(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Com base no disposto no Decreto n.º 6.029/2007 e na Lei n.º 8.112/1990, julgue o item subsequente, que versam sobre direitos e deveres de servidores públicos.
Caso um procedimento instaurado por comissão de ética receba a chancela de reservado, o investigado só terá direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos após a regular notificação para prestar esclarecimentos.
(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Acerca de aplicativos para edição de textos e planilhas e do Windows 10, julgue o próximo item.
No explorador de arquivos do Windows 10, é possível fixar as pastas favoritas na funcionalidade acesso rápido, que lista, além das pastas fixadas, as usadas com frequência e também os arquivos usados recentemente.
(FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - A Corte competente para o julgamento de crime de responsabilidade de Ministro de Estado é
(FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2002, p. 114) existem dois instrumentos que possibilitam à empresa que identifique e desenvolva competências essenciais. O primeiro dele é constituído dos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais de seus recursos e capacidades são competências essenciais. O segundo instrumento é a análise da cadeia de valor.
No que se refere aos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais recursos e capacidades sãocompetências essenciais, citam-se: capacidades valiosas, capacidades raras, capacidades de imitação dispendiosa ecapacidades insubstituíveis.
Qual das alternativas abaixo indica a competência definida como CAPACIDADE VALIOSA?
(FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social) - O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal foi instituído com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, possuindo, dentre outras, a competência de
(FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p. 220-223).
As características de cada uma delas está apresentada a seguir:
[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressãodotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado daspreferências desses grupos.[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais ehabilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como umimportante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores epatrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à suaavaliação.
(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Julgue o próximo item, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.
A relação entre política social e cidadania é direta e imediata, uma vez que a política social dilui conflitos de classe.
(FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - Segundo Iamamoto (2007), nas duas últimas décadas, o debate sobre os fundamentos do Serviço Social podem ser situados em três grandes eixos temáticos:
(FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - Em relação a que condutas, nos termos da Lei nº 8112/90, é aplicável a pena de demissão ao servidor público federal?
(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Acerca das estratégias, dos instrumentos e das técnicas de intervenção utilizados pelo assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, julgue o item seguinte.
O uso da técnica de clarificação em uma entrevista permite que o entrevistado compreenda a situação a partir do ponto de vista do entrevistador, além de estimular a mudança de tema em caso de silêncio prolongado.