q590Ca
    Nas alternativas abaixo marque V  para as verdadeiras e F para as falsas, segundo as convenções cartográficas consideradas como elementos planimétricos:

    (     ) Topografia terrestre.
    (     ) Solo.
    (     ) Hidrografia.
    (     ) Sistema viário. A sequência está correta em:

    A sequência está correta em:
  8. Código da questão: Q140Ca
    O trecho reto de uma estrada mede 2 cm em um mapa representado na escala 1:100.000. No terreno, a quantos km corresponde esse trecho da estrada?
  9. Código da questão: Q589Ca
    A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades ou compartimentos é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes. Essa classificação distingue três tipos de compartimentos: planaltos, planícies e depressões.
    (Magnoli, D. Geografia: a construção do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005)

    Associe os compartimentos de relevo às suas principais características:

    1. Planaltos.            2. Depressões.            3. Planícies.

    (     ) São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas.
    (     ) São áreas onde a deposição de sedimentos é predominante sobre os processos de erosão e realiza-se, essencialmente, pela ação das águas dos rios, dos lagos e do mar.
    (     ) Exibem predomínio de processos erosivos e se caracterizam por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas.

    A sequência está correta em:
  10. Código da questão: Q579Ca
     O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de