Concurso INSS 2011 foi prorrogado

INSS prorroga a validade do concurso para perito médico previdenciário e técnico do seguro social

O Diário Oficial da União de 25 de fevereiro de 2013 tornou público o Edital nº 4/2013, que estabelece a prorrogação, por um ano, a partir de 18 de abril de 2013, do concurso público para os cargos de Perito Médico Previdenciário e Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O edital completo pode ser acessado por este endereço: 

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=100&data=25/02/2013

***

Notícia anteriror (03/01/2012): Concurso INSS 2011 / 2012: edital e inscrição

Concurso INSS será organizado pela Fundação Carlos Chagas. 

Cargos e vagas

De acordo com a Portaria nº 442 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o certame será destinado ao provimento de 375 vagas no cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 vagas de Técnico do Seguro Social, perfazendo um total de 1.875 postos de trabalho.

Vale lembrar que, na mesma entrevista em que anunciou a data da publicação do edital, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho complementou, dizendo que “às 1.500 vagas de técnico deverão ser acrescidas 500 vagas" e que "o número de peritos deverá chegar a 500”. Portanto, é provável que o quantitativo de vagas seja efetivamente maior ou que, no mínimo, candidatos bem classificados e não convocados inicialmente possam ser alocados para o cadastro de reserva.

A realização do concurso INSS está mais do que justificada: se deve ao fato de que o órgão tem necessidade evidente de atender às demandas do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Nas palavras do presidente Mauro Hauschild, a admissão de novos servidores irá "garantir o encurtamento das distâncias das pessoas ao INSS". A previsão para os próximos anos, portanto, é de que 720 novas agências serão inauguradas em municípios que atendam aos requisitos estipulados pelo Ministério (o principal deles é que a cidade tenha a partir de 20 mil habitantes e não contem com agência plena alguma).

O MPOG prevê que até o mês de março de 2012 já se consiga preencher 900 postos de Técnico e 150 de Perito Médico, ficando as demais vagas para serem ocupadas entre julho a novembro do mesmo ano.

Confira a tabela de distribuição oficial das vagas:

CargoQuantidade de vagas
marçojulhooutubronovembroTotal
Técnico do Seguro Social900500-1001.500
Perito Médico Previdenciário150100125-375
Total1.0506001251001.875

Simulados com questões sobre INSS

Requisitos mínimos

Para disputar a uma das vagas de Técnico do Seguro Social (novo nome para o antigo cargo de Técnico Previdenciário), os candidatos devem possuir o Ensino Médio completo, enquanto que para Perito Médico Previdenciário, a exigência é que se tenha Nível Superior (em Medicina).

Atribuições de cada cargo

O Técnico do Seguro Social realiza basicamente atividades inerentes ao reconhecimento, à manutenção e à revisão de direitos concernentes aos benefícios que o INSS administra. Ele também é o servidor responsável pela execução de atividades diárias de orientação e apoio técnico relacionado às atividades fins do órgão. O Perito Medico Previdenciário, por sua vez, desenvolve atribuições relacionadas à emissão de pareceres conclusivos quanto à capacidade laboral de trabalhadores, bem como a inspeção de ambientes de trabalho, para efeitos de concessão de benefícios previdenciários.

Remuneração

A depender da carga horária que os novos servidores do INSS estiverem cumprindo, o limite da remuneração inicial para perito médico (nível superior) pode chegar a R$ 9.824,53 e para Técnico do Seguro Social (nível médio) a R$ 4.192,89. Esses valores constam do Caderno nº 57 da Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais.

Provas

As provas do último concurso para Técnico do Seguro Social (leia-se: "Técnico Previdenciário") versaram sobre língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, atualidades, ética no serviço público e noções de direito (constitucional, administrativo e previdenciário). As provas para Perito Médico, por sua vez, versaram sobre língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito administrativo e constitucional, além de conhecimentos específicos sobre medicina geral, legislação do SUS, medicina do trabalho, legislação do trabalho e legislação previdenciária.

O portal Concursos no Brasil continua atento a qualquer novidade sobre o Concurso INSS 2011. Aguarde.