Concursos BR | AC | AL | AP | AM | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MT | MS | MG | PA | PB | PR | PE | PI | RJ | RN | RS | RO | RR | SC | SP | SE | TO

Edital Concurso Polícia Militar de Santa Catarina

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA
EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 003/CESIEP/2011

O Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina e o Comandante Geral da Polícia Militar, no uso de suas atribuições, considerando o Artigo 7º, Inciso I, da Lei Complementar nº 381 de 07 de maio de 2007, Decreto nº. 1.158 de 18 de março de 2008, artigo 2º, inciso III, Lei Federal nº 10.029, de 20 de outubro de 2000 e Lei Complementar nº 302 de 28 de outubro de 2005 combinado com o Decreto nº 1.155 de 14 de março de 2008, faz saber através do presente Edital de Recrutamento e Seleção, que estão abertas as inscrições para admissão de Agente Temporário de Serviço Administrativo.

1. DAS INFORMAÇÕES PRELIMINARES

1.1 Para fins deste Edital o termo Agente Temporário de Serviço Administrativo refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal que atendam as demandas de atendimento ao público como telefonista com atuação exclusiva nas Centrais Regionais de Emergências.

1.2 Curso de formação com duração de 280 horas/aula.

1.3 Prestação de serviços no atendimento às chamadas telefônicas nas Centrais Regionais de Emergências em turnos de 6 horas das 07:00hs às 13:00hs; das 13:00hs às 19:00hs; das 19:00hs às 01:00h e da 01:00h às 07:00hs, em sistema de rodízio.

1.4 Auxílio mensal de natureza indenizatória no valor bruto de R$ 697,50 (seiscentos e noventa e sete reais e cinqüenta centavos). O auxílio mensal não será incrementado com valores referentes a estímulo operacional e adicional noturno.

1.5 A prestação de Serviço Auxiliar Temporário será de um ano, prorrogável por igual período, desde que haja manifestação expressa do agente temporário e interesse da Polícia Militar de Santa Catarina.

1.6 A prestação de serviço temporário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

1.7 O agente temporário terá direito a seguro de acidentes pessoais destinado a cobrir os riscos do exercício das respectivas atividades.

1.8 O agente temporário terá direito a uniforme na forma da legislação em vigor.

2. DAS VAGAS

a) Este Edital de Recrutamento e Seleção oferecerá 80 (oitenta) vagas para admissão de agentes temporários, chamando de imediato os 80 (oitenta) candidatos aprovados e classificados, obedecendo a distribuição das vagas por cidade, conforme Item 2.1.1;

b) Os candidatos aprovados e não classificados entre as primeiras oitenta vagas permanecerão em cadastro de reserva durante a vigência deste Edital.

2.1 DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

2.1.1 Serão contempladas as Centrais Regionais de Emergências constantes do quadro abaixo:

CENTRAIS REGIONAIS DE EMERGÊNCIAS CIDADE DA SEDE DA OPM NÚMERO DE VAGAS IMEDIATAS
1ª Região de Polícia Militar Florianópolis 18
2ª Região de Polícia Militar Lages 03
3ª Região de Polícia Militar Balneário Camboriú 12
4ª Região de Polícia Militar Chapecó 05
5ª Região de Polícia Militar Joinville/Jaraguá do Sul 15
6ª Região de Polícia Militar Criciúma 05
7ª Região de Polícia Militar Blumenau 10
8 ª Região de Polícia Militar Tubarão 12
Total 80

3. DOS REQUISITOS EXIGIDOS PARA ADMISSÃO AO SERVIÇO AUXILIAR TEMPORÁRIO

3.1 Ser brasileiro(a);

3.2 Estar comprovadamente desempregado(a) no ato da assinatura do contrato;

3.3 Ter no mínimo 18 (dezoito) e máximo de 23 (vinte e três) anos incompletos;

3.4 Se homem, estar dentre aqueles que excederem às necessidades de incorporação das Forças Armadas ou que delas já tenham sido desincorporados;

3.5 Estar em dia com as obrigações eleitorais;

3.6 Não ter antecedentes criminais, situação comprovada mediante a apresentação de certidão negativa de antecedentes;

3.7 Ter boa saúde avaliada em exame específico;

3.8 Estar aprovado na prova teórica e classificado entre o número de vagas oferecidas, tudo em conformidade com o item 2.1.1 deste edital; e

3.9 Ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio na data das inscrições.

4. PRIMEIRA FASE – INSCRIÇÃO

4.1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES:

4.1.1 Taxa de inscrição: valor de R$ 40,00 (quarenta reais).

4.1.2 Período de inscrição: do dia 16 de fevereiro de 2011 até o dia 17 de março de 2011.

4.1.3 Horário das 13:00hs às 19:00hs.

4.1.4 Local: conforme Anexo II deste Edital.

4.1.5 Ao candidato será permitida uma só inscrição.

4.1.6 A inscrição deverá ser entregue exclusivamente na Sede da Unidade PM em que o candidato pretende prestar o serviço temporário.

4.1.7 Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:

a) pagar a taxa de inscrição usando a Guia DARE, pelo código de tributo 3123 (Atos da PMSC);

b) imprimir e preencher o Anexo VI;

c) apresentar-se em um dos locais de inscrição munido de carteira de identidade original;

d) entregar o Requerimento de Inscrição e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

4.2 DO INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO

Será indeferida a inscrição do candidato que não preencher corretamente o Requerimento de Inscrição, não o assinar ou não preencher os requisitos necessários para aderir ao Serviço Auxiliar Temporário da PMSC.

5. SEGUNDA FASE – PROVA TEÓRICA

5.1 DA CONFIRMAÇÃO DO LOCAL

É responsabilidade do candidato confirmar o local de realização da prova teórica através do endereço eletrônico www.pm.sc.gov.br ou www.pontuaconcursos.com.br;

5.2 DO PERÍODO DA PROVA TEÓRICA

A prova teórica terá duração de 4 (quatro) horas e será realizada no dia 27 de março de 2011, com início às 14 horas e término às 18 horas.

5.3 DO CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS

A prova teórica abrangerá o Programa das Disciplinas constantes do Anexo III deste Edital.

5.4 DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA TEÓRICA E DO EXAME DE SAÚDE.

A identificação para realização da prova teórica e da etapa dos exames de seleção, será realizada através, unicamente, da apresentação da carteira de identidade original.

5.5 DAS QUESTÕES DA PROVA TEÓRICA

A prova será composta de 40 (quarenta) questões objetivas, no formato de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas de resposta, de “a” a “e”, das quais somente uma deverá ser assinalada como correta.

5.6 DO NÚMERO DE QUESTÕES POR DISCIPLINA

O número de questões será assim distribuído quanto ao conteúdo: 15 (quinze) questões de Interpretação de Texto e Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões para a disciplina Matemática, 10 (dez) questões para as disciplinas História e Geografia de Santa Catarina e 10 (dez) questões sobre Informática.

5.7 DO MATERIAL PERMITIDO

5.7.1 Para realização da prova teórica, somente será permitido ao candidato o uso de caneta esferográfica, com tinta azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha.

5.7.2 O candidato que, durante a realização da prova teórica, for encontrado de posse, mesmo que desligado, de qualquer tipo de equipamento eletrônico, terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Processo de Recrutamento e Seleção.

5.7.3 Durante a realização da prova teórica será vedado, também, o uso de bonés, chapéus e similares, óculos de sol, bem como livros, revistas, apostilas, resumos, dicionários, cadernos etc.

5.7.4 Não haverá funcionamento de guarda-volumes nos locais de realização da prova teórica, sendo que a Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda e a Polícia Militar de Santa Catarina não se responsabilizam por perda ou extravio de objetos e documentos durante o processo de seleção, nem por danos neles causados.

5.8 DO ACESSO AO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA TEÓRICA

5.8.1 Os portões dos prédios onde será realizada a prova teórica serão fechados, impreterivelmente, no horário marcado para início da prova. Recomenda-se ao candidato chegar ao local da prova com antecedência de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido.

5.8.2 O candidato que chegar ao local de realização da prova teórica após o fechamento dos portões terá sua entrada vedada e será automaticamente eliminado do Processo de Seleção. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

a) O acesso de pessoas estranhas às salas de prova só será permitido mediante a autorização da Coordenação Local.

b) A imprensa, devidamente credenciada pela Coordenação Local, desenvolverá seu trabalho sem adentrar nas salas de prova.

c) Nas dependências físicas onde estão localizadas as salas de aplicação da prova, não será permitida qualquer propaganda de cursos preparatórios ou de outra natureza.

5.9 DA SAÍDA DA SALA

5.9.1 O candidato não poderá entregar seu material de prova ou retirar-se da sala de realização da prova antes de transcorridas 2 (duas) horas do seu início.

5.9.2 O candidato que necessitar ausentar-se da sala de prova durante sua realização somente poderá fazê-lo acompanhado de um fiscal.

5.9.3 O candidato não poderá ausentar-se da sala de prova, a qualquer tempo, portando material de prova (cadernos de questões e/ou cartão resposta).

5.9.4 Ao terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal da sala o caderno de prova e cartão resposta devidamente preenchido e assinado, com caneta esferográfica, com tinta azul ou preta.

5.9.5 Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala de prova, somente poderão entregar a prova e o cartão resposta e retirarem-se da sala simultaneamente.

5.10 DO CADERNO DE QUESTÕES E DO CARTÃO RESPOSTA.

5.10.1 Para a realização da prova, o candidato receberá o caderno de questões e o cartão resposta personalizado.

5.10.2 É de exclusiva responsabilidade do candidato o correto preenchimento do cartão resposta de acordo com as instruções dele constantes, não podendo ser substituído em caso de marcação errada ou rasura.

5.10.3 Para preencher o cartão resposta personalizado o candidato deverá usar caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

5.10.4 DA DIVULGAÇÃO DAS QUESTÕES DE PROVA E DO GABARITO PRELIMINAR

5.10.5 As questões da prova teórica estarão à disposição dos interessados em data e horário previstos no Anexo I, pela internet no site www.pm.sc.gov.br ou www.pontuaconcursos.com.br

5.10.6 Não serão disponibilizados os cadernos de questões utilizados pelos candidatos.

5.11 DOS RECURSOS E DA ANULAÇÃO DAS QUESTÕES DA PROVA TEÓRICA

5.11.1 O candidato que tiver qualquer discordância em relação às questões da prova ou ao gabarito preliminar divulgado, poderá interpor recursos até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do gabarito preliminar. Os pedidos de revisão de questões de prova também poderão ser feitos até 30 (trinta) minutos após o encerramento da respectiva prova, na Coordenação Local, em formulário próprio.

5.11.2 Não será aceito recurso via postal, via fax, via e-mail ou, ainda, fora do prazo.

5.11.3 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial definitivo.

5.11.4 Na hipótese de anulação de questão, a mesma será considerada como respondida corretamente por todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

5.11.5 DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO CANDIDATO

5.11.6 Na prova teórica o valor de cada questão será de 1 (um) ponto para cada questão correta.

5.11.7 O candidato estará aprovado com o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) das questões da prova teórica respondidas corretamente.

5.11.8 Estarão classificados os candidatos aprovados que obtiverem a maior pontuação nos quantitativos estabelecidos no quadro do item 2.1 – DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS.

5.11.9 Realizarão o exame de saúde os candidatos classificados até o número limite conforme tabela abaixo:

OPM CIDADE CLASSIFICADOS
1ª Região de Polícia Militar Florianópolis DO 1º AO 30º COLOCADO
2ª Região de Polícia Militar Lages DO 1º AO 6º COLOCADO
3ª Região de Polícia Militar Balneário Camboriú DO 1º AO 25º COLOCADO
4ª Região de Polícia Militar Chapecó DO 1º AO 10º COLOCADO
5ª Região de Polícia Militar Joinville/ Jaraguá do Sul DO 1º AO 30º COLOCADO
6ª Região de Polícia Militar Criciúma DO 1º AO 10º COLOCADO
7ª Região de Polícia Militar Blumenau DO 1º AO 20º COLOCADO
8 ª Região de Polícia Militar Tubarão DO 1º AO 20º COLOCADO

5.11.10 Não sendo completado o quantitativo do quadro acima, será aplicado o constante do item 9, letra b deste Edital.

5.12 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Na apuração do resultado, ocorrendo empate na última colocação, prevalecerá para efeito de classificação o número de acerto na Prova de Língua Portuguesa. Persistindo o empate serão considerados, sucessivamente, acertos obtidos nas seguintes disciplinas: Matemática, Geografia, História, Informática e por último, maior idade.

5.13 RESULTADO NA PROVA TEÓRICA

5.13.1 A publicação do resultado na prova teórica será conforme Anexo I deste Edital.

5.13.2 A relação dos candidatos aprovados e classificados nesta fase será publicada em ordem decrescente.

6 QUARTA FASE – EXAME DE SAÚDE

O exame de saúde consiste em inspeção médica e odontológica e será aplicado nos candidatos classificados conforme os quantitativos do item 5.11.9, e possui caráter eliminatório.

6.1 DA DATA, HORÁRIO E LOCAL

O Exame de Saúde será realizado na sede das unidades contempladas com vagas, conforme Anexo II.

6.2 DA INSPEÇÃO DE SAÚDE

6.2.1 Para realização do Exame de Saúde o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar no dia da inspeção de saúde, os seguintes exames:

a) Hemograma completo;

b) Glicemia;

c) Creatinina;

d) Radiografia de coluna cérvico-tóraco-lombo-sacra, PA e Perfil, com laudo;

6.2.2 Os exames de que trata o item 6.2.1 deste Edital devem ter seus laudos datados de no máximo 90 (noventa) dias anteriores à data da realização do Exame de Saúde.

6.2.3 As candidatas serão inspecionadas no início dos procedimentos de inspeção, na presença de praças auxiliares do sexo feminino (policiais militares femininos) e em grupos formados por mais de uma candidata.

6.2.4 O candidato cujos exames citados no item 6.2.1 apresentarem resultado duvidoso que possa comprometer a inspeção de saúde, deverá procurar médico especialista particular para ser examinado e esclarecer o diagnóstico, devendo comparecer na data do Exame de Saúde munido com o parecer especializado, exames complementares com os respectivos laudos, se for o caso.

6.2.5 O(s) Médico(s) Perito(s) poderá(ão) solicitar outros exames, se necessário, com a finalidade de esclarecer dúvidas diagnosticadas ou suscitadas pelos laudos dos exames apresentados. O novo exame deverá ser apresentado pelo candidato até o término das inspeções de saúde.

6.2.6 O candidato portador de deficiência visual deverá apresentar-se munido de óculos e/ou de lentes de contato, quando fizer uso dos mesmos, devendo comunicar ao Médico Perito o uso de tais aparelhos.

6.2.7 Será julgado pelo Médico Perito, incompatível para o serviço temporário, o candidato que:

a) Não apresentar condições físicas e/ou comportamentais mínimas necessárias ao exercício das atividades previstas, a critério do Médico Perito;

b) Apresentar alterações nos exames complementares consideradas incompatíveis com as atividades previstas; e,

c) Deixar de apresentar algum exame previsto neste Edital ou com o respectivo laudo ausente ou incompleto.

6.2.8 Recomenda-se que durante o período compreendido entre a inscrição até o término do serviço temporário, a candidata não apresente estado de gravidez, dada as limitações decorrentes da gravidez ao pleno desempenho das atividades a serem exercidas no serviço temporário.

7 DA ELIMINAÇÃO DO CANDIDATO

Será eliminado o candidato que, além dos outros requisitos previstos neste Edital:

a) Não obtiver 50% (cinqüenta por cento) de aproveitamento nas 40 (quarenta) questões teóricas;

b) Não apresentar para a realização de qualquer uma das etapas o documento de identidade exigido nos termos deste Edital;

c) Não comparecer ou apresentar-se após o horário estabelecido para a realização da prova teórica e/ou em quaisquer das etapas dos Exames de Seleção, seja qual for o motivo alegado;

c) Ausentar-se da sala de realização da prova sem o acompanhamento de um fiscal ou antes de decorrido o prazo mínimo para saída do candidato da sala;

e) Lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova;

f) Não devolver integralmente todo o material de prova (caderno de questões e cartão resposta);

g) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

h) For considerado inapto em qualquer uma das etapas deste Processo de Seleção;

j) Não apresentar os documentos exigidos por ocasião da admissão; e

j) Fizer, em qualquer fase ou documento, declaração falsa.

8 DO RESULTADO FINAL DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O resultado com a relação dos candidatos classificados de acordo com o número de vagas oferecidas por OPM, será divulgado no dia 22 de abril de 2011, na sede das OPMs e no site www.pm.sc.gov.br.

9 DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

a) O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos na prova teórica considerando somente os candidatos APTOS no exame de saúde.

b) Em caso de saída voluntária, eliminação ou exclusão de um candidato será feita a convocação do candidato imediatamente subseqüente na lista de classificação da mesma OPM, desde que atendidos os prazos do Item 13.

