Assistente social

Prepare-se com questões de Assistente social

01

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - As fortes resistências que a evolução do movimento de Reconceituação na América Latina encontrou, por volta de 1975, tiveram por motivo:

Código da questão
Q8792Ca
02

(AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Assinale a alternativa correta. O programa permanente para formação de recursos humanos para a reforma psiquiátrica tem como objetivo

Código da questão
Q1941Ca
03

(Cefet - 2012 - Prefeitura Palmas de Monte Alto) A regulamentação legal do projeto profissional se materializa no Código de Ética Profissional do Assistente Social, na Lei da Regulamentação da Profissão e na proposta das Diretrizes Curriculares para a Formação
Profissional. Com base nessa afirmação, é verdadeiro o que se afirma em

Código da questão
Q1990Ca
04 A partir da década de 1990, a descentralização passa a ser uma diretriz central no campo das políticas sociais no Brasil. No modelo descentralizado:
Código da questão
Q698Ca
05

(AOCP - 2020 - Prefeitura de Recife - PE - Assistente Social) - As relações entre determinantes sociais e saúde consistem em estabelecer uma hierarquia de determinações entre fatores mais distais e mais proximais relacionados diretamente ao modo de vida, sendo distintos os fatores que afetam a situação de saúde de grupos e de pessoas. A análise dos determinantes sociais de saúde permite intervenções no sentido de ampliar políticas públicas que possam reduzir as iniquidades, desigualdades consideradas injustas e avançar para políticas de saúde no sentido da

Código da questão
Q59903Ca
06

(AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Segundo Vasconcelos (2007) o trabalho do Assistente Social mediado pelo debate teórico do Serviço Social e da Saúde teve sua gênese:

Código da questão
Q1932Ca
07

(AOCP - 2020 - Prefeitura de Recife - PE - Assistente Social) - TEXTO I

Janeiro branco: campanha chama atenção para

saúde mental dos brasileiros

Projeto de psicólogo pega carona no começo do ano para estimular pessoas a refletirem sobre seu bem-estar emocional

                                                                                        Marilia Marasciulo

 

O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui. E nós já fomos os primeiros dessa lista. Dá para entender, portanto, porque o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda.

Um dos principais focos da campanha — que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações em diferentes estados brasileiros — são os jovens. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.

A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

Disponível em:<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/ janeiro-branco-campanha-chama-atencao-para-saude-mental-dosbrasileiros. html> . Acesso em: 13 jan. 2020.

 

A relação de sentido estabelecida pelo conectivo em destaque no trecho “Dá para entender, portanto, porque o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco.” é a de

Código da questão
Q59871Ca
08

(Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Morro do Chapéu) No artigo 3º do Código de Ética, está previsto que é dever dos assistentes sociais:

Código da questão
Q2039Ca
09

(Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) A LOAS define como competência dos municípios a prestação de serviços assistenciais com prioridade para a:

Código da questão
Q1963Ca
10

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Os princípios éticos que orientam a atuação do assistente social têm como perspectiva central:

Código da questão
Q8803Ca