Enfermeiro

Prepare-se com questões de Enfermeiro

  1. Código da questão: Q3609Ca

    (GRUPO ATAME - 2012 - Pref. Alto Araguaia/MT) A montagem de uma bandeja pode contar com o elemento criatividade e estar atrelada a maior ou menor oferta de componentes em função da disponibilidade de materiais da unidade de serviço médico. Hospitais com mais verbas dispõem de possibilidades diferenciadas dos que têm que administrar recursos escassos. Contudo, cada técnica exige um mínimo de componentes em sua bandeja, os quais não podem faltar sob pena de comprometer o procedimento. Em relação a uma bandeja de preparo de medicação oral é correto afirmar que fazem parte da mesma os seguintes elementos básicos, exceto:

  2. Código da questão: Q3815Ca

    (FAFIPA - 2011 - Pref. Cariacica/ES) A urolitíase refere-se aos cálculos no trato urinário que são formados quando as concentrações urinárias de certas substâncias aumentam. Sobre as manifestações clínicas do paciente com urolitíase, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para falso, e a seguir, assinale a alternativa correta.
    ( ) Pielonefrite e cistite com calafrios, febre e disúria podem ocorrer a partir da irritação constante pelo cálculo.
    ( ) Os cálculos na pelve renal podem estar associados a uma dor intensa e profunda na região costovertebral.
    ( ) A dor originária na área renal irradia-se posteriormente e para cima no sentido da bexiga, na mulher, e no sentido dos testículos, no homem.
    ( ) Os cálculos alojados no uréter provocam dor aguda, excruciante, em cólica, semelhante a uma onda, que se irradia para baixo na coxa e até a genitália.
    ( ) Em geral, o paciente elimina espontaneamente cálculos de 1 a 4 cm de diâmetro, maiores que isso devem ser removidos ou fragmentados por litotripsia.

  3. Código da questão: Q4669Ca

    (SPDM - 2012 - SAMU/SC) Sobre as Unidades Não-Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências, pode-se afirmar que:

  4. Código da questão: Q4447Ca

    (CETAP - 2011 - Pref. Belém/PA) - Marque a alternativa que corresponde as características
    básicas do planejamento estratégico:

  5. Código da questão: Q4586Ca

    (COMPERVE/UFRN - 2012 - Câmara de Mossoró/RN) As metas da Diálise Peritoneal (DP) são remover as substância tóxicas e os resíduos
    metabólicos e restabelecer o equilíbrio hidroeletrolítico normal do paciente.
    Com relação a Diálise Peritoneal, afirma-se:
    I - O peritônio, membrana serosa que cobre órgãos abdominais, é utilizado como a membrana semipermeável.
    II - Os produtos residuais se movem de uma área de menor concentração (o suprimento sanguíneo peritoneal) para uma área de maior concentração (cavidade peritoneal).
    III - A ultrafiltração (remoção de água) acontece na DP através de um gradiente de difusão criado por meio de um dialisado com maior concentração de cloreto de sódio a 10%.
    IV - A DP envolve uma série de trocas ou ciclos. Uma troca é definida como a infusão, a retenção e a drenagem do dialisado.
    V - A peritonite é a complicação mais comum e mais grave da DP caracteriza-se pela drenagem de dialisado turvo, dor abdominal difusa e hipersensibilidade por rechaço.
    Estão corretas as afirmativas

  6. Código da questão: Q3267Ca

    (ACAPLAM - 2010 - Pref. Ielmo Marinho/RN)Ao final do dia de trabalho numa sala de vacina o enfermeiro supervisiona atividades corretas, como:

  7. Código da questão: Q5018Ca

    (MSCONCURSOS - 2011 - Pref. Assaí/PR) Várias técnicas, isoladas ou combinadas, são utilizadas para garantir a eficácia dos processos de preparo, acondicionamento e esterilização de materiais. Sobre esses processos, é correto afirmar que:

  8. Código da questão: Q3641Ca

    (UFF/COSEAC - 2012 - UFF) É uma das atribuições da equipe de Atenção Básica no atendimento aos portadores de HIV/AIDS e
    outras DST na comunidade:

  9. Código da questão: Q6402Ca

    (MSCONCURSOS - 2011 - Pref. São Borja/RS) Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. O tratamento deve ser feito sem interrupção, diariamente. Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados. Sobre o esquema terapêutico, marque a alternativa CORRETA.

  10. Código da questão: Q5181Ca

    (IDECAN - 2011 - Pref. Paulo Jacinto/AL) A Lei Orgânica do município de Paulo Jacinto estabelece que o vencimento dos servidores públicos são: