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Edital Concurso de Iguaraci

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUARACI
ESTADO DE PERNAMBUCO
EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO

O Prefeito Constitucional do Município de Iguaraci, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento que será realizado neste Município, conforme Portaria instituída e tendo em vista o disposto no artigo 37 da Constituição Federal c/c a Lei Orgânica Municipal e a Lei nº 298/2009, de 31/12/2009, através da Exames & Consultorias Ltda., Concurso Público de provas e de provas e títulos, como também resolve baixar esta Resolução que passa a vigorar como único regulamento deste Concurso Público para o recrutamento e seleção de candidatos aos Cargos de Agente de Limpeza Pública – 02 vagas e 04 p/ cadastro de reserva; Auxiliar de Serviços Gerais – 31 vagas e 29 p/ cadastro de reserva; Auxiliar de Serviços Gerais Eletricista – 01 vagas e 01 p/ cadastro de reserva; Auxiliar de Serviços Gerais Coveiro – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Auxiliar de Serviços Gerais Mecânico – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Auxiliar de Serviços Gerais Telefonista – 01 vagas; Auxiliar de Serviços Gerais – 01 vaga; Guarda Municipal – 03 vagas e 12 p/ cadastro de reserva; Agente Administrativo – 02 vagas e 04 p/ cadastro de reserva; Auxiliar de Enfermagem – 05 vagas e 04 p/ cadastro de reserva;Auxiliar de Saúde Bucal – 01 vaga e 02 p/ cadastro de reserva; Desenhista – 01 vaga; Fiscal de Obras – 01 vaga e 02 p/ cadastro de reserva; Fiscal de Tributos – 02 p/ cadastro de reserva; Instrutor de Banda Filarmônica – 01 vaga; Motorista – 04 vagas e 06 p/ cadastro de reserva; Técnico Agrícola – 01 vaga e 03 p/ cadastro de reserva; Assistente Social – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Enfermeiro – 02 vagas e 03 p/ cadastro de reserva; Fisioterapeuta – 01 vaga; Fonoaudiólogo- 01 p/ cadastro de reserva; Médico – 04 vagas e 05 p/ cadastro de reserva; Nutricionista – 01 vaga; Odontólogo – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Professor de 1 a 4 série – 10 vagas e 30 p/ cadastro de reserva; Professor de Inglês – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Professor de História – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Professor de Ciências – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Professor de Geografia – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Professor de Matemática – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Professor de Português – 01 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Psicólogo – 01 vaga; Veterinário – 01 vaga p/ cadastro de reserva. O presente Processo Seletivo Externo será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da Exames & Consultoria Ltda., conforme o processo licitatório e Contrato Estabelecido.

O Edital nº001/2011 será afixado no quadro de avisos do rol da Prefeitura Municipal, a partir da data de publicação deste Aviso, assim como será entregue aos candidatos inscritos, quando da efetivação sua inscrição no mencionado concurso público. As inscrições ao Concurso Público ocorrerão no período de 26 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011, de segunda a sexta feira. (nos dias úteis). Horário: das 8h às 12h e das 14hh às 17h. Local: Rua Bispo Cavalcante, s/n, centro, Iguaracy-PE, próximo ao Mercado de Beta Tavares, ou pela Internet no site www.examesconsultoria.com. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 28 de fevereiro a 04 de março de 2011, no mesmo local e horário em que se efetuaram as inscrições ou pela internet. A prova será realizada na data provável de 27 de março de 2011 em horários e locais a serem comunicados aos candidatos inscritos por meio do cartão de inscrição definitivo, que lhes será entregue na data supracitada e também através de Portaria publicada no quadro de avisos do rol da Prefeitura Municipal e no site da organizadora: www.examesconsultoria.com.

CAPÍTULO I – DOS CARGOS E REQUISITOS

1. O concurso público destina-se ao provimento de vagas no Quadro da Prefeitura Municipal de Iguaraci, sob o Regime Jurídico de Trabalho do Servidor Estatutário e tem a relação dos cargos adiante discriminados.

2. A distribuição de quantidade por categorias funcionais e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

CARGO AMPLA CONCORRÊNCIA CADASTRO DE RESERVA REQUISITOS EXIGIDOS REMUNERAÇÃO
AGENTE DE LIMPEZA PÚBLICA 02 04 Ser alfabetizado ou ter concluído as 4 (quatro) primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário) 547,89
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 16 44 Ser alfabetizado ou ter concluído as 4 (quatro) primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário) 547,89
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS ELETRICISTA 01 01 Ser alfabetizado ou ter concluído as 4 (quatro) primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário), com conhecimento prático em instalações elétricas de residências, prédios públicos, vias públicas, locais de eventos e festividades, e outros estabelecimentos, bem como em automóveis e outros veículos automotores 547,89
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS COVEIRO 01 01 Ser alfabetizado ou ter concluído as 4 (quatro) primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário) e conhecimento prático na conservação de cemitérios municipais, preparação de covas e realização de enterros 547,89
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MECÂNICO 01 01 Ser alfabetizado ou ter concluído as 4 (quatro) primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário) e conhecimento prático na manutenção de veículos, tais como mecânica, lanternagem e pintura 547,89
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS TELEFONISTA 01 - Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. 547,89
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS RECEPCIONISTA 01 - Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. 547,89
GUARDA MUNICIPAL 02 13 Ser alfabetizado ou ter concluído as 4 (quatro) primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário) 551,61
AGENTE ADMINISTRATIVO 02 04 Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. 555,35
AUXILIAR DE ENFERMAGEM 05 04 Curso de Técnico ou de Auxiliar de Enfermagem e Registro no COREN 555,35
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL 01 02 Curso Técnico de Auxiliar de Saúde Bucal e Registro no CRO 555,35
DESENHISTA 01 - Curso Técnico em Desenho e Conhecimento prático no Programa AUTOCAD 561,94
FISCAL DE OBRAS 01 02 Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e conhecimento na área de Fiscalização de Obras 561,94
FISCAL DE TRIBUTOS - 02 Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. 559,07
INSTRUTOR DE BANDA

FILARMÔNICA

01 - Curso Médio Completo e conhecimento de teoria musical e prática no uso de instrumentos musicais 555,35
MOTORISTA 03 07 Ser alfabetizado ou ter concluído as 4 (quatro) primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário) e possuir a CNH na categoria A, B, C ou D 562,80
TÉCNICO AGRÍCOLA 01 03 Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante em Agropecuária, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no CREA 580,58
ASSISTENTE SOCIAL 01 01 Graduação em Serviço Social e Registro no CRESS 1.350,00
ENFERMEIRO 02 03 Graduação em Enfermagem e Registro no COREN 1.300,00
FISIOTERAPEUTA 01 - Graduação em Fisioterapia e Registro no CREFITO 1.300,00
FONOAUDIÓLOGO - 01 Graduação em Fonoaudiologia e Registro no Conselho profissional 1.300,00
MÉDICO 04 05 Graduação em Medicina e Registro no CRM 1.476,00
NUTRICIONISTA 01 - Graduação em Nutrição e Registro no CRN 1.300,00
ODONTÓLOGO 01 03 Graduação em Odontologia e Registro no CRO 1.300,00
PROFESSOR DE 1ª A 4ª SÉRIE 05 35 Formação para o magistério em nível médio ou Licenciatura Plena para o magistério 978,93
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE: DISCIPLINA: INGLÊS 01 01 Curso Superior de Licenciatura Plena em letras com habilitação em Inglês 1.305,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE:DISCIPLINA: HISTÓRIA 01 01 Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Geografia ou História ou Licenciatura Plena História 1.305,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE:DISCIPLINA: CIÊNCIAS 01 01 Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Ciências ou Licenciatura Plena em Ciências 1.305,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE:DISCIPLINA: GEOGRAFIA 01 01 Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Geografia ou História ou Licenciatura Plena Geografia 1.305,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE :DISCIPLINA: MATEMÁTICA 01 01 Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Ciências Biológicas ou Matemática ou Licenciatura Plena em Matemática 1.305,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE – DISCIPLINA:  PORTUGUÊS 01 01 Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Língua Portuguesa ou Língua Inglesa ou Licenciatura Plena em Português 1.305,00
PSICÓLOGO 01 02 Graduação em Psicologia e Registro no CRP 1.300,00
VETERINÁRIO 01 01 Graduação em Medicina Veterinária e Registro no CRMV 756,90

3. As vagas aos cargos previstos no quadro do item anterior serão distribuídas e oferecidas para Área Urbana e Área Rural. São consideradas da Área Urbana as repartições públicas, autarquias, escolas e outros órgãos da Prefeitura localizados em toda a Cidade de Iguaraci, E são consideradas para a Área Rural as localidades fora do perímetro urbano da sede e distritos.

4. A comprovação dos requisitos mínimos para investidura no cargo será exigida no ato da posse do candidato.

5. As atribuições dos cargos supracitados obedecem às determinações constitucionais e conforme as Leis Ordinárias vigentes.

5.1. A jornada de trabalho dos servidores públicos municipais é de 40 (quarenta) horas semanais, para os cargos de Agente de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Sérvios Gerais Eletricista, Auxiliar de Serviços Gerais Coveiro, Auxiliar de Serviços Gerais Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais Telefonista, Auxiliar de Recepcionista, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Instrutor de Banda Filarmônica, Motorista, Técnico Agrícola, Professor de Inglês, Professor de História, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de Matemática, Professor de Português e de 30 (trinta) horas semanais, para os cargos de Professor de 1° a 4° série, Desenhista, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Veterinário.

CAPÍTULO II – DAS INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO

1. As inscrições poderão ser realizadas sob a forma presencial, conforme item 2 ou através da internet seguindo o item 3.

1.1 Cada candidato poderá inscrever-se para apenas um dos cargos previsto no Concurso.

2. As inscrições: 27 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011 de segunda a sexta feira. Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Local: Rua Bispo Cavalcante, s/n, centro, Iguaracy-PE, próximo ao Mercado de Beta Tavares

3. Inscrições via internet:

3.1. Pode ser realizada a inscrição para o Concurso Público via internet, no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com, solicitado no mesmo período de inscrições fixado pelo item 2 deste edital.

3.2. DO PROCEDIMENTO PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO VIA INTERNET

3.2.1 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá acessar o endereço eletrônico www.examesconsultoria.com e após o preenchimento da ficha de inscrição efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário disponível também no site, podendo efetuar o pagamento qualquer agência do Banco do conveniado.

3.2.2 As inscrições efetuadas via internet somente serão aceitas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, que será feita através do contrato com o Banco conveniado.

3.2.3 O comprovante de inscrição do candidato inscrito via internet estará disponível no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com, no mesmo período determinado no edital para a entrega dos cartões, ou seja, de 28 de fevereiro a 04 de março do corrente ano, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento. A confirmação da inscrição só se dará mediante impressão deste comprovante de inscrição que deverá ser apresentado no dia da prova.

3.2.4 O candidato inscrito via internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da lei.

3.2.5 Informações complementares acerca das inscrições via internet estarão disponíveis no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com

3.2.6 A Exames & Consultoria Ltda. não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet, não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.7 Os candidatos que optarem por essa forma de inscrição estão cientes do conhecimento e aceitação das normas do edital do concurso e automaticamente se declaram ter as condições e os documentos exigidos pelo edital.

4. São condições de inscrição: ser brasileiro; possuir no ato de inscrição idade mínima de 18 anos e o pagamento dos seguintes valores:

CARGOS VALOR DAS INSCRIÇÕES EM R$
AGENTE DE LIMPEZA PÚBLICA 35,00
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 35,00
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS ELETRICISTA 35,00
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS COVEIRO 35,00
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MECÂNICO 35,00
GUARDA MUNICIPAL 35,00
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS TELEFONISTA 40,00
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS RECEPCIONISTA 40,00
AGENTE ADMINISTRATIVO 40,00
AUXILIAR DE ENFERMAGEM 40,00
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL 40,00
DESENHISTA 40,00
FISCAL DE OBRAS 40,00
FISCAL DE TRIBUTOS 40,00
INSTRUTOR DE BANDA FILARMÔNICA 40,00
MOTORISTA 40,00
TÉCNICO AGRÍCOLA 40,00
PROFESSOR DE 1ª A 4ª SÉRIE 50,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE: DISCIPLINA: INGLÊS 50,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE:DISCIPLINA: HISTÓRIA 50,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE:DISCIPLINA: CIÊNCIAS 50,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE:DISCIPLINA: GEOGRAFIA 50,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE :DISCIPLINA: MATEMÁTICA 50,00
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE – DISCIPLINA: PORTUGUÊS 50,00
ASSISTENTE SOCIAL 60,00
ENFERMEIRO 60,00
FISIOTERAPEUTA 60,00
MÉDICO 60,00
NUTRICIONISTA 60,00
ODONTÓLOGO 60,00
PSICÓLOGO 60,00
VETERINÁRIO 60,00
FONOAUDIÓLOGO 60,00

4.1. Para todos os cargos os requisitos mínimos e idade mínima de 18 anos serão comprovados e exigidos na data da posse.

4.2. Os candidatos não poderão pertencer aos quadros da empresa Exames & Consultorias Ltda., responsável pela organização do presente Concurso.

4.3. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 28 de fevereiro a 04 de março de 2011 (exceto os dias feriados) no mesmo horário e local que se efetuaram as inscrições ou pela internet.

5. É assegurado o direito de inscrição às pessoas portadoras de deficiência, no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, submetendo-se, quando convocadas, a exame oficial, a qual terá decisão terminativa sobre o exercício do cargo.

5.1. Serão reservadas vagas aos deficientes físicos, na proporção de 5% (cinco por cento), a serem oferecidas em obediência à Legislação vigente. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estreita observância à ordem de classificação. Obedecendo ao seguinte quadro das vagas disponíveis:

CARGOS N° de vagas para deficientes
AGENTE DE LIMPEZA PÚBLICA 1
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 1
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS ELETRICISTA -
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS COVEIRO -
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MECÂNICO -
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS TELEFONISTA -
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS RECEPCIONISTA -
GUARDA MUNICIPAL 1
AGENTE ADMINISTRATIVO 1
AUXILIAR DE ENFERMAGEM 1
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL -
DESENHISTA -
FISCAL DE OBRAS -
FISCAL DE TRIBUTOS -
INSTRUTOR DE BANDA FILARMÔNICA
MOTORISTA -
TÉCNICO AGRÍCOLA -
ASSISTENTE SOCIAL -
ENFERMEIRO 1
FISIOTERAPEUTA -
FONOAUDIÓLOGO -
MÉDICO 1
NUTRICIONISTA -
ODONTÓLOGO -
PROFESSOR DE 1ª A 4ª SÉRIE 1
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE: DISCIPLINA: INGLÊS -
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE: DISCIPLINA: HISTÓRIA -
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE: DISCIPLINA: CIÊNCIAS -
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE: DISCIPLINA: GEOGRAFIA -
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE: DISCIPLINA: MATEMÁTICA -
PROFESSOR DE 5ª A 8ª SÉRIE – DISCIPLINA: PORTUGUÊS -
PSICÓLOGO -
VETERINÁRIO -

5.2. O portador de deficiência deve requerê-lo por escrito, especificando o teor da deficiência e o cargo para cuja vaga se inscreveu, juntando documento médico que comprove ser portador de deficiência.

5.3. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições a confecção de prova em Braile ou Ampliada, especificando o teor da deficiência, sob pena de não ter sua prova preparada e impossibilitado de realizá-la.

5.4. Será eliminado da lista dos deficientes o candidato cuja deficiência assinalada no requerimento de inscrição não se constate, no ato de posse, devendo o mesmo constar apenas da lista de classificação geral.

5.5. Logo após a investidura do candidato classificado, a deficiência não poderá ser argüida para justificar o pedido de aposentadoria.

CAPÍTULO III – DAS PROVAS E DA DATA DE REALIZAÇÃO

1. O Concurso Público constará de prova escrita, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas.

1.1. Para os cargos de Agente de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais Coveiro, Auxiliar de Serviços Gerais-Mecânico, Guarda Municipal a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 (quarenta) pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 (trinta) pontos respectivamente, totalizando 100 (cem) pontos,

1.2. Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais Telefonista, Auxiliar de Recepcionista e Agente Administrativo a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 (quarenta) pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 (trinta) pontos cada, totalizando 100 (cem) pontos.

1.3. Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais Eletricista, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal de obras, Fiscal de Tributos, Motorista, Instrutor de Banda Filarmônica, Técnico Agrícola, a prova escrita constará de 10 (dez) questões objetivas, versando sobre matéria de português, valendo 30 (trinta) pontos e 20 (vinte) questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 (setenta) pontos.

1.4. Para o cargo de Motorista, a prova escrita constará de 30 (trinta) questões objetivas, versando sobre a matéria de português com 10 (dez) questões valendo 30 (trinta) pontos e 20 (vinte) questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 (setenta) pontos.

1.4.1. Para os cargos de Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais – Eletricista, Coveiro e Mecânico, somente os aprovados serão submetidos à prova prática que constará de avaliação de caráter eliminatório, conforme o Anexo I, na quantidade de duas (2) vezes mais das vagas oferecidas, que determinará se o candidato é apto ou não apto para o exercício do cargo pretendido, a ser realizada após o resultado da primeira, e a informação do local da prova será divulgada 08 dias antes da data de sua aplicação.

1.5. Para os Cargos de Nível Superior de Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Veterinário a prova escrita constará de 40 (quarenta) questões objetivas, sendo 25 (vinte e cinco) questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 (setenta) pontos e 15 (quinze) questões objetivas, versando sobre matéria de português em nível de Ensino Médio, valendo 30 pontos.

1.6. Para os cargos de Professor de 1º a 4º Série, o concurso será de provas escritas e títulos. A prova escrita será composta de duas partes: a primeira constará de 20 questões objetivas versando sobre didática, valendo 60 pontos; a segunda constará de 20 questões objetivas versando sobre conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, sendo 8(oito) questões da primeira disciplina e 6(seis) questões (de cada) das demais disciplinas, valendo 40 pontos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelos candidatos, observando a pontuação especificada no quadro Anexo II, valendo 20 pontos.

1.7. Para os cargos de Professor de Inglês, Professor de História, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de Matemática, Professor de Português a prova será de provas escritas e títulos. A prova escrita será composta de duas partes: a primeira constará de 20 (vinte) questões objetivas versando sobre Didática, valendo 40 (quarenta) pontos; a segunda constará de 20 (vinte) questões objetivas versando sobre a matéria de disciplina específica, valendo 60 (sessenta) pontos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelo candidato, obedecendo à pontuação especificada no quadro Anexo III, valendo 20 (vinte) pontos.

2. O resultado parcial das provas escritas para o magistério não garantirá posição definitiva para efeito de classificação, somente após a apuração das provas de títulos é que será dado o resultado final.

2.1. Somente os candidatos aos cargos de Professores, que obtiverem nota superior a 50 pontos e estiverem na quantia de 3 (três) vezes mais das vagas oferecidas, terão seus títulos avaliados para efeito de resultado final, obedecendo à ordem classificatória do resultado parcial (1ª Etapa).

2.2. Para os candidatos aprovados e classificados nos cargos de Professor, a apresentação de conclusão de curso será exigida, quando do ato de nomeação.

3. No ato de convocação para o provimento do cargo o candidato que não apresentar o requisito mínimo exigido fica impedido de tomar posse e sua portaria de nomeação será anulada.

4. Para todos os cargos, os programas para os candidatos inscritos serão divulgados amplamente na data e local destas inscrições. E após a realização das provas escritas, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, a Empresa Organizadora do Concurso divulgará os respectivos gabaritos de respostas das provas escritas no site www.examesconsultoria.com

4. A prova será realizada na data provável de 27 de março de 2011

4.1 A Prova escrita terá duração de 3( três ) horas.

5. Os candidatos serão cientificados através de publicação dos locais das provas, e através dos cartões definitivos que serão entregue aos candidatos na data prevista do item 4.3 do Capítulo II deste edital. A entrega dos cartões serve para confirmação da inscrição, caso o candidato não compareça no período determinado para a entrega daqueles a Exames & Consultoria Empresa Organizadora não se responsabilizará por inscrições não efetivadas.

5.1. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e de horário de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente o edital e os comunicados publicados.

6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de quarenta minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e de documento de identificação original (Carteira de Identidade, Carteira Profissional, Carteira de Motorista ou Passaporte).

6.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

6.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não-identificáveis.

7. Será excluído do Concurso o candidato que:

1. Não comparecer, ou não mandar procurador em seu lugar, no período de inscrição do Concurso.

2. Apresentar-se após o horário estabelecido.

3. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes, de decorrido 30 (trinta) minutos do início das provas.

4. For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

5. Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação, como Celulares, Palm’s, etc..

6. Lançar meios ilícitos para execução das provas.

7. Não devolver integralmente o material recebido.

8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

9. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível, e mais:

a) O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

b) O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões.

c) O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

CAPÍTULO IV – CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

1. A classificação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas nas provas, calculada na forma estabelecida neste edital.

2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo e com nota igual ou superior a 50 (cinquenta pontos).

3. Do desempate: na hipótese de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

3.1. Para os cargos de Agente de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, , Auxiliar de Serviços Gerais Coveiro, Auxiliar de Serviços Gerais Mecânico, Guarda Municipal, Auxiliar de Serviços Gerais Telefonista, Auxiliar de Recepcionista e Agente Administrativo aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova de português;

c) obtiver maior nota na prova de matemática;

d) obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais;

e) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.2. Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais Eletricista, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal de obras, Fiscal de Tributos, Motorista, Instrutor de Banda Filarmônica, Técnico Agrícola, aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova específica ou de conhecimentos específicos;

c) obtiver maior nota na prova de português;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.6 Para os cargos de Nível Superior de Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Veterinário, aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

c) obtiver maior nota na prova de português;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.4. Para os cargos de Professor de Inglês, Professor de História, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de Matemática, Professor de Português , aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova específica;

c) obtiver maior nota na prova didática;

d) obtiver maior nota na prova de títulos;

e) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.5 Para os cargos de Professor de 1º a 4º Série, aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) Obtiver maior nota na prova de Didática;

c) Obtiver maior nota na prova de Português;

d) Obtiver maior nota na prova de Matemática;

e) Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Gerais;

f) Obtiver maior nota na prova de títulos;

g) Persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

CAPÍTULO V- DA ORGANIZAÇÃO

1. A Prefeitura Municipal de Iguaraci, através do seu Prefeito Constitucional, contratou a Empresa Exames & Consultoria Ltda. para a execução do Concurso e esta é a responsável pela organização do certame.

CAPÍTULO VI – DOS RECURSOS

1. Será admitida a interposição de recurso pelo candidato que se achar prejudicado na prova escrita do Concurso. Para isso terá um prazo de 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da prova.

2. O recurso somente será conhecido, para efeito de julgamento, quando se fundamentar em “má formulação de questão” e de “impertinência do conteúdo da questão”.

3. Será também admitido recurso pelo candidato que se achar prejudicado na divulgação das questões (gabarito) das provas corrigidas (respostas consideradas como certas) e do seu resultado, obedecendo em um prazo de 48 (quarenta e oito reais) horas.

4. Compete a Exames & Consultorias Ltda. julgar, em instância única, administrativa, no prazo de cinco dias úteis do recebimento, os recursos interpostos de acordo com o edital.

4.1. Não será aceito recurso via postal, via fax e/ ou correio eletrônico.

4.2. Recursos inconsistentes e/ou intempestivo serão indeferidos.

4.3. Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) ou item(ns), de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

CAPÍTULO VII – DA HOMOLOGAÇÃO

1. Apreciada a regularidade do Concurso, mediante relatório sucinto, a Exames & Consultorias encaminhará ao Prefeito Municipal que homologará e fará publicar no Diário Oficial o seu resultado, notificando o Tribunal de Contas do Estado..

CAPÍTULO VIII – DAS NOMEAÇÕES

1. A nomeação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo o candidato apresentar os seguintes documentos: a) 02 (duas) fotos 3 x

4; b) xerox de quitação eleitoral; c) certidão negativa fornecida pela Justiça Criminal Estadual e declaração de aptidão física e mental, através de exame médico.

2. As nomeações serão feitas de acordo com as necessidades do Município, mediante decisão administrativa, por meio de Decreto e/ou Portaria.

CAPÍTULO IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Será admitida concessão de vista ou revisão de provas, desde que tenha como finalidade o exercício do direito de recurso.

2. A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo seletivo, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando- se os atos decorrentes da inscrição.

3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente edital.

4. O Concurso Público terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação no Diário Oficial, podendo ser prorrogada a critério da Administração Pública Municipal, obedecendo ao disposto do artigo 37, incisos III e IV, da CF.

5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação no Concurso, valendo para esse fim o resultado publicado.

6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público no Diário Oficial do Município, do Estado e nos quadros de avisos na sede da Prefeitura.

7. A classificação no processo seletivo assegurará a expectativa do direito de ser nomeado dos candidatos aprovados, seguindo a ordem classificatória, ficando a concretização das nomeações condicionada à existência de vagas e a prioridade sobre novos concursados para assumir cargo no serviço público municipal de Iguaraci

8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado junto a Secretaria da Administração do Município, a fim de que possa convocá-lo para comparecer quando for para tratar assunto relacionado a sua nomeação.

9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados no concurso público integrarão lista de classificados que será utilizada em função da necessidade da Prefeitura Municipal de Iguaraci, através das Secretarias, enquanto da vigência da validade do presente certame.

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Fiscalizadora, juntamente com a empresa Exames & Consultorias Ltda.

Iguaraci, em 18 de janeiro de 2011.

ALBÉRICO MESSIAS DA ROCHA

PREFEITO

P/ Comissão de Supervisão e Fiscalização do Concurso

P/EXAMES & CONSULTORIAS LTDA

ANEXO I – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA PRÁTICA

Para o cargo de COVEIRO

Atividade a ser realizada: Máximo de Pontos
Cavar uma vala de 1/2(meio) metro de profundidade, e 1(um) metro de largura e comprimento. Até 50 pontos
Tampar (recolocar a areia na vala feita anteriormente) Até 50 pontos
TOTAL 100

Para o cargo de ELETRICISTA

Atividade a ser realizada: Máximo de Pontos
Realizar uma instalação elétrica predial.

Determinada pela comissão.

Até 100

Para o cargo de MECÂNICO

Atividade a ser realizada: Máximo de Pontos
Realizar uma inspeção veicular, apontando as peças que compõe cada sistema de um veículo e suas devidas manutenções.

Identificar problemas veiculares e as propostas para o reparo.

Demonstração de domínio da função

Até 100

Para o cargo de MOTORISTA

Atividade a ser realizada: Máximo de Pontos
Manobras (garagem, estacionamento e domínio da embreagem). Até 60 pontos
Desenvoltura e habilidade na livre circulação e trato com os passageiros. Até 30 pontos
Elucidações de casos práticos relativos às mais diversas situações do dia-dia (condições do veículo e reações em situações de emergência). Até 10 pontos

ANEXO II – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

QUADRO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR DE 1º A 4º SÉRIE PONTOS
TÍTULO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (no máximo de dois cursos) 3
TÍTULO DE CURSO DE MESTRADO 5
TÍTULO DE CURSO DE DOUTORADO 6
CURSO DE GRADUAÇÃO EM KICENCIATURA PLENA ((máximo 2 cursos) EM ÁREA DIFERENTE 1
PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO (no máximo de seis (4) artigos) 1
PUBLICAÇÃO DE LIVRO (no máximo de dois (2) livros) 2
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (seminário, congresso, no máximo de 5 (cinco) participações). 0,5
EFETIVO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL no máximo de 6 anos ( 0,5 ponto por ano de efetivo exercício) 0,5
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO – mínimo de 40 h/aulas e máximo de 2 cursos 1
OBSERVAÇÕES
1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas e será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos da comprovação e/ou que não esteja especificado no presente quadro.
2. Os artigos publicados são considerados quando os mesmos são publicados em revistas e jornais especializados e na área específica da disciplina do candidato com o mínimo de 2(duas) laudas.
3. O(s) livro(s) deve(m) ser comprovado na íntegra através de cópias ou exemplares com ficha catalográfica.
4. A nota máxima do exame de títulos não ultrapassará 20 pontos para a somatória no resultado final.
5. Para efeito de classificação no resultado final do concurso, o candidato, mesmo que não obtenha nota na prova de títulos, poderá ser aprovado, desde que a sua nota nas provas escritas não seja inferior a 50 pontos.

ANEXO III – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

QUADRO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR PONTOS
TÍTULO DE GRADUAÇÃO DIFERENTE DO EXIGIDO PARA O CONCURSO (no máximo de dois cursos). 1
TÍTULO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (no máximo de dois cursos) 3
TÍTULO DE CURSO DE MESTRADO 5
TÍTULO DE CURSO DE DOUTORADO 6
EFETIVO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – no máximo de 6 anos ( 0,5 ponto por ano de efetivo exercício) 0,5
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO – mínimo de 120 h/aulas e máximo de 2 cursos 1
PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO OU ENSINO – máximo de 4 (quatro)artigos 1
PUBLICAÇÃO DE LIVRO – máximo de dois (2) livros 2
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (seminário, congresso, no máximo de 5 (cinco) participações). 0,5
OBSERVAÇÕES
1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada e será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos da comprovação e/ou que não esteja especificado no presente quadro.
2. A comprovação da atividade no magistério far-se-á através de declaração da direção da unidade de exercício do interessado, especificando o período do efetivo exercício. Sob pena de ser desconsiderada a declaração apresentada.
3. Os artigos publicados são considerados quando os mesmos são publicados em revistas e jornais especializados e na área específica da disciplina do candidato. No mínimo com 2 (duas) laudas
4. O(s) livro(s) deve(m) ser comprovado na íntegra através de cópias ou exemplares com ficha catalográfica e registro competente.
5. A nota máxima do exame de títulos não ultrapassará 20 pontos para a somatória no resultado final.
6. Para efeito de classificação no resultado final do concurso, o candidato, mesmo que não obtenha nota na prova de títulos, poderá ser aprovado, desde que a sua nota nas provas escritas não seja inferior a 50 pontos.

PROGRAMAS DOS CARGOS DO CONCURSO

AGENTE DE LIMPEZA PÚBLICA, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS COVEIRO, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MECÂNICO, GUARDA MUNICIPAL: PORTUGUÊS 1 – Alfabeto da Língua Portuguesa: Vogais e Consoantes; 2 – Letras : Minúsculas e Maiúsculas; 3 – Encontros Vocálicos e Consonantal; 4 – Sílabas : Número de Sílabas; 5 –Ortografia oficial; 6 – Verbo; 7. Substantivo; 8. Adjetivos; 9. Antônimo e Sinônimo. 10. Acentuação gráfica; 11. Pontuação MATEMÁTICA: 1 – Conjuntos: Tipos de Conjuntos; Pertence e Não Pertence; 2 – Igual e Diferente; 3 – Operações com Números Naturais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; 4 – Sentenças Matemáticas; 5 – Sistema Monetário Brasileiro; 6 – As horas. CONHECIMENTO GERAIS: 1 – Meios de Transporte; 2 – Meios de Comunicação; 3 – O Município; 4. Autoridades e Poderes Públicos ( Federal, estadual e Municipal) e os Serviços Públicos; 5 – Zona Urbana e Zona Rural; 6 – Datas Comemorativas; 7- Meio ambiente. 8. As regiões geográficas do Brasil. 9. Informações sobre o Município de Iguaraci.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS ELETRICISTA: PORTUGUÊS. 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo. ESPECIFICA: 1. Noções de instalação de motores, dispositivos de partida, dispositivos de proteção, quadros de comando, transformadores, sistemas de iluminação e sistemas de alimentação elétrica. 2. Noções de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos elétricos de baixa tensão: motores, quadros elétricos, disjuntores, reatores, inversores de freqüência, chaves de partida suave e sistemas de iluminação. 3. Noções de manutenção preventiva e correta de equipamentos elétricos de média e alta tensão: disjuntores, transformadores, quadros ecubículos elétricos, motores, noções de primeiros socorros, fatores de risco, instalações prediais, segurança do trabalho, dia–a-dia do eletricista.

MOTORISTA: PORTUGUÊS: 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Legislação de Trânsito: Novo Código de Trânsito Brasileiro; 1- Normas Gerais de Circulação e Conduta; 2- Do Cidadão; 3- Da educação para o trânsito; 4- Da sinalização de trânsito; 5- Das infrações; 6- Dos crimes de Trânsito; 7- Direção Defensiva; 8- Inspeção e cuidados com as máquinas; 9- Noções de mecânica, 10- Noções de primeiros socorros, 11- Placas, 12- Da habilitação, 13- Dos veículos, 14 – Do sistema Nacional de Trânsito, 15- Resoluções do CONTRAN em vigor.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS TELEFONISTA, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS RECEPCIONISTA, AGENTE ADMINISTRATIVO: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2- operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado de Pernambuco e do Município de Iguaraci.

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Seqüências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 1. Documentação Odontológica: prontuário clínico; 2. Isolamento do Campo Operatório; 3. Manipulação e classificação de materiais odontológicos. Revelação e montagem de radiografias intra-orais; 4. Aplicação de métodos preventivos para controle de cárie dental e doenças periodontais; 5. Orientação ao paciente sobre Higiene Bucal; 6. Biossegurança e gerenciamento de resíduos; 7. Conhecimentos Básicos sobre o funcionamento de uma clínica odontológica e dos equipamentos, instrumentais e materiais nela utilizados; 8. Educação em saúde.

INSTRUTOR DE BANDA FILARMÔNICA: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Seqüências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação;

9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação.ESPECIFICA; ESPECÍFICA: 1-elementos básicos de ritmo: valores de notas e suas respectivas pausas; fórmulas de compasso; unidade de tempo e de compasso; compassos simples e compostos; síncope; contratempo; quiálteras; ponto de aumento e de diminuição; 2-intervalos; classificação(números de tons e simitons); qualificação (justos, maiores, etc); intervalos consoantes e dissonantes; intervalos; intervalos enarmônicos; 3-escala/tonalidades: escalas maiores e menores; denominação dos graus da escala; tonalidades relativas e tonalidades homônimas; tonalidades vizinhas;4-harmonia; classificação e construção de acordes de três e quatro sons, em estado fundamental e inversões; harmonização de melodias simples(para coro e quatro vozes) utilizando acordes de tônica, subdominante e dominante, seguindo as regras básicas de condução de vozes; 5-instrumento vocal: considerações sobre aparelho respiratória, aparelho fonador e aparelho de ressonância.

FISCAL DE OBRAS: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Seqüências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. ESPECÍFICO – I Segurança de trabalho – Da proteção do meio ambiente. Higiene das vias e logradouros. Higiene das edificações e terrenos. Dos muros e cercas.. Uso e segurança das áreas públicas. Preservação da pavimentação. Palanques. Barracas, fiteiros e construções similares. Das feiras livres. Dos meios de publicidade. Ordem pública e costumes. Divertimentos públicos. Licenciamento das atividades. Comércio ambulante e funcionamento.Fiscalização de obras e serviços.

FISCAL DE TRIBUTOS: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Seqüências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. ESPECÍFICA: 1 – Tributos Municipais: ISS e IPTU. 1.1 – Taxas: do exercício do Poder de Polícia, 1.2. Contribuição de Melhoria. 2 – Limitações da Competência Tributária. 3. – Das Limitações da Competência Tributária conforme a Constituição Federal: art. 156 e seus incisos. 4 – Do Crédito tributário. 5- Da Fiscalização. 6 – Das infrações e penalidades conforme o Código Tributário. 7- Do Processo Administrativo Fiscal. II- Legislação Tributária do Município.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Seqüências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação.. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: 1. Código de ética e lei do exercício profissional; 2. Processo do trabalho em enfermagem; 3. Registros de enfermagem e ocorrência no serviço: implicações legais e éticas; 4. Biossegurança nas ações de enfermagem: precauções universais, exposição e material biológico, biossegurança no parto, contaminação radioativa; 5. Processamento de artigos hospitalares: limpeza, desinfecção e esterilização; 6. Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos no pré, trans e pós- operatório; 7. Assistência de enfermagem em obstetrícia, evolução do parto normal e operatório, aborto, toxemia gravídica e puerpério, cuidado com recém-nascido; 8. Aleitamento materno; 9. Assistência de enfermagem à criança: crescimento e desenvolvimento, necessidades nutricionais e doenças prevalentes da infância (desidratação, desnutrição e afecções respiratórias); 10. Assistência de enfermagem nas enfermidades endócrinas e circulatórias: hemorragias, trombose, embolia, choque, isquemia, edema agudo do pulmão, infarto do miocárdio e parada cardiorrespiratória; 11. Assistência de enfermagem em saúde mental; 12. Técnicas de enfermagem: cálculo, preparo e administração de medicamentos e hemoderivados, higiene, transporte, oxigenoterapia, drenagens, monitorização cardíaca, controle hídrico, aspiração de secreção, alimentação enteral e parenteral, sinais vitais; 13. Tratamento e prevenção de feridas; 14. Atendimento em urgência e emergência; 15. Imunização: aplicação, transporte, armazenamento e conservação de vacinas; 16. Vigilância epidemiológica: Políticas de saúde pública – SUS; 17. Ações básicas de saúde coletiva – PSF.

