Assistente Social

Prepare-se com questões de Assistente Social

  1. Código da questão: Q1994Ca

    (Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) “A instituição do regime federativo direciona e formaliza, nas mesmas bases, a organicidade das instituições constitucionais da saúde, da previdência e da assistência social” . Sob essa lógica, a implementação e o controle das políticas sociais se fazem a partir:

  2. Código da questão: Q1984Ca

    (Cefet - 2012 - Prefeitura Palmas de Monte Alto) Sobre a Lei Federal n° 8.142/90, é correto afirmar que

  3. Código da questão: Q864Ca
    Algumas competências gerais são fundamentais para a compreensão do contexto sócio-histórico. São essas competências que permitem ao profissional realizar a análise crítica da realidade, para, a partir daí, estruturar seu trabalho e estabelecer as competências e atribuições específicas necessárias ao enfrentamento das situações e demandas sociais que se apresentam em seu cotidiano. As competências específicas dos assistentes sociais, no âmbito da Política de Assistência Social, abrangem diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis.

    Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) na  Política de Assistência Social. Brasília: CFP/CFESS, 2007  
    (com adaptações).

    No âmbito da Política de Assistência Social, é correto afirmar que intervenção do assistente social é uma dimensão
  4. Código da questão: Q2066Ca

    (Instituto Graça Aranha - 2012 - Prefeitura de Vitório Freire/MA) Segundo FAVERO (et al, 2005) em sua prática o Assistente Social se utiliza de instrumentos técnico-operativos. Sobre estes é correto afirmar.

  5. Código da questão: Q2031Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Brasiléia) Dentre as referencias de sustentação do Projeto Ético-Politico do Serviço Social temos, exceto:

  6. Código da questão: Q1952Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Nas alternativas abaixo, assinale aquela que constitui competência do assistente social, segundo a Lei nº 8.662/93.

  7. Código da questão: Q1974Ca

    (Goioerê - 2012 - Prefeitura Goioerê/PR) Destacando que, dada a multiplicidade de interesses contraditórios que confluem para determinar o campo das políticas sociais, a necessidade de construção de consensos em torno de valores compartilhados, e aos
    imperativos de redistribuição de riqueza e poder implicados, é imprescindível pensar que a gerência social tem que se afastar do modelo tecnocrático e buscar um novo modelo, adequado às especificidades deste campo. Considerando o enunciado, assinale a alternativa que Não complementa a discussão.

  8. Código da questão: Q2051Ca

    (Reis Auditores - 2012 - Prefeitura de Uberlândia) A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é:

  9. Código da questão: Q1953Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Marque a alternativa que constitui atribuição privativa do assistente social, segundo a Lei 8.662/93.

  10. Código da questão: Q1968Ca

    (Goioerê - 2012 - Prefeitura Goioerê/PR) Historicamente a origem do Serviço Social como profissão tem a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão subjacentes. Julgue os itens abaixo como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida assinale a alternativa correta.

    I - É uma profissão que nasce articulada com um projeto de hegemonia do poder burguês, gestada sob o manto de uma grande contradição que impregnou suas entranhas, pois produzida pelo capitalismo industrial, nele imersa e com ele identificada, buscou afirmar-se como uma prática humanitária, sancionada pelo Estado e protegida pela Igreja, como uma mistificadora ilusão de servir.
    II - Surge com uma identidade atribuída, que expressava uma síntese das práticas sociais pré-capitalistas, repressoras e controlistas, e dos mecanismos e estratégias produzidas pela classe dominante para garantir a marcha expansionista e a definitiva consolidação do sistema capitalista.
    III - Como categoria histórica, social e política, o serviço social nasce com o movimento final do feudalismo, passando pelo mercantilismo, adentrando o capitalismo mais especificamente, para eliminar a desigualdade existente entre a classe dos trabalhadores e a burguesia.
    A alternativa correta é: