SEC Bahia - avaliação para dirigentes escolares 2011

Provas para o processo eleitoral dos dirigentes escolares da rede estadual de ensino serão aplicadas domingo (16/10). Consulte locais de prova.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) dá início ao processo preparatório para a 2ª eleição de dirigentes nas escolas da rede estadual, que acontece em novembro próximo, com a aplicação, neste domingo (16), da prova objetiva referente à avaliação de conhecimento em gestão escolar, com a participação de 7.500 professores.

A prova é um dos requisitos para que tem interesse em concorrer ao cargo de diretor e de vice-diretor do Magistério Público do Ensino Fundamental e Ensino Médio das unidades escolares e acontece em 70 municípios, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc). 

A publicação do resultado da avaliação está prevista o próximo dia 24 deste mês. O professor inscrito deve acessar o site da Cespe (http://www.cespe.unb.br/avaliacao/SECBA2011DIRETOR/) para conferir local e horário da prova.

A avaliação de conhecimento em gestão escolar é um dos instrumentos que habilitam professores e coordenadores para participarem das eleições de dirigentes escolares. Os profissionais do magistério que foram certificados em 2008 estão liberados de realizar uma nova prova para o processo seletivo deste ano.

Gestão democrática 

O processo de fortalecimento da gestão democrática e participativa teve início em 2008 com a realização das primeiras eleições para dirigentes escolares. Após três anos do primeiro pleito, as eleições estão de volta às 1.476 escolas da rede estadual. 

Podem participar da eleição, como eleitores, estudantes a partir de 12 anos, pais ou responsáveis de cada aluno, professores, coordenadores pedagógicos e os servidores das próprias unidades. As eleições possibilitam às escolas vivenciarem a participação direta em um processo importante que é a escolha do diretor e dos vice-diretores, aqueles que vão liderar, coordenar e executar a proposta educacional da escola.

Para o estudante Rafael Lima, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Manoel Novaes, ouvir a opinião dos estudantes é fundamental para o dia a dia da escola. “Estamos em um colégio no qual a democracia reina. Então, precisamos saber a opinião de todos sobre os diretores e vices. A eleição para dirigentes é muito importante para melhorar a educação”, considera.

A diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação, Euzelinda Dantas, considera que “com a eleição de dirigentes, mais uma vez a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da Secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, ressalta.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado.