Assistente Social

Prepare-se com questões de Assistente Social

  1. Código da questão: Q701Ca
    Assinale a alternativa que apresenta uma das competências do Sistema Único de Saúde, definidos na lei 8.080/90.
  2. Código da questão: Q687Ca
    A análise da cultura política brasileira mostra que a consolidação da cidadania entre nós tem como um de seus entraves:
  3. Código da questão: Q1967Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Leia com atenção as seguintes afirmativas sobre o processo de sistematização da prática:
    I A sistematização da prática profissional constitui um processo que requer uma condução teórico metodológica diferenciada da própria intervenção profissional.
    II – Trata-se de um processo de natureza teórica que tem como objeto de reflexão a própria prática profissional.
    III – Não há qualquer preocupação no processo de sistematização com a realimentação teórica da própria prática profissional.
    Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  4. Código da questão: Q1956Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Nas metodologias de ação do serviço social, o estudo social emerge como instrumental ético, político e operativo que alarga as competências técnicas e teóricas do assistente social. Acerca desse assunto assinale a opção correta.

  5. Código da questão: Q1957Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Sobre o SUAS – Sistema Único da Assistência Social, analise os itens abaixo.
    I. o Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante renda mensal a pessoas idosas – a partir de 65 anos – e pessoas com deficiência – de qualquer idade –, que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência ou de têla provida pela família.
    II. o Benefício de Prestação Continuada (BPC) amplia o acesso a políticas sociais com o BPC na Escola para a educação de beneficiários com deficiência de até 18 anos.
    III. o Benefício de Prestação Continuada (BPC) amplia o acesso a políticas sociais com o BPC Idoso para beneficiários com deficiência a partir de 65 anos.
    IV. Um dos objetivos específicos do Projovem Adolescente Serviço Socioeducativo é o de promover a preparação dos jovens para o mundo do trabalho, por meio da apropriação de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e reconhecimento de aptidões e interesses, com vistas à construção de um projeto pessoal de futuro profissional.
    V. Um dos objetivos específicos do Projovem Adolescente Serviço Socioeducativo é o de estimular a reflexão sobre a relação entre ser humano e natureza, contribuindo para a construção de uma visão crítica e proativa sobre a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
    Assinale a opção que apresentar todos os itens corretos.

  6. Código da questão: Q1938Ca

    (AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Analise as assertivas sobre a trajetória da Assistência Social nas Políticas Sociais. E, após assinale a alternativa correta.

    I. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do Brasil juntamente com a Educação e a Saúde.
    II. No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta emergia para a sociedade, era tratada como “caso de polícia” e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos. Dessa forma a pobreza era tratada como disfunção individual.
    III. A primeira grande regulação da assistência social no país foi a instalação do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS.
    IV. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do País e foi a primeira política a ser regulamentada.

  7. Código da questão: Q2012Ca

    (Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) Um pediatra, ao realizar uma consulta, suspeitou que a criança estivesse sofrendo maus-tratos. Medicou-a, orientou a mãe e as liberou em seguida. Diante da dúvida, não notificou às autoridades competentes.
    Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069/1990, tal atitude:

  8. Código da questão: Q686Ca
    Na contemporaneidade, são comuns as exigências para o desenvolvimento de trabalho em equipe interdisciplinar. Inserido num espaço assim constituído, o Assistente Social deve ter sua postura profissional baseada em:
  9. Código da questão: Q2063Ca

    (Instituto Graça Aranha - 2012 - Prefeitura de Vitório Freire/MA) O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) comporta quatro tipos de gestão: dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União. No que diz respeito à gestão municipal é correto afirmar:

  10. Código da questão: Q1890Ca

    (Ferreira Moura - 2012 - Prefeitura de Arapoti/PR) A história das políticas sociais no Brasil foram influenciadas por mudanças econômicas e políticas que ocorreram tanto no plano nacional como internacional. Qual período histórico brasileiro que nos referimos à política social do regime tecnocráticomilitar, incluindo a fase de abertura política: