Agente de Pesquisa e Mapeamento

Prepare-se com questões de Agente de Pesquisa e Mapeamento

  1. Código da questão: Q589Ca
    A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades ou compartimentos é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes. Essa classificação distingue três tipos de compartimentos: planaltos, planícies e depressões.
    (Magnoli, D. Geografia: a construção do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005)

    Associe os compartimentos de relevo às suas principais características:

    1. Planaltos.            2. Depressões.            3. Planícies.

    (     ) São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas.
    (     ) São áreas onde a deposição de sedimentos é predominante sobre os processos de erosão e realiza-se, essencialmente, pela ação das águas dos rios, dos lagos e do mar.
    (     ) Exibem predomínio de processos erosivos e se caracterizam por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas.

    A sequência está correta em:
  2. Código da questão: Q607Ca
    Uma nova medição realizada em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE foi responsável pela mudança do ponto considerado o mais alto do país que de pouco mais de 3 mil  metros de altitude passou a ter pouco mais de 2900  metros. Localizado na região Norte brasileira, recebe a denominação de:
  3. Código da questão: Q592Ca
    Sobre as características da agricultura brasileira, no período colonial, é INCORRETO afirmar que:
  4. Código da questão: Q143Ca
    O Brasil é uma república federativa formada pela União, pelos estados e pelos municípios. A Câmara dos Deputados e as Câmaras de Vereadores correspondem, respectivamente, aos níveis federativos:
  5. Código da questão: Q573Ca
    A floresta de Araucária é composta de pinheiros e constitui uma paisagem bastante peculiar no território brasileiro.  Esse tipo de vegetação ocorre em condições climáticas que resultam da combinação da altitude e latitude, e é típica
  6. Código da questão: Q580Ca
    O federalismo é uma forma de organização das instituições políticas que tem por objetivo fundamental acomodar as tensões decorrentes da necessidade de uma união das diferenças para formar uma unidade, ambas organizadas territorialmente. Uma característica da federação brasileira, que a diferencia das  outras, é a:
  7. Código da questão: Q578Ca
    A média de anos de estudos do trabalhador brasileiro ainda é muito baixa e, no mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior escolaridade do trabalhador decorre
  8. Código da questão: Q129Ca
    Em 2006, o IBGE completou 70 anos de sua fundação.
    Esse instituto foi criado no contexto histórico da(o):
  9. Código da questão: Q5848Ca

    (METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Sobre a importância da água para todos os seres vivos, julgue os itens a seguir em V ou F:

    I. Nos últimos anos mudanças no clima têm gerado alterações no regime de chuvas e na umidade relativa do ar, o que tem afetado a qualidade de vida das populações e levado a escassez de água.
    II. É necessário cessar o despejo de esgotos não tratados nos corpos d’água como uma forma de conservação.
    III. Cerca de 14% de toda a água doce do mundo se encontra no Brasil.

    É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  10. Código da questão: Q583Ca
    Os conflitos no campo decorrem dos seguintes fatores, EXCETO: