Assistente Social

Prepare-se com questões de Assistente Social

  1. Código da questão: Q1923Ca

    (Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) Segundo Mioto (2001), a perícia social é um instrumento que tem um caráter técnico especializado requisitado ao profissional do Serviço Social para exame de determinadas situações sociais. A perícia social pode ser solicitada ao profissional em diferentes áreas como: judiciário, saúde, assistência social, previdência, educação dentre outras. Esse instrumento é composto de determinados documentos ou partes essenciais. Quanto a essa assertiva marque a alternativa INCORRETA.

  2. Código da questão: Q2029Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Brasiléia) O Serviço Social tem na “questão social” a sua base de requisição profissional. A entrada do neoliberalismo, no cenário mundial, provocou segundo Iamamoto (2001):

  3. Código da questão: Q1904Ca

    (Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) Para Carvalho (1999), no atual contexto globalizado a gestão da política social apresenta uma modalidade denominada de gestão social participativa que prevê:

  4. Código da questão: Q2065Ca

    (Instituto Graça Aranha - 2012 - Prefeitura de Vitório Freire/MA) São deveres do assistente social em sua relação com o usuário previsto no Capítulo I, Título III, Artigo 5º do Código de Ética Profissional do Assistente Social:

    I. Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
    II. Fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e
    as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional.
    III. Participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
    IV. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando
    democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais,
    resguardando os princípios do código. São verdadeiras as afirmativas:

  5. Código da questão: Q1936Ca

    (AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) A cidadania é notoriamente um termo associado à vida em sociedade e está ligada aos estudos que enfocam a política e as próprias condições de seu exercício, que tem na igualdade e liberdade seu principio básico, garantindo aos cidadãos, a livre atuação civil, econômica e política. Conforme Gentilli (1998), a noção de cidadania possui uma interconexão com o Serviço Social, fazendo com que ambos não possam se separar. Esta interconexão está centrada na execução das políticas sociais onde a profissão atua, pautando direitos, acessando programas e benefícios sociais para as pessoas que se apresentam perante o Serviço Social como usuários destas políticas. Assinale a alternativa que NÃO deve estar na pauta do Assistente Social para a conquista da cidadania.

  6. Código da questão: Q1912Ca

    (Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) O artigo 194 da Constituição Federal de 1988 define objetivos para a seguridade social. Quanto aos objetivos todos os itens listados abaixo estão corretos EXCETO:

  7. Código da questão: Q2000Ca

    (Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) Em situações de calamidade pública, é dever do Assistente Social segundo o código de ética que o rege:

  8. Código da questão: Q1929Ca

    (AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) De acordo com o Artigo 10º do Estatuto do Idoso "É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis." Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. O direito à liberdade compreende quais dos seguintes aspectos:
    I. Faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
    II. Faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
    III. Crença e culto religioso.

    IV. Participação inquestionável na vida política.

  9. Código da questão: Q1968Ca

    (Goioerê - 2012 - Prefeitura Goioerê/PR) Historicamente a origem do Serviço Social como profissão tem a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão subjacentes. Julgue os itens abaixo como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida assinale a alternativa correta.

    I - É uma profissão que nasce articulada com um projeto de hegemonia do poder burguês, gestada sob o manto de uma grande contradição que impregnou suas entranhas, pois produzida pelo capitalismo industrial, nele imersa e com ele identificada, buscou afirmar-se como uma prática humanitária, sancionada pelo Estado e protegida pela Igreja, como uma mistificadora ilusão de servir.
    II - Surge com uma identidade atribuída, que expressava uma síntese das práticas sociais pré-capitalistas, repressoras e controlistas, e dos mecanismos e estratégias produzidas pela classe dominante para garantir a marcha expansionista e a definitiva consolidação do sistema capitalista.
    III - Como categoria histórica, social e política, o serviço social nasce com o movimento final do feudalismo, passando pelo mercantilismo, adentrando o capitalismo mais especificamente, para eliminar a desigualdade existente entre a classe dos trabalhadores e a burguesia.
    A alternativa correta é:

  10. Código da questão: Q1953Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Marque a alternativa que constitui atribuição privativa do assistente social, segundo a Lei 8.662/93.