Assistente Social

Prepare-se com questões de Assistente Social

  1. Código da questão: Q1918Ca

    (Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) Abordar expressões da questão social brasileira na atualidade é enfrentar uma temática ampla e complexa. A autora YAZBEK (2004), ao analisar a questão social contemporânea privilegia três indicadores centrais:

  2. Código da questão: Q1902Ca

    (Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) Ao analisar as propostas de combate a pobreza no atual estágio do capitalismo na sociedade contemporânea, surge uma tendência que segundo Ademir Silva (2004) faz apelo a “responsabilidade social, ao compromisso com a preservação ambiental, à compatibilização economicamente correta do lucro com a ética”. Esse conceito refere-se a:

  3. Código da questão: Q1951Ca

    (AOCP - 2012 - Prefeitura de CAMAÇARI/BA) Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma
    proibição ao servidor enunciada explicitamente na
    Lei Municipal 407/98 (Estatuto do Servidor).

  4. Código da questão: Q2032Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Morro do Chapéu) Quanto à trajetória do Serviço Social nos Estados Unidos è INCORRETO afirmar:

  5. Código da questão: Q685Ca
    São considerados modelos clássicos da prática profissional:
  6. Código da questão: Q1958Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) De acordo com o SUAS, é necessário fazer um recorte da realidade social em “regiões homogêneas, integradas na perspectiva da intersetorialidade; com transferência de poder de decisão, de competências e de recursos; com autonomia das administrações dos microespaços na elaboração de diagnósticos sociais, diretrizes, metodologias, formulação, implementação, execução, monitoramento, avaliação e sistema de informação das ações definidas, com garantia de canais de participação local.

    A explicação acima diz respeito a:

  7. Código da questão: Q1935Ca

    (AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) A Lei 8.069/90 assegura a crianças e adolescentes a prioridade de atendimento em saúde, logo, o tratamento em saúde mental, garantindo-o entre os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Esta lei, prevê, ainda, que, diante de um quadro de desequilíbrio entre os fatores que constituem a saúde do indivíduo infanto-juvenil, quer seja ele diagnosticado como transtorno mental, quer seja este decorrente e/ou associado ou não ao uso de substâncias psicoativas, tal situação de desarmonia poderá constituir, além de um possível comprometimento psicopatológico, clinicamente
    considerado, também uma situação caracterizada pelo diploma especial protetivo como de risco pessoal e/ou social. Essa chamada situação de risco (pessoal/social), a qual supõe a ameaça ou a violação de direitos de crianças e jovens, pode ser ocasionado, EXCETO

  8. Código da questão: Q1994Ca

    (Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) “A instituição do regime federativo direciona e formaliza, nas mesmas bases, a organicidade das instituições constitucionais da saúde, da previdência e da assistência social” . Sob essa lógica, a implementação e o controle das políticas sociais se fazem a partir:

  9. Código da questão: Q1885Ca

    (Ferreira Moura - 2012 - Prefeitura de Arapoti/PR) O benefício de prestação continuada é a garantia de 1 (um) salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso. Para efeito da concessão deste benefício, a pessoa portadora de deficiência é aquela:

  10. Código da questão: Q2058Ca

    (Comperve - 2012 - Câmara de Mossoró/RN) A Política Nacional de Assistência Social incorporou os conceitos de “vulnerabilidade” e “risco social”. A necessária problematização desses conceitos no contexto da sociedade capitalista exige compreendê-los como