Enfermeiro

Prepare-se com questões de Enfermeiro

  1. Código da questão: Q6055Ca

    (EXAMES - 2011 - Pref. Mogeiro/PB) O processo físico ou químico que elimina todas as formas de vida microbiana, incluindo esporos bacterianos é:

  2. Código da questão: Q4044Ca

    (FUNCAB - 2012 - Pref. Magé/RJ) O pneumotórax espontâneo está relacionado com:

  3. Código da questão: Q3822Ca

    (FAFIPA - 2011 - Pref. Cariacica/ES) A espirometria é utilizada para avaliar a obstrução do fluxo de ar, o qual é determinado pela proporção do VEF1 (volume de ar que o paciente pode expirar forçadamente em 1 segundo) e capacidade vital forçada (CVF). Com a obstrução, o paciente apresenta dificuldade em expirar ou não consegue expirar forçadamente o ar a partir dos pulmões, reduzindo o VEF1. A doença pulmonar obstrutiva é definida como uma proporção de VEF1/CVF inferior a 70%. Com base no enunciado relacione as colunas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

    Estágio da DPOC

    1. Estágio 0.

    2. Estágio I (DPOC branda).

    3. Estágio II (DPOC moderada).

    4. Estágio III (DPOC grave).

     

    Características

    ( ) VEF1/CVF < 70%, VEF1 < 30% do previsto ou VEF1 < 50% do previsto mais insuficiência respiratória ou sinais clínicos de insuficiência cardíaca direita.

    ( ) Espirometria normal, sintomas crônicos de tosse, produção de escarro.

    ( ) VEF1/CVF < 70%, VEF1  80% do previsto; pode ter ou não os sintomas crônicos de tosse, produção de escarro.

    ( ) VEF1/CVF < 70%, VEF1 entre 30 e 80% do previsto; pode ter ou não os sintomas crônicos de tosse, produção de escarro.

     

  4. Código da questão: Q5131Ca

    (ACAPLAM - 2011 - Pref. Galinhos/RN) A hanseníase ainda é uma doença de grande destaque para a saúde pública brasileira e deve ser priorizada por todos os profissionais de saúde visando o seu controle. De acordo com o Ministério da Saúde, em relação á hanseníase assinale a alternativa correta:

  5. Código da questão: Q5959Ca

    (MSCONCURSOS - 2011 - FSPSCE - Pref. Esteio/RS) Consoante estabelece a Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem:

    I – À redução do risco de doença e de outros agravos.

    II – Ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    III – À descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

    IV – À participação da comunidade.

    Assinale a alternativa CORRETA:

  6. Código da questão: Q3084Ca

    (INSTITUTO CIDADES - 2010 - AGECOM) Funcionários expostos a ruídos devem periodicamente submeter-se a exames e controles. Um dos procedimentos é:

  7. Código da questão: Q5180Ca

    (IDECAN - 2011 - Pref. Paulo Jacinto/AL) O Enfermeiro, no atendimento de emergência, deve estabelecer prioridades, monitorizar e avaliar continuamente o paciente e supervisionar a equipe para que os objetivos sejam alcançados. Num atendimento de emergência a um paciente com choque hipovolêmico, avalie seus sinais e sintomas e assinale a alternativa INCORRETA:

  8. Código da questão: Q6696Ca

    (PERSONA - 2011 - Pref. Jales/SP) Sobre doenças sexualmente transmissíveis marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s):

    ( ) Doenças sexualmente transmitidas ou DSTs, são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não-sexuais de transmissão são menos freqüentes. 

    ( ) As doenças venéreas e qualquer outro tipo de doença adquirida pelo contato sexual são. considerados doenças sexualmente transmissíveis (DST). Este conceito foi ampliado, com a inclusão de alguns problemas de pele e enteropatias, porque se constatou que o contato sexual tem grande influência na transmissão dessas doenças.

    ( ) A transmissão de todas as doenças sexualmente transmissíveis não ocorre através do contato íntimo com a pessoa infectada, porque todos os organismos causadores morrem rapidamente se forem removidos do corpo humano. Apesar da área de contato ser normalmente as genitais, a prática de sexo anal e oral pode também causarinfecções. 

    ( ) A natureza epidêmica das doenças sexualmente transmitidas as torna de fácil controle. Algumas autoridades em saúde pública atribuem o aumento no número de casos destas doenças ao aumento de atividade sexual.

    A seqüência correta é:

  9. Código da questão: Q6343Ca

    (PL CONSULTORIA - 2011 - Pref. Almirante Tamandaré do Sul/RS) Com relação ao Programa Nacional de Imunização, assinale a alternativa correta:

  10. Código da questão: Q3478Ca

    (CONSEP - 2011 - Pref. Jurumenha/PI) A epidemiologia pode ser definida como uma subdivisão das ciências da saúde que analisa a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relativos à saúde na população. Acerca desse tema, assinale aalternativa CORRETA.