TÉCNICO AGRÍCOLA: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Seqüências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. ESPECÍFICA: I- Agricultura Geral: 1.Solos: a) manejo e conservação,b) cálculo de fórmula de adubação química., c) acidez e uso de corretivos, d) adubação orgânica e compostagem, e) adubação verde. 2 – Irrigação: a) sistema de irrigação utilizado de acordo com o tipo de solo, b)qualidade da água utilizada; 3- Produção de sementes e mudas: a) essências florestais, b) fruteiras. 4-Instalação de hortas comunitárias; 5-Cuidados com o uso de agrotóxicos; II- Sistema de produção : 1. Para as culturas de feijão( Phaseolus e Vigna), milho, mandioca, cana de açúcar, batata doce, inhame( Dioscoriacea), banana, laranja, limão, maracujá, graviola, alho, cebolinha, coentro, alface e cenoura. 2. Sobre cada cultura será exigido as seguintes áreas de conhecimento: a) exigências climáticas, b) solo, seu preparo e adubação, c) espaçamento e população de plantas, d) irrigação, e) capinas, f) controle de pragas e doenças, g) tutoramento(para maracujá e inhame) h) desbastes( para bananeira), i) colheita, embalagem e armazenamento, j) comercialização.

PROFESSOR DE HISTÓRIA: DIDÁTICA – 1-a didática e a formação profissional do professor; 2 – educação: valores e objetivos; 3 – aprendizagem: conceito e tipos; 4 – tendências pedagógicas; 5 – tipos de planos de ensino; 6 – objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. LDBN, PCN’S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola ESPECÍFICA: Aspectos metodológicos do ensino da História; A História como conhecimento humano; Formação do aspecto social brasileiro; a apropriação da América pelos Europeus, formação da sociedade brasileira; a organização administrativa, a organização econômica e as formas de trabalho, a sociedade colonial, expansão territorial e das descobertas das minas, influência das ideologias liberais na História do Brasil e movimentos político-sociais no final do século XVIII, transformações ocorridas na Europa no início do século XIX e a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil; Formação do Espaço Social Brasileiro Independente: a colonização da América – sistemas coloniais e Mercantilismo; movimentos de Independência; a organização do Estado brasileiro, movimentos populares e agitações político-sociais nas províncias, mudanças no panorama mundial e transformações sócio-econômicas no Brasil, o Brasil do século XX, a Segunda República e a crise mundial, uma experiência democrática no Brasil – Deposição de Vargas e a Era de JK, o golpe de 1964 e a abertura democrática; O Estado nacional brasileiro na América Latina: o Estado brasileiro atual, os Estados nacionais na América Latina (semelhanças e diferenças), a formação dos Estados Nacionais liberais nos séculos XVIII e XIX nas Américas, a modernização dos Estados Republicanos na América Latina e suas manifestações; As novas relações econômicas e políticas – a Globalização e o Mercosul, as manifestações culturais da América Latina – ontem e hoje; a construção do Brasil contemporâneo na ordem internacional: transição do Feudalismo para o Capitalismo, potências européias e a disputa pelas regiões produtoras de matéria-prima, consolidação do Capitalismo monopolista nos EUA e a crise mundial do liberalismo, os conflitos entre as grandes potências e a consolidação do Capitalismo monopolista no Brasil, governos militares na América e o processo de redemocratização, desenvolvimento brasileiro na atualidade, o Brasil no contexto do mundo atual.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 – educação: valores e objetivos; 3 – aprendizagem: conceito e tipos; 4 – tendências pedagógicas; 5 – tipos de planos de ensino; 6 – objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. LDBN, PCN’S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: As relações sociedade natureza no ensino da Geografia. Os Princípios e objetos de estudos da Ciência Geográfica e suas relações com a natureza. Geografia da Antiguidade, da Idade Média, Moderna e Contemporânea. Localização e orientação-fusos horários, mapas/cartas, projeções, escalas e sistemas de informações geográficas. Estruturas geológicas e sua evolução. Estruturas, formas e dinâmicas do relevo, recursos minerais, geomorfologia, clima, solo, hidrografia, vegetação, grandes conjuntos morfoclimáticos no mundo e no Brasil. Mundo contemporâneo- sistemas e blocos econômicos, geopolítica, globalização, revolução tecnológica no mundo e no Brasil. Industrialização-relações de produção, circulação, comércio, turismo, fases da industrialização, divisão internacional do trabalho, produção e fontes de energia no mundo e no Brasil. População-dinâmica, crescimento, características, estrutura, renda, fluxo migratório, relação campo/cidade no mundo e no Brasil. Espaço urbano e o processo de urbanização no mundo e no Brasil. O espaço rural e a produção agrícola no mundo e no Brasil. Organização e evolução político territorial e suas regiões geoeconômicas do Brasil. A questão ambiental, ecossistemas, impactos naturais e urbanos, poluição, movimentos e lutas em defesa do meio ambiente no mundo e no Brasil. Geografia de Pernambuco. Atualidades.

