Agente Administrativo

Prepare-se com questões de Agente Administrativo

  1. Código da questão: Q417Ca
    A razão entre dois números x e y é 2:3. Aumentando o antecedente em 6 unidades e o conseqüente em 4 unidades, a nova razão entre eles é 3:4. A soma x + y é:
  2. Código da questão: Q5848Ca

    (METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Sobre a importância da água para todos os seres vivos, julgue os itens a seguir em V ou F:

    I. Nos últimos anos mudanças no clima têm gerado alterações no regime de chuvas e na umidade relativa do ar, o que tem afetado a qualidade de vida das populações e levado a escassez de água.
    II. É necessário cessar o despejo de esgotos não tratados nos corpos d’água como uma forma de conservação.
    III. Cerca de 14% de toda a água doce do mundo se encontra no Brasil.

    É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  3. Código da questão: Q2135Ca

    (Idecan - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG)  De acordo com a classificação econômica das despesas, assinale a alternativa correta para as despesas classificadas como de Capital:

  4. Código da questão: Q1026Ca
    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Diante das seguintes proposições,

    I. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um mínimo de informações com um máximo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. 

    II. A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.

    III. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida de que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

    IV. A clareza não deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza é algo que se atinje por si só: ela não depende estritamente das demais características da redação oficial.

    V. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação

    verifica-se que
  5. Código da questão: Q2126Ca

    (FCC - 2012 - dnocs)  Uma equipe de trabalho gera sinergia mediante o esforço coordenado. A respeito da sinergia, é correto afirmar que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho

  6. Código da questão: Q901Ca
    Atendimento é o ato ou efeito de atender. Pode ser compreendido como a maneira como habitualmente são atendidos os usuários de um determinado serviço. Assinale, dentre as opções relacionadas a seguir, aquela que apresenta de forma correta uma técnica para garantir a satisfação do cliente com o atendimento.
  7. Código da questão: Q427Ca
    Marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s): 

    (    )  Administração pública (ou gestão pública) é, em sentido orgânico ou subjetivo, o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações.
    (    )  Sob o aspecto operacional, administração pública é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado, em benefício da coletividade.
    (    )  Administração Pública tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    (    )  A administração pública é conceituada com base nos seguintes aspectos: inorgânico, informal e imaterial.
    (    )  Em sentido objetivo é o conjunto de agentes, órgãos e entidades designados para executar atividades administrativas. É a administração da coisa pública (res publica).
    (    )  Já no sentido subjetivo é a atividade administrativa executada pelo Estado, por seus órgãos e agente, com base em sua função administrativa. É a gestão dos interesses públicos, por meio de prestação de serviços públicos.

    A seqüência correta é:
  8. Código da questão: Q426Ca
    A lei n°. 8.666/93 de Licitações e contratos Art. 15. que diz as compras, sempre que possível, deverão:  

    I. Atender ao princípio da padronização, que não imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando não for o caso, das condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecida.
    II. Não deve ser processadas através de sistema de registro de preços.
    III. Submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado.
    IV. Ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade.
    V. Balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.  
     
    Está (estão) correta (s):
  9. Código da questão: Q2118Ca

    (FCC - 2012 - dnocs)  No que concerne ao Decreto no 3.931/2001, o prazo de validade da Ata de Registro de Preço NÃO poderá ser
    superior a

  10. Código da questão: Q1033Ca
    A correspondência é um importante instrumento de comunicação organizacional. Para cada tipo de comunicação, há uma correspondência mais utilizada. Quando é requerida uma comunicação dirigida ao público interno, redigida de maneira informal e utilizando formulário com partes previamente impressas, utiliza-se