Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

  1. Código da questão: Q146Ca
    Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
  2. Código da questão: Q590Ca
    Nas alternativas abaixo marque V  para as verdadeiras e F para as falsas, segundo as convenções cartográficas consideradas como elementos planimétricos:

    (     ) Topografia terrestre.
    (     ) Solo.
    (     ) Hidrografia.
    (     ) Sistema viário. A sequência está correta em:

    A sequência está correta em:
  3. Código da questão: Q141Ca
    Nos mapas do território brasileiro, para representar um curso dágua, além de linhas contínuas, utilizam-se, também, linhas tracejadas. A linha tracejada é empregada, principalmente, para representar rios:
  4. Código da questão: Q584Ca
    Sobre a formação histórico-territorial e regionalização brasileira, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: Divisão Regional do Brasil (geoeconômica)

    1. Centro-Sul.
    2. Nordeste.
    3. Amazônia.   

    Características Regionais

    (     ) É a maior das três regiões geoeconômicas do Brasil e a região menos povoada. A maior parte dos movimentos migratórios dos últimos anos dirige-se a ela.
    (     ) É a região geoeconômica mais industrializada, povoada e urbanizada do país. Essa região é considerada o centro econômico do Brasil.
    (     ) Representa a região geoeconômica de ocupação mais antiga, onde atualmente podemos encontrar inúmeras marcas da colonização, presença da agroindústria açucareira e forte influência negra na população regional. Durante três séculos, essa região foi a mais rica e povoada do país.

    A sequência está correta em:
  5. Código da questão: Q588Ca
    Considerando a atuação do Estado no processo de urbanização no Brasil, pode-se afirmar que:
  6. Código da questão: Q578Ca
    A média de anos de estudos do trabalhador brasileiro ainda é muito baixa e, no mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior escolaridade do trabalhador decorre
  7. Código da questão: Q585Ca
    Sobre a temática desemprego marque para as  afirmativas verdadeiras e F  para as falsas:

    (     ) As inovações tecnológicas introduzidas nas indústrias aumentaram a produtividade; por outro lado, reduziram os empregos, o que implica sérias questões sociais.
    (     ) Os computadores e as novas tecnologias pouco diminuem a participação humana no processo produtivo.
    (     ) As inovações tecnológicas do passado acabaram com alguns postos de trabalho, mas deram origem a outros, em novos setores da economia.

    A sequência está correta em:
  8. Código da questão: Q142Ca
    No extremo norte do território brasileiro situa-se uma unidade de relevo, com superfícies localizadas acima dos 300 m de altitude, tradicionalmente conhecida como Planalto:
  9. Código da questão: Q577Ca
    O Brasil nunca deixou de ter pobres, eles mudaram de lugar. Até a primeira metade do século XX, a população de menor renda do país estava localizada, em sua maioria, no campo. Na atualidade, a grande concentração de população de baixa renda encontra-se:
  10. Código da questão: Q587Ca
    Sobre os fatores que proporcionam a ocorrência de climas quentes e úmidos no Brasil, marque a alternativa INCORRETA: