Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

  1. Código da questão: Q607Ca
    Uma nova medição realizada em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE foi responsável pela mudança do ponto considerado o mais alto do país que de pouco mais de 3 mil  metros de altitude passou a ter pouco mais de 2900  metros. Localizado na região Norte brasileira, recebe a denominação de:
  2. Código da questão: Q584Ca
    Sobre a formação histórico-territorial e regionalização brasileira, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: Divisão Regional do Brasil (geoeconômica)

    1. Centro-Sul.
    2. Nordeste.
    3. Amazônia.   

    Características Regionais

    (     ) É a maior das três regiões geoeconômicas do Brasil e a região menos povoada. A maior parte dos movimentos migratórios dos últimos anos dirige-se a ela.
    (     ) É a região geoeconômica mais industrializada, povoada e urbanizada do país. Essa região é considerada o centro econômico do Brasil.
    (     ) Representa a região geoeconômica de ocupação mais antiga, onde atualmente podemos encontrar inúmeras marcas da colonização, presença da agroindústria açucareira e forte influência negra na população regional. Durante três séculos, essa região foi a mais rica e povoada do país.

    A sequência está correta em:
  3. Código da questão: Q148Ca
    Analise a definição de região metropolitana, para o Brasil.

    'Região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamento de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
    IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2002.

    Acerca das regiões metropolitanas brasileiras, assinale o aspecto que pode ser acrescentado à definição acima, mantendo-a correta.
  4. Código da questão: Q580Ca
    O federalismo é uma forma de organização das instituições políticas que tem por objetivo fundamental acomodar as tensões decorrentes da necessidade de uma união das diferenças para formar uma unidade, ambas organizadas territorialmente. Uma característica da federação brasileira, que a diferencia das  outras, é a:
  5. Código da questão: Q144Ca
    De acordo com o papel exercido pelas cidades no espaço geográfico brasileiro, define-se uma hierarquia urbana. Tendo em vista a classificação feita pelo IBGE, assinale a opção que contém, respectivamente, exemplos de metrópole nacional e regional.
  6. Código da questão: Q588Ca
    Considerando a atuação do Estado no processo de urbanização no Brasil, pode-se afirmar que:
  7. Código da questão: Q579Ca
     O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de
  8. Código da questão: Q581Ca
    O mapa é uma forma de registrar elementos (ou fenômenos) selecionados na superfície da Terra. A identificação dos elementos mapeados é feita por símbolos que permitem fazer a leitura do mapa. Esses símbolos estão representados na
  9. Código da questão: Q2852Ca

    (Pref. Pinhalzinho/SC - 2011 - Pref. Pinhalzinho/SC) Considerando as noções de mecânica básica analise a seguinte situação: ao ligar o veículo, observa-se que a luz do termômetro acendeu, isso significa que:

  10. Código da questão: Q146Ca
    Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):