Escriturário

Prepare-se com questões de Escriturário

  1. Código da questão: Q53Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco

  2. Código da questão: Q56Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - No que se refere ao atendimento prioritário nas agências bancárias definido por lei, analise as condições a seguir.

    I - Idosos com idade igual ou superior a sessenta anos
    II - Gestantes e lactantes
    III - Pessoas portadoras de deficiências
    IV - Pessoas com crianças de colo
    Devem receber atendimento prioritário os que se enquadram na(s) condição(ões)

  3. Código da questão: Q54Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - Ao celebrar contrato de mútuo com o Banco Toada, o mutuário contratou também um seguro de crédito e restou pactuado que eventual discussão acerca do contrato deveria ser feita obrigatoriamente por meio da arbitragem.
    Nesse caso, o contrato de mútuo

  4. Código da questão: Q51Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - Em redações oficiais, é certo

  5. Código da questão: Q48Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - As Companhias ou Sociedades Anônimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas. São classificadas como abertas quando

  6. Código da questão: Q49Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - As operações de garantia bancária são operações em que o banco se solidariza com o cliente em riscos por este assumidos.
    O aval bancário, por exemplo, é uma garantia que gera

  7. Código da questão: Q42Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - Para financiar suas necessidades de curto prazo, algumas empresas utilizam linhas de crédito abertas com determinado limite cujos encargos são cobrados de acordo com sua utilização, sendo o crédito liberado após a entrega de duplicatas, o que garantirá a operação.

    Esse produto bancário é o

  8. Código da questão: Q38Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.

    Em relação a esse órgão, considere as atribuições abaixo.

    I Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Nacional de Seguros Privados.
    II Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.
    III Regular e fiscalizar as operações de compra e venda de ações e títulos públicos realizadas no mercado balcão.
    IV Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização por meio de aporte de capital, quando necessário.
    V Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.

    São atribuições da SUSEP APENAS

  9. Código da questão: Q41Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - A letra de câmbio é o instrumento de captação específico das sociedades de crédito, financiamento e investimento, sempre emitida com base em uma transação comercial e que, posteriormente ao aceite, é ofertada no mercado financeiro. A letra de câmbio é caracterizada por ser um título

  10. Código da questão: Q52Ca

    Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - José é correntista do Banco da Brasil há dois anos e tem crédito disponível para utilização no cheque especial. No mês de dezembro, José  ultrapassou seu limite de crédito.
    Seu nome, após prévia notificação, foi inscrito em cadastro restritivo de crédito e seu contrato foi encaminhado ao Jurídico para a propositura de ação judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano.
    Nesse caso, há alguma ilegalidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?