Analista do Seguro Social

Prepare-se com questões de Analista do Seguro Social

  1. Código da questão: Q7929Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, constitui vedação ao servidor público

  2. Código da questão: Q7880Ca

    (FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - Constitui possibilidade de alteração de contrato administrativo regido pela Lei nº 8666/93 o que segue:

  3. Código da questão: Q7905Ca

    (FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - O enxugamento das políticas sociais públicas, como parte dos preceitos neoliberais, vem sendo acompanhado, desde finais da década de 1980, por uma expansão de programas de transferência de renda em toda a América Latina. Uma das principais características desta modalidade de política social é

  4. Código da questão: Q542Ca
    De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

    A análise SWOT aponta o envelhecimento da população brasileira como um dos exemplos de fraqueza do modelo de previdência social.
  5. Código da questão: Q7979Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p. 220-223).

    As características de cada uma delas está apresentada a seguir:

    [ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão
    dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das
    preferências desses grupos.
    [ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e
    habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.
    [ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um
    importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.
    [ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e
    patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.
    Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua
    avaliação.

  6. Código da questão: Q569Ca
    Acerca de gestão de competências, julgue o item seguinte.

    A transferência e a consolidação de competências ocorrem independentemente do relacionamento com outras pessoas.
  7. Código da questão: Q7963Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - O Processo de Negócio é estruturado a partir de modelos gerenciais e operacionais que abrangem técnicas e métodos de trabalho. Muitos modelos se tornam referência devido aos bons resultados gerados em determinada empresa ou conjunto de empresas. Quando comparamos os valores alcançados pelos indicadores de desempenho do processo de negócio de nossa responsabilidade com valores alcançados pelos processos de negócios com padrão de desempenho mundial, estamos exercitando _______________________ (DE SORDI, 2012. p. 86):
    Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?

  8. Código da questão: Q7889Ca

    (FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - No que diz respeito ao Salário Maternidade, é correto afirmar que

  9. Código da questão: Q7886Ca

    (FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - Indique a ordem de prioridade correta no que se refere as pessoas encaminhadas para o Programa de Reabilitação Profissional:

    I. o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzida sua capacidade funcional em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa;

    II. aposentado por invalidez; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário não-previdenciário;

    III. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade civil; o dependente pensionista inválido; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição que, em atividade laborativa tenha reduzida capacidade funcional em decorrência de acidente de qualquer natureza ou causa

    IV. o dependente maior de 18 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário;

    V. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade; o dependente pensionista inválido; o dependente maior de 16 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social.

  10. Código da questão: Q538Ca
    De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

    Para se alcançar uma situação de equilíbrio na previdência social nos próximos anos, deve-se garantir, no planejamento, que os objetivos de nível mais elevado os fins estejam claramente interligados aos objetivos de nível mais baixo os meios.