Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

  1. Código da questão: Q142Ca
    No extremo norte do território brasileiro situa-se uma unidade de relevo, com superfícies localizadas acima dos 300 m de altitude, tradicionalmente conhecida como Planalto:
  2. Código da questão: Q572Ca
    O patrimônio ambiental de um país é constituído pela sua natureza. No Brasil, esse patrimônio tem sido bastante ameaçado, especialmente
  3. Código da questão: Q140Ca
    O trecho reto de uma estrada mede 2 cm em um mapa representado na escala 1:100.000. No terreno, a quantos km corresponde esse trecho da estrada?
  4. Código da questão: Q592Ca
    Sobre as características da agricultura brasileira, no período colonial, é INCORRETO afirmar que:
  5. Código da questão: Q574Ca
    A maior área industrial do país, que produz mais empregos do que todos os outros complexos regionais e concentra os investimentos das grandes empresas, localiza-se
  6. Código da questão: Q143Ca
    O Brasil é uma república federativa formada pela União, pelos estados e pelos municípios. A Câmara dos Deputados e as Câmaras de Vereadores correspondem, respectivamente, aos níveis federativos:
  7. Código da questão: Q588Ca
    Considerando a atuação do Estado no processo de urbanização no Brasil, pode-se afirmar que:
  8. Código da questão: Q582Ca
    Dos elementos de identificação de um documento cartográfico expressos abaixo, assinale qual(is) contribui(em) para a compreensão direta do seu conteúdo:
  9. Código da questão: Q589Ca
    A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades ou compartimentos é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes. Essa classificação distingue três tipos de compartimentos: planaltos, planícies e depressões.
    (Magnoli, D. Geografia: a construção do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005)

    Associe os compartimentos de relevo às suas principais características:

    1. Planaltos.            2. Depressões.            3. Planícies.

    (     ) São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas.
    (     ) São áreas onde a deposição de sedimentos é predominante sobre os processos de erosão e realiza-se, essencialmente, pela ação das águas dos rios, dos lagos e do mar.
    (     ) Exibem predomínio de processos erosivos e se caracterizam por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas.

    A sequência está correta em:
  10. Código da questão: Q579Ca
     O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de