PROFESSOR DE PORTUGUÊS: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 – educação: valores e objetivos; 3 – aprendizagem: conceito e tipos; 4 – tendências pedagógicas; 5 – tipos de plano de ensino; 6 – objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, Pcns. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: Comunicação: Elementos da comunicação, língua e fala; O signo lingüístico (significante, significado, denotação, conotação, figuras de linguagem). Funções da linguagem; linguagem oral e linguagem escrita; comunicação de massa – jornais, revistas, rádio e televisão; Publicidade e propaganda, história em quadrinho; linguagem, língua e discurso; Língua e sociedade. Redação: O ato de escrever como uma potencialidade humana; a palavra; o período; o parágrafo (importância, estrutura, tópico frasal); discurso (direto, indireto livre); A construção dos períodos; Descrição, narração e dissertação. Gramática: Ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase estrutura e formação de palavras. Morfossintaxe: classe de palavras; substantivo (tipos, gênero, número e grau); adjetivo (tipo, gênero, número e grau); artigo; numeral; pronome; verbo (flexões, regulares, irregulares, auxiliares); termos integrantes da oração (complementos verbais, complementos nominais, agentes da passiva); termos acessórios da oração (adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto); vocativo; período composto por coordenação e período composto por subordinação; sintaxe de concordância (nominal e verbal); sintaxe de regência (nominal e verbal). Literatura Brasileira: Noções sobre o classicismo, o barroco, o neoclassicismo, o romantismo: filosofia, características – autores: José de Alencar e Castro Alves. Realismo e Naturalismo: filosofia, características – autores: Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, Parnasianismo: filosofia, características – autor: Olavo Bilac, Simbolismo: filosofia, características – autor: Cruz e Souza, Modernismo: A semana da arte moderna. 1ª geração: Manuel Bandeira; 2ª geração Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos; 3ª geração: João Cabral de Melo Neto. Autores contemporâneos brasileiros: João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Daltro Trevisan, Marcelo Paiva, Zélia Gattai.

PROFESSOR DE INGLÊS: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 – educação: valores e objetivos; 3 – aprendizagem: conceito e tipos; 4 – tendências pedagógicas; 5 – tipos de plano de ensino; 6 – objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, Pcns. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA Verbo To be (presente/passado); Adjetivos possessivos; Pronomes possessivos; Pronomes demostrativos; Pronomes Oblíquos, pronomes interrogativos; Artigos, Uso do How much e How many; grau dos adjetivos(comparativo e superlativo); Posição dos adjetivos; Preposições(in, on, at, by); Formação de advérbios; Tempos verbais (presente simples, passado simples, futuro simples); Passado dos verbos regulares e irregulares; Present Continuous; Futuro Imediato; Plural dos substantivos; Tag Questions; Números Ordinais; Dias da semana; Meses do ano.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 – educação: valores e objetivos; 3 – aprendizagem: conceito e tipos; 4 – tendências pedagógicas; 5 – tipos de plano de ensino; 6 – objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, Pcns. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola ESPECÍFICA: Aspectos metodológicos do ensino de matemática; A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico da criança; Sistema de numeração decimal; Números naturais e inteiros/operações; Números racionais absolutos e relativos – representação fracionária e decimal/operações; Proporcionalidade – razão, escala, proporção, grandezas, diretamente e universalmente proporcionais, regras de três simples e composta; porcentagem; juros; Números reais; Expressões algébricas racionais e polinômios, equações algébricas fracionárias; Equações; Sistemas e inequações do 1º Grau; Equações do 2º Grau; Medidas – comprimento, superfície, capacidade, volume, massa, tempo, ângulos, área, Geometria – noções de reta, semi-reta, segmento de reta, polígonos, sólidos geométricos, ângulos, círculo e disco, semelhança, relações métricas no triângulo retângulo, razões trigonométricas no triângulo retângulo, relações métricas no círculo; Noções de probabilidade; Noções de estatística (coleta e organização e construção) média, moda, mediana. Situações, problemas e envolvendo todos os conteúdos.

PROFESSOR CIÊNCIAS: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 – educação: valores e objetivos; 3 – aprendizagem: conceito e tipos; 4 – tendências pedagógicas; 5 – tipos de plano de ensino; 6 – objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, PCN’S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: Aspectos metodológicos do ensino de Ciências; Matéria e suas propriedades; a evolução da química: Da alquimia a química dos nossos dias: classificação dos elementos e misturas – substâncias e reações químicas – As funções e as leis químicas – A utilização dos elementos químicos e de seus compostos pelos seres vivos; A química no progresso de ciências e da tecnologia-bioquímica; energia: formas, transformação da energia e a qualidade de vida humana, fontes alternativas; Noções de Física: Movimento, força inércia, massa e peso – máquinas – redução do espaço para a realização do trabalho – óptica; constituição do organismo; os principais eventos históricos no estabelecimento da teoria celular; a evolução celular; Aspectos gerais na organização e funcionamento da célula; diferenciação entre células, tecidos e sistemas; estudo dos tecidos; Exigências nutritivas básicas e minerais; Aspectos básicos na organização e fisiologia dos aparelhos: digestório, circulatório, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, reprodutor, locomotor, características anatômicas e fisiológicas das glândulas endócrinas; A descoberta do sexo – métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da AIDS; Sexo na adolescência; Origem, evolução, classificação e características dos seres vivos – ecossistemas, populações e comunidade; Relação Produtor/ Consumidor/ decompositor; Evolução da Astronomia: estudo dos astros, instrumento para pesquisa do Universo; O homem e as viagens espaciais; o planeta terra: a importância para os seres vivos; Fósseis, solo: litosfera, uso, nutrientes do solo e seu aproveitamento; Água: ciclo atmosférico: as funções vitais e naturais, ar e saúde humana.

ASSISTENTE SOCIAL: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1 – O Processo Histórico da Profissão: Do Conservadorismo ao Serviço Social Alternativo – 1.1. Métodos e Metodologia; 1.2. Relação Teoria/Prática, Sujeito/Objeto; 1.3. Objetivos. 2 – Políticas Públicas e Instituição: Espaço Profissional/Mediação/Práxis. 3-Divisão Social do Trabalho e a Prática Profissional. 4-.Planejamento/Pesquisa- Ação-Qualitativa. 5-Assistência Social e Cidadania. 6- Movimentos Sociais. 7- Previdência Social: Benefícios. 8- Reforma Sanitária: Da 8ª Conferência Nacional de Saúde ao Sistema Único de Saúde. 9. Ética Profissional.

ENFERMEIRO : PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA. 1. Ética e Legislação Profissional; 2. Administração das Assistências de Enfermagem; 3. Assistência de enfermagem nas doenças infecto-contagiosas; 4. Atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material de esterilização; 5. Assistência de Enfermagem ao cliente com distúrbios gastrointestinais, cardiovasculares, hematológicos, respiratórios, endócrinos e neurológicos; 6. Assistência de enfermagem