10 DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ADMISSÃO AO SERVIÇO AUXILIAR TEMPORÁRIO

a) Certificado ou Histórico Escolar do ensino médio ou equivalente – original e fotocópia autenticada;

b) Carteira Profissional: se possuir, com o registro do último emprego – original e fotocópia autenticada;

c) Cédula de Identidade (RG): original e fotocópia autenticada (frente e verso);

d) Certidão de nascimento ou casamento: original e fotocópia autenticada;

e) Cartão de Identificação do Contribuinte – CIC ou Cadastro de Pessoa Física – CPF: original e fotocópia autenticada (frente e verso);

f) Certidão negativa dos cartórios de protestos ou do Cartório de Distribuição: da cidade/município ou circunscrição onde residiu nos últimos cinco anos, expedida, no máximo, há seis meses – original;

g) Declaração de não ter sofrido no Exercício de Função Pública: as penalidades previstas no Artigo 137 e seu Parágrafo Único da Lei Federal nº 8.112/90 e as correspondentes, constantes da Legislação de outros Estados e Municípios: modelo – ANEXO V do edital;

h) Declaração negativa de vínculo empregatício – ANEXO VI do edital;

i) Certidão de antecedentes criminais: dos últimos 05 (cinco) anos, expedida no máximo, há seis meses – original;

j) Comprovante da situação militar, se masculino, original e fotocópia;

k) Comprovante de residência: (conta de água, luz ou telefone) – original e uma fotocópia autenticada;

l) Foto 3×4 colorida atualizada (uma foto);

11. DA MATRÍCULA E DO LOCAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS

A matrícula no Curso de Formação de Agentes Temporários da Polícia Militar será efetuada pela OPM contemplada com vagas neste Edital, exceto em Florianópolis, onde a matrícula e o curso será realizado na Diretoria de Instrução e Ensino – DIE, bairro Trindade.

12 DA APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO

O candidato aprovado e classificado para freqüentar o Curso de Formação de Agentes Temporários será convocado para apresentar-se em data e local a ser estabelecido no decorrer do processo de recrutamento e seleção.

13 DA VALIDADE DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O prazo de validade deste Recrutamento e Processo Seletivo será de 2 (dois) anos, prorrogável por mais 2 (dois) anos, se atender as necessidades da administração pública.

14 DA DURAÇÃO DO CURSO

a) O Curso será dividido em duas partes, sendo: a primeira parte teórica, com duração de 3 (três) semanas e a segunda parte prática com duração de 4 (quatro) semanas.

b) A parte teórica será realizada nas OPMs contempladas neste Edital, exceto em Florianópolis, o qual realizar-se-á no Centro de Ensino da Polícia Militar – Trindade.

c) A parte prática será realizada nas dependências das Centrais Regionais de Emergências de cada cidade contemplada e em períodos concorrentes com os turnos das escalas existentes.

15 DA PUBLICAÇÃO E DO FORO

a) Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina.

b) O Edital de Recrutamento e Seleção nº 003/CESIEP/2011, e os Anexos: I, II, III, IV, V e VI, estarão disponíveis pela internet no site www.pm.sc.gov.br e www.pontuaconcursos.com.br;

c) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Recrutamento e Processo Seletivo da PMSC.

d) Fica eleito o Foro da Comarca da Capital para dirimir toda e qualquer questão inerente ao presente Edital.

Florianópolis, 09 de fevereiro de 2011.

CESAR AUGUSTO GRUBBA
Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão

NAZARENO MARCINEIRO
Comandante-Geral da Polícia Militar

ANEXO I

CRONOGRAMA

DESCRIÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL
PERÍODO DE INSCRIÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONCURSO 16 fev a 17 mar 2011 Das 13:00 às 19:00hs Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
DIVULGAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DO LOCAL DAS PROVAS TEÓRICAS

DIVULGAÇÃO E CONFIRMAÇÃO NO SITE: www.pm.sc.gov.br e www.pontuaconcursos.com.br

21 mar 2011 A partir das 14:00hs Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
PROVA TEÓRICA 27 mar 2011 14:00 às 18:00h A ser definido
DIVULGAÇÃO DAS QUESTÕES TEÓRICAS E GABARITO

DIVULGAÇÃO NO SITE: www.pm.sc.gov.br e www.pontuaconcursos.com.br

28 mar 2011 A partir das 10:00h Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
PRAZO FINAL PARA RECURSO SOBRE QUESTÕES DA PROVA TEÓRICA 30 mar 2011 Até às 18:00h Entrega nas OPMs divulgadas na tabela 2.1.1
RESULTADO FINAL DA PROVA TEÓRICA

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA NO SITE: www.pm.sc.gov.br e www.pontuaconcursos.com.br

8 abr 2011 A partir das 10:00hs Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
EXAME DE SAÚDE – (REALIZADO NAS OPMs DAS RESPECTIVAS CIDADES DE INSCRIÇÃO) Dias19 e 20 abr 2011 Das 08:00 às 12:00hs Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO EXAME DE SAÚDE

NO SITE: www.pm.sc.gov.br e www.pontuaconcursos.com.br

25 abr 2011 A partir das 10:00h Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
CLASSIFICAÇÃO FINAL POR VAGA

DIVULGAÇÃO NO SITE: www.pm.sc.gov.br e www.pontuaconcursos.com.br

25 abr 2011 A partir das 14:00h Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
Apresentação de documentos 28 abr 2011 A p A partir das 14:00h artir das Nas OPMs contempladas na tabela 2.1.1
INÍCIO DO CURSO 01 mai 2011 A partir das 13:00hs Nas Cidades elencadas neste Edital e nas instalações físicas a

serem definidas

PREVISÃO DE DURAÇÃO DO CURSO 7 (sete) SEMANAS Horário das 1300hs às 1800hs Nas OPMs e cidades elencadas neste Edital

ANEXO II

ENDEREÇOS

LOCAL DE INSCRIÇÃO E EXAME DE SAÚDE.

FLORIANÓPOLIS

Centro Universitário para Defesa e Segurança Pública com Cidadania da Polícia Militar – CEUSCIPM (Academia de Polícia Militar da Trindade/CESIEP)

ENDEREÇO: Avenida Madre Benvenuta, 265, Trindade

CEP: 88036-500

FONE: (48) 3331-1975

LAGES

6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – LAGES

ENDEREÇO: Rua Mato Grosso, 297, Bairro São Cristóvão

CEP:88.509-220

FONE: (49) 3221-7900

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

12º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR – BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ENDEREÇO: Rua México 1191, Bairro das Nações

CEP: 88338-223

Fone: (47) 3261-5500

CHAPECÓ

2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – CHAPECÓ

ENDEREÇO: Rua Getúlio Vargas, 965 – Passos dos Fortes Caixa Postal: 41

CEP: 89805-100

FONE: (49) 3321.0190 – FAX: (49) 3321.0148

JOINVILLE

8º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – JOINVILLE

ENDEREÇO: Rua Aquidaban, 75 – Bairro Gloria

CEP: 89201-760

FONE: (47) 3431.8700

CRICIÚMA

9º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – CRICIÚMA

ENDEREÇO: Rua Vereador Martins Ricardo Paz, s/nº – Bairro Jardim Maristela

CEP: 88815-205

FONE: (48) 3431.7400

FAX: (48) 3431-7407

BLUMENAU

10º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – BLUMENAU

ENDEREÇO: Rua Almirante Tamandaré, 1501 – Bairro Vila Nova

CEP: 89035-000

FONE: (47) 3221-7371

TUBARÃO

5º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – TUBARÃO

ENDEREÇO: Rua São João, 1061 – Bairro São João

CEP: 88708-000

FONE: (48) 3621-1128

ANEXO III

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

- Tem por objetivo central avaliar a capacidade do candidato compreender textos de diferentes gêneros, mostrando o domínio que se espera de quem já concluiu o ensino médio.

LÍNGUA PORTUGUESA

I – Gramática

Classes de palavras: flexões nominais e verbais.

Análise sintática: relações e sentidos entre orações, períodos e funções sintáticas dos termos.

Sintaxe de regência: verbos e sua predicação; regência verbal e nominal, crase.

Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal; concordância gramatical e ideológica (silepse).

Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise.

Estilística: denotação e conotação; figuras de linguagem: metáfora, metonímia, prosopopéia, antítese e pleonasmo.

Semântica: sinonímia e antonímia.

Pontuação: vírgula, ponto-e-vírgula, dois pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação e ponto final.

Acentuação: de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico.

Morfologia: apresentação das classes morfológicas.

GEOGRAFIA

I. De Santa Catarina

II. Quadro Natural e sua Importância na Organização do Espaço

Litosfera; atmosfera; hidrosfera; biosfera.

III. Quadro Natural de Santa Catarina

Estrutura geológica; relevo; clima; hidrografia; vegetação.

IV. Formação Econômico-social e espacial de Santa Catarina

População: dinâmica populacional; indicadores sócio-econômicos.

Atividades econômicas, questões agrárias e ambientais: espaço agrário; espaço urbano.

V. Problemas Ambientais

Causas, preocupações com a preservação do espaço geográfico.

HISTÓRIA

I. História de Santa Catarina

Período republicano: Sociedade e economia de Santa Catarina; cultura catarinense; atualidades catarinenses.

- O povoamento açoriano, a invasão espanhola, alemães, italianos e eslavos, a República Catarinense e Anita, o Contestado.

Roteiros regionais.

MATEMÁTICA

I. Conjuntos

Notação, representação, pertinência, inclusão, igualdade e operações.

- Conjuntos numéricos: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q), Reais (R): representação, ordenação, operações e problemas;

- Números proporcionais: razão, proporção, regra de três simples e composta.

II. Funções

- Funções: definição, notação, domínio, contradomínio e imagem, composta, inversa, crescente, decrescente e gráficos.

- Função Polinomial do 1º grau: definição, zero da função, gráfico, equações e inequações;

- Função Polinomial do 2º grau: definição, zero da função, vértice da parábola, gráficos, equações e inequações;

- Função Exponencial: definição, gráficos e equações;

III. Progressões:

- Sucessão ou seqüência numérica

- Progressão Aritmética

- Progressão Geométrica.

IV. Matrizes

- Matriz: definição, tipos, propriedades e operações.

- Determinantes: definição, propriedades e cálculo.

- Sistemas lineares: resolução, discussão e aplicação.

V. Análise Combinatória

- Contagem e fatorial;

- Permutação, Arranjo e Combinação.

VI. Geometria

- Introdução à geometria: ponto, reta, plano, ângulos, polígonos convexos, círculo e circunferência.

- Triângulos: classificação, propriedades, congruência e semelhança.

- Segmentos proporcionais: Teorema de Tales, Teorema da bissetriz interna.

- Quadriláteros: classificação e propriedades.

- Circunferência: relações métricas, comprimento da circunferência, polígonos inscritos e circunscritos.

- Perímetro e área das figuras planas.

- Geometria Espacial: prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera, cálculo de áreas e volumes.

- Geometria Analítica: Ponto, Reta e Circunferência.

INFORMÁTICA

I- MICROINFORMÁTICA: conceito de hardware e software, componentes básicos de hardware (processadores, memórias, barramentos, dispositivos de armazenamento, dispositivos de entrada e saída, placas e arquiteturas), categorias e tipos de softwares.

II- WINDOWS: uso do ambiente gráfico (janelas, menus e atalhos), painel de controle (configuração do ambiente Windows), área de trabalho, área de transferência, aplicativos e acessórios, Windows Explorer, meu computador, conceitos, manipulação e propriedades de pastas, arquivos e atalhos, backup e compactação de arquivos.

III- INTERNET: conceitos básicos, serviços e segurança, buscadores, utilização do internet explorer 8 e correio eletrônico (Outlook Express).

ANEXO IV

ÍNDICES MÍNIMOS EXIGIDOS PARA A AVALIAÇÃO DE SAÚDE

Acuidade visual:

· Compatível com a leitura de textos no padrão em observado em monitores de LCD.

Dentes: Serão consideradas como condições mínimas:

· Presença de dentes incisivos e caninos tolerando-se próteses.

· Ausência de caries e lesões periodontais graves em quantidades e dimensões que não venham a constituir causa freqüente de odontalgia e necessidade de tratamento imediato e prolongado.

Limites mínimos de motilidade:

· Motilidade de membros superiores que permitam a operação de terminais de computadores, necessariamente a digitação de textos;

Índice audiométrico:

· Capacidade auditiva que permitam a percepção e entendimento da voz humana em conversação telefônica em níveis compatíveis com as atividades a serem desenvolvidas, tolerando-se aparelhos corretivos.

CONDIÇÕES INCAPACITANTES

Constituem condições incapacitantes à inclusão na Polícia Militar de Santa Catarina:

Ouvido e audição:

· Hipoacusia em intensidade que comprometa a comunicação, tolerando-se o uso de aparelhos corretivos.

Olhos e visão:

· anormalidades funcionais significativas e diminuição da acuidade visual que impeçam a leitura de textos no padrão em observado em monitores de vídeo LCD.

Boca, nariz, laringe, faringe, traquéia e esôfago:

· infecções crônicas ou rescidivantes;

· deficiências funcionais que dificulte de forma relevante a mastigação, respiração, fonação e deglutição.

Dentes:

· Ausência de dentes incisivos e caninos tolerando-se próteses.

· Presença de caries e lesões periodontais graves em quantidades e dimensões que venham a constituir causa freqüente de odontalgia e necessidade de tratamento imediato e prolongado.

Pele, tecido celular subcutâneo e cavidades naturais:

a) infecções crônicas ou recidivantes;

b) micoses extensas, infectadas ou cronificadas;

c) parasitoses cutâneas extensas;

d) eczemas alérgicos cronificados ou infectados;

e) expressões cutâneas das doenças auto-imunes;

f) manifestações das doenças alérgicas de difícil resolução;

g) ulcerações e edemas;

h) tatuagem em áreas expostas, se expressando motivos obscenos, ofensivos ou de morte, que possam ser consideradas como manifestações de desequilíbrios psíquicos.

Pulmões e paredes torácicas:

· função respiratória com descompensações crônicas e frequentes;

· infecções bacterianas ou micóticas em atividade;

· doenças imuno-alérgicas do trato respiratório inferior (importante a história mórbida pregressa);

· tumores malignos dos pulmões e da pleura;

· anormalidade radiológicas, exceto se insignificantes e desprovidas de potencialidade mórbida e sem comprometimento funcional.

Sistema cárdio-vascular:

· arritmias graves; e

· doenças do pericárdio, miocárdio, endocárdio e da circulação intrínseca do coração, anormalidade do feixe de condução e outras, detectadas no eletrocardiograma, que comprometam o exercícios das atividades a serem desenvolvidas.

Abdome e trato digestivo:

· infecções, esquistossomose e outras parasitoses graves e contagiosas;

· doenças hepáticas e pancreáticas descompensadas;

· tumores.

Aparelho gênito-urinário:

· anormalidades congênitas ou adquiridas da genitália, rins e vias urinárias, que constituam dificuldade de permanência e convivência no ambiente de trabalho;

· tumores malignos.

Aparelho osteo-mio-articular:

· doenças e anormalidades dos ossos e articulações, congênitas ou adquiridas, inflamatórias, infecciosa, neoplásicas e traumáticas que dificulte a operação de terminais de computadores, inclusive a digitação de textos e o deslocamento sem auxilio da residência para o local de trabalho e vice-versa e no ambiente de trabalho e inclusive subir e descer escadas ;

Doenças metabólicas e endócrinas:

· diabetes mellitus descompensado;

· tumores hipotalâmicos e hipofisários descompensados;

· disfunção tireoideana sintomática descompensado;

· tumores da tireóide e das supra renais com repercussão funcional;

Sangue e órgãos hematopoiéticos:

· leucemia e discrasias sanguinias grave.

Doenças neuropsiquiátricas:

· esquizofrenias;

· neuroses graves;

· distúrbios da personalidade;

Tumores e neoplasias:

· tumores malignos;

· tumores benignos, dependendo da localização com repercussão funcional e potencial evolutivo.

Doenças sexualmente transmissíveis:

· doença sexualmente transmissível em atividade;

· serão toleradas cicatrizes sorológicas.

ANEXO V

(MODELO)

DECLARAÇÃO

Eu, ___________________________________________, RG nº. ___________________, declaro para os devidos fins e a quem interessar possa que não sofri penalidades previstas no Artigo 137 e seu Parágrafo Único, da Lei Federal nº. 8.112/90, e as correspondentes constantes da Legislação de outros Estados e Municípios.

Florianópolis, ___ de __________________ de 2010.

______________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

ANEXO VI

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO

POLÍCIA MILITAR

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE AGENTE TEMPORÁRIO DA PMSC

VISTO: Coordenador Regional

________________________

Carimbo:

FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME:
SEXO: ( ) Masculino ( ) Feminino ESCOLARIDADE:
NOME DA MÃE:
NOME DO PAI:
DATA DE NASCIMENTO: ___/___/______ ESTADO CIVIL:
RG: Órgão Exp.: CPF:
ENDEREÇO:
BAIRRO: CIDADE:
ESTADO: CEP:
FONE: Residencial: Celular:
E-MAIL:
Declaro que tenho ciência do teor do Edital nº. 003/CESIEP/2011, bem como sou voluntário ao serviço de Agente Temporário.
Data: _____________________, ______ de ___________________ de 2011.
______________________________
Assinatura do(a) candidato(a)

Concursos por e-mail (grátis)

Copyright © 2007/2011 LRI Sites - Todos os direitos reservados