Assistente Social

Prepare-se com questões de Assistente Social

  1. Código da questão: Q862Ca
    O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) é uma política pública social de implementação do atendimento das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foi fruto de um longo debate e problematiza um tema que tem mobilizado a opinião pública, a mídia e diversos setores da sociedade: o que deve ser feito no enfrentamento das situações de violência que envolvem os adolescentes, seja como autores do ato infracional, seja como vítimas da violação de direitos a que estão expostos no cumprimento de medidas socioeducativas.

    Considerando as informações do texto e os principais enfoques do Sinase, assinale a opção correta.
  2. Código da questão: Q1959Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Assinale a alternativa que apresenta somente programas que, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), constituem Programas de Assistência Social.

  3. Código da questão: Q1929Ca

    (AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) De acordo com o Artigo 10º do Estatuto do Idoso "É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis." Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. O direito à liberdade compreende quais dos seguintes aspectos:
    I. Faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
    II. Faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
    III. Crença e culto religioso.

    IV. Participação inquestionável na vida política.

  4. Código da questão: Q691Ca
    No âmbito das estratégias governamentais de enfrentamento à pobreza, foi instituído o Bolsa Família, que se propõe a proteger o grupo familiar como um todo, mediante transferência de renda. Na fase de implementação desse programa a prática do  Assistente Social inclui vários procedimentos, exceto:
  5. Código da questão: Q1992Ca

    (Cefet - 2012 - Prefeitura Palmas de Monte Alto) Segundo Iamamoto (2007), nas últimas décadas, o Serviço Social brasileiro redimensionou-se num forte embate contra o tradicionalismo profissional e seu lastro conservador, adequando criticamente a profissão às exigências do seu tempo, qualificando-se teoricamente. A luz dessa assertiva, pode-se afirmar, dentre outros, como avanços alcançados pela categoria a

  6. Código da questão: Q2031Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Brasiléia) Dentre as referencias de sustentação do Projeto Ético-Politico do Serviço Social temos, exceto:

  7. Código da questão: Q1926Ca

    (AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Sobre as entidades que desenvolvem programas de internação a crianças e adolescentes. Assinale a alternativa que NÃO é uma de suas obrigações.

  8. Código da questão: Q2006Ca

    (Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) Na proteção social de Assistência Social, conforme preconizado no SUAS, o princípio que significa “o reconhecimento da presença de múltiplos fatores sociais e econômicos, que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social”, é:

  9. Código da questão: Q1969Ca

    (Goioerê - 2012 - Prefeitura Goioerê/PR) Com base no enunciado abaixo, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa que o complementa teoricamente:
    Considerando a inserção do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, a realização de um conjunto de atividades pelo assistente social permite que este seja visto como um mediador entre as classes

  10. Código da questão: Q697Ca
    De acordo com o ECA, no artigo 13, os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, contra a criança ou adolescente, serão obrigatoriamente comunicados: