Sai resultado final do concurso para a Polícia Militar - BA

A próxima fase do concurso será a convocação dos candidatos habilitados para a realização dos exames pré-admissionais.

A Secretaria da Administração (Saeb) publica no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (20/06) o resultado final e a homologação do concurso público para soldado e bombeiro da Polícia Militar da Bahia. Na mesma ocasião também será publicada a decisão dos recursos das provas discursivas, que integraram as avaliações da segunda etapa do certame.

A próxima fase do concurso será a convocação dos candidatos habilitados de acordo com a ordem de classificação por Cargo/Quadro de Praças, Região de Classificação – Município/Sede e Sexo (masculino ou feminino) para a realização dos exames pré-admissionais: Avaliação Psicológica, Exames Médicos-Odontológicos, Teste de Aptidão Física, entrega de Documentação e Investigação Social. O edital de convocação será publicado no DOE. 

O concurso da Polícia Militar, realizado no dia 9 de dezembro de 2012, contou com duas mil vagas para os cargos de soldado e bombeiro. Organizado pela Fundação Carlos Chagas, o certame registrou mais de 74 mil inscritos e teve suas provas aplicadas em 120 escolas, universidades e colégios estaduais, além de faculdades e órgãos públicos situados em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba e Itabuna. 

SECOM

***

Concurso Polícia Militar - BA: resultado provisório sairá dia 19/04 (18/04/2013)

Resultado provisório do concurso para provimento de duas mil vagas na Polícia Militar da Bahia será republicado no DOE de 19 de abril de 2013.

O resultado provisório das provas objetivas referentes ao concurso público da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) será republicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (19). Os candidatos terão vistas ao resultado provisório logo após a republicação, podendo interpor recursos nos dias 22 e 23 de abril, de acordo com a orientação do documento. 

A publicação estará disponível para consulta no site da organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas e no Portal do Servidor. Realizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o concurso da PM-BA oferece duas mil vagas para os cargos de soldado e bombeiro e contou com 74.702 inscritos.

Secom/Bahia

***

Concurso PM BA 2012: liberado gabarito (12/12/2012)

Liberado gabarito do concurso público da Polícia Militar

A Secretaria da Administração (Saeb) e a Fundação Carlos Chagas (FCC) já disponibilizaram, na internet, o gabarito das provas objetiva e discursiva do concurso público da Polícia Militar do Estado da Bahia, realizadas no último domingo (9) em 120 órgãos e instituições de ensino em sete municípios baianos. Dos quase 75 mil candidatos inscritos, 5.295 deixaram de comparecer ao processo seletivo. Em números percentuais, a abstenção ao certame foi de 7,09%.

Com o certame, o Estado pretende contratar mais dois mil novos soldados e bombeiros para a PM baiana e promover a recomposição do efetivo policial para ampliar as ações de segurança pública, sobretudo por intermédio do programa Pacto pela Vida. Este é o segundo concurso público para a categoria realizado pelo Governo do Estado nos últimos cinco anos. Somando as admissões do primeiro concurso, ocorrido em 2008, às contratações do certame de 2006, homologado também em 2008, a atual gestão já contratou 8.466 novos soldados para a Polícia Militar.

As provas foram aplicadas em 120 escolas, universidades e colégios estaduais, além de faculdades e órgãos públicos situados em Salvador (37) e nas cidades de Juazeiro (20), Feira de Santana (18), Ilhéus (13), Vitória da Conquista (10), Barreiras (12), Itaberaba (8) e Itabuna (2), de acordo com a opção da Região de Classificação - Município/Sede e Sexo, indicados no momento da inscrição. Os inscritos tiveram cinco horas para responder as questões.

O resultado das provas objetivas e discursivas, que compõem a 1ª e 2ª etapas do concurso, e o resultado final do certame serão divulgados pela Saeb e pelo Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia no Diário Oficial do Estado (DOE). A homologação do concurso se dará no prazo máximo de 20 dias, contados a partir da divulgação do resultado final. Veja o cronograma completo do concurso da PM no Portal do Servidor e no site da FCC. Todas as informações são da Secom Bahia.

***

Anterior (29/11/2012): Concurso PM BA 2012: divulgada convocação para provas

Saeb publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29), o edital de convocação para as provas objetiva e discursiva do concurso da PMBA

A Secretaria da Administração (Saeb) publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29), o edital de convocação para as provas objetiva e discursiva do concurso da Polícia Militar. O certame, que tem objetivo de prover 2 mil vagas para os cargos de soldado e bombeiro da PM, é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Dentre as informações, o edital também traz orientações sobre locais de prova, recomendações sobre como o candidato deve se portar e qual a documentação necessária.

