Advogado

Prepare-se com questões de Advogado

01

(VUNESP - 2014 -  IPT - Advogado) - A natureza jurídica do tributo é determinada

Código da questão
Q9816Ca
02

(FGV - 2008 - Senado Federal - Advogado) - Relativamente aos juizados especiais criminais, analise as afirmativas a seguir:

I. São princípios que orientam os juizados especiais a oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual, celeridade e a busca pela conciliação.

II. Os conciliadores são auxiliares da Justiça, recrutados, na forma da lei local, preferentemente entre bacharéis em Direito que exerçam funções na administração da Justiça Criminal.

III. Os atos processuais serão públicos, sendo vedada sua realização em horário noturno.

IV. É possível a aplicação dos institutos da conciliação e da transação no tribunal do júri nas infrações de menor potencial ofensivo conexas com crimes dolosos contra a vida.

Assinale:

Código da questão
Q54483Ca
03

(QUADRIX - 2016 - CRQ 18ª - Advogado) - Com relação à interrupção e suspensão do contrato de trabalho, notadamente os posicionamentos jurisprudenciais e doutrinários sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A maioria da doutrina esclarece que na suspensão do contrato de trabalho o empregador não deve pagar salários, nem contar o tempo de serviço do empregado que está afastado.

II. Como no repouso semanal remunerado o empregador é obrigado a pagar salário e contar o tempo de serviço do empregado, configura-se hipótese de interrupção do contrato de trabalho.

III. Os casos de afastamento do empregado incorporado ao serviço militar configuram-se hipóteses de suspensão dos efeitos do contrato de trabalho, pois não há pagamento de salário pelo empregador.

Está correto o que se afirma em:

Código da questão
Q26071Ca
04

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Advogado) - Em relação aos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, previstos na Constituição Federal, é correto afirmar que

Código da questão
Q46939Ca
05

( ACEP - 2006 - BNB - Advogado) -  Assinale a alternativa CORRETA

Código da questão
Q50683Ca
06

O artigo 150, parágrafo I, da Constituição Federal, dispõe: “sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”. O referido artigo materializa qual princípio aplicado ao direito tributário?

Código da questão
Q8024Ca
07

(OPPUS - 2017 - CREFITO 4ª - Advogado) - Em relação ao Empréstimo Compulsório, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) resposta(s) CORRETA(s).

I. Somente a União pode instituir empréstimos compulsórios nos seguintes casos extremos de calamidade, necessidade e função pública que exija auxílio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis.

II. Somente a União, nos seguintes casos excepcionais, pode instituir empréstimos compulsórios de conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.

III. Somente a União, nos seguintes casos excepcionais, pode instituir empréstimos compulsórios em caso de guerra declarada externa e interna, perigo iminente e de intervenção federal.

IV. Somente a União, nos seguintes casos excepcionais pode instituir empréstimos compulsórios de conjuntura política e administrativa, que exijam a absorção temporária de poder aquisitivo para suprir necessidades básicas e emergenciais da população brasileira.

Código da questão
Q49684Ca
08

(FGV - 2008 - Senado Federal - Advogado) - A respeito do regime constitucional de intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, analise as afirmativas a seguir:

I. Decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará interventor, será submetido à apreciação do Senado Federal, no prazo de vinte e quatro horas.

II. Se a intervenção tiver sido decretada para prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial, fica dispensada a apreciação do decreto de intervenção pelo Poder Legislativo.

III. Se a intervenção tiver sido decretada para repelir invasão estrangeira, poderá o Presidente da República deixar de submeter o decreto de intervenção ao Poder Legislativo, desde que invoque a ocorrência de grave risco iminente à preservação da integridade territorial e à soberania do Estado Brasileiro.

IV. A União poderá intervir nos Estados e no Distrito Federal para assegurar a observância da aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.

Assinale:

Código da questão
Q54461Ca
09

( ACEP - 2006 - BNB - Advogado) - Assinale a alternativa CORRETA quanto à comunicação dos atos processuais. 

Código da questão
Q50689Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FAFIPA - 2016 - Câmara de Telêmaco Borba/PR - Advogado) - De acordo com o texto dado, assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical.

Código da questão
Q18067Ca