Agente Administrativo

Prepare-se com questões de Agente Administrativo

  1. Código da questão: Q424Ca
    Marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s):

    (    )  Entendem-se como pertencente ao direito privado as normas que regulam as relações em que o Estado exerce a soberania, imperium, em que o indivíduo é um súdito. Por outro lado, quando o Estado age de igual para igual com o indivíduo (por exemplo, no caso de empresas estatais), a matéria poderá ser da alçada do direito publico.
    (    )  Pertence ao direito público ramos como o direito constitucional, o direito administrativo, o direito penal e o direito processual.
    (    )  Já o direito privado não cuida apenas dos interesses individuais, mas inclui também a proteção de valores caros à sociedade e de interesse coletivo, como a família. Pertencem ao direito privado ramos como o direito civil e o direito comercial.
    (    )  O direito privado não se baseia no princípio da autonomia da vontade, isto é, as pessoas gozam da faculdade de estabelecer entre si as normas que desejarem. Já o direito público segue princípio diverso, o da ilegalidade estrita, pelo qual o Estado somente pode fazer o que não é previsto em lei.
    (    )  Alguns ramos do direito são considerados mistos, por ali coincidirem interesses públicos e privados, com o direito do trabalho.

    A seqüência correta é:
  2. Código da questão: Q917Ca
    Dadas as construções a seguir,

    I. Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

    II. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade

    III. Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

    IV. A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação.

    V. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.

    verifica-se que estão corretas
  3. Código da questão: Q2116Ca

    A respeito do pregão eletrônico, considere:
    I. Após a homologação do procedimento licitatório, o adjudicatário será convocado para assinar o contrato ou a ata de registro de preços no prazo definido no edital.
    II. Na assinatura do contrato ou da ata de registro de preços, será exigida a comprovação das condições de habilitação consignadas no edital, as quais poderão ser dispensadas pelo licitante durante a vigência do contrato ou da ata de registro de preços.
    III. Via de regra, o prazo de validade das propostas será de cento e oitenta dias, salvo disposição específica do edital.
    IV. A anulação do procedimento licitatório induz à do contrato, mantendo-se a ata de registro de preços. De acordo com o Decreto no 5.450/2005, está correto o que consta APENAS em

  4. Código da questão: Q2119Ca

    (FCC - 2012 - dnocs)  De acordo com o Decreto no 3.931/2001, a Ata de Registro de Preços, durante sua vigência, desde que devidamente comprovada a vantagem, poderá ser utilizada

  5. Código da questão: Q1032Ca
    O controle de materiais utilizados em uma repartição pública obedece ao conjunto de competências do responsável pelo setor. O controle deve ser capaz de identificar a qualquer momento as opções abaixo relacionadas, excetuando-se:
  6. Código da questão: Q430Ca
    Julgue as afirmativas abaixo: 

    I. Poder executivo: O poder federal é exercido, no sistema presidencialista, pelo presidente da república auxiliado pelos ministros de Estado.
    II. O Poder Judiciário, no âmbito do Estado democrático consiste em aplicar a lei, acasos concretos, para assegurar a soberania da justiça e a realização dos direitos individuais nas relações sociais.
    III. O Poder Legislativo é o encarregado de exercer a função legislativa do estado, que consiste em regular as relações dos indivíduos entre si e com o próprio Estado, mediante a elaboração de leis.
    IV. Poder executivo: é o encarregado de exercer a função legislativa do estado, que consiste em regular as relações dos indivíduos entre si e com o próprio Estado, mediante a elaboração de leis. 
    V. O Poder Legislativo o poder federal é exercido, no sistema presidencialista, pelo presidente da república auxiliado pelos ministros de Estado.

     Está (estão) correta (s):
  7. Código da questão: Q2111Ca

    (Vunesp - 2012 - Unesp)  Considerando o que dispõe o Regimento Geral da UNESP sobre a matrícula, é correto afirmar que

  8. Código da questão: Q415Ca
    Um quadrado de lado x tem sua altura aumentada em duas unidades e sua base diminuída em duas unidades. A área do retângulo encontrado será:
  9. Código da questão: Q7785Ca

    (Objetiva Concursos - 2015 - Pref. São Pedro do Sul/RS) - De acordo com a Constituição Federal, analisar os itens abaixo:

    I - A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da independência nacional.

    II - A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade não está entre os princípios elencados no artigo 4º da Constituição Federal.

  10. Código da questão: Q1034Ca
    As relações interpessoais no ambiente de trabalho se desenvolvem na constante interação mantida entre as pessoas. Essas relações apresentam-se ora harmoniosas ora conflitantes. Dentre as forças que restringem o bom desenvolvimento das relações interpessoais, destaca-se