As provas serão aplicadas no próximo dia 9 de dezembro, no período da manhã, com abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h30 (horário de Salvador). O edital de convocação também está disponível também no Portal do Servidor e no site da FCC.

As provas serão aplicadas em 120 escolas, universidades e colégios estaduais, além de faculdades e órgãos públicos situados em Salvador (37) e nas cidades de Juazeiro (20), Feira de Santana (18), Ilhéus (13), Vitória da Conquista (10), Barreiras (12), Itaberaba (8) e Itabuna (2), de acordo com a opção da Região de Classificação - Município/Sede e Sexo, indicados no momento da inscrição.

Os inscritos terão cinco horas para responder as questões da prova objetiva de conhecimentos gerais e da prova discursiva. Além da redação, serão 80 questões das áreas de Português, Raciocínio Lógico, História, Geografia e Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Administrativo e Penal, Direitos Humanos e Noções de Igualdade Racial e Gênero.

É necessário comparecer no dia da prova portando documento de identificação oficial com foto, caneta esferográfica transparente de tinta preta, lápis preto n° 2 e borracha. Também é aconselhável portar o Cartão Informativo. É vetado ao candidato o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares deverão ser acomodados em local indicados pelos fiscais.

Além do concurso da PM, o Estado trabalha na realização dos concursos para provimento de cargos da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema/Inema) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Ao todo, os três certames totalizam 2.209 novas vagas para ingresso na administração pública estadual. Da Secom Bahia

***

Notícia anterior (06/09/2012): Concurso PM BA 2012: Carlos Chagas será organizadora

Governo autoriza concurso para soldados da PM da Bahia. Previsão de que o edital fosse publicado em agosto não se concretizou.

A Polícia Militar do Estado da Bahia havia anunciado em seu portal que o edital do concurso para o Curso de Formação de Soldados PM 2012 seria publicado até agosto de 2012, mas até o momento ele ainda continua em preparação. A organizadora do certame já foi definida: será a Fundação Carlos Chagas.

Concurso PMBA: sai edital para Soldado

A previsão é de que sejam abertas 2 mil vagas nos postos de Soldado e Bombeiro Militar, exigindo-se a aprovação em etapas como Prova Escrita, Teste de Aptidão Física, Teste Psicológico, Exames Médicos e Sindicância Social. Além disso, é obrigatório que todos os aprovados possuam Carteira Nacional de Habilitação na categoria "B", no mínimo.

Expectativa era de que número de vagas fosse maior: em maio deste ano o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar da Bahia anunciou que o concurso público autorizado pelo Governo baiano seria para a admissão de 3.400 novos soldados policiais e bombeiros militares até 2013. No entanto, conforme notícia divulgada no dia 17/07 pelo Correio da Bahia, "por falta de verba, o governo do Estado reduziu em cerca de 40% o número de vagas do próximo concurso da Polícia Militar (PM) para soldados, incluindo bombeiros". Acrescente-se a isso o fato de que o recente concurso aberto para o quadro de oficiais, com oferta de 300 vagas, foi cancelado.

******

Notícia anterior: Concurso para oficiais da PM BA foi cancelado

O Concurso da Polícia Militar da Bahia, que iria admitir de 300 candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, foi cancelado, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 28 de agosto de 2012. De acordo com o comunicado, de autoria do Comandante-Geral da PM, Alfredo Braga de Castro, o certame foi cancelado em "decorrência da necessidade de nova efetivação de estudo sistêmico, a ser realizado pela Administração Pública Estadual, com vistas a estabelecer critérios e orientações para o referido certame".

Aqueles candidatos que já pagaram a taxa de inscrição, no valor de R$ 115,00, terão direito ao ressarcimento, que será realizado em data ainda a ser divulgada. Confira a íntegra do documento oficial:

"PORTARIA N.º 78, DE 27 DE AGOSTO DE 2012/COMANDO-GERAL

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Cancelar o Concurso Público de Provas para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar - CFOPM/2012, conforme Edital de Abertura de inscrições n.º 001-CG/2012, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 02 de Agosto de 2012, Ano. XCVI. N.º 20.914, em decorrência da necessidade de nova efetivação de estudo sistêmico, a ser realizado pela Administração Pública Estadual, com vistas a estabelecer critérios e orientações para o referido certame.

ALFREDO BRAGA DE CASTRO - Cel PM Comandante-Geral."

 

Por Alberto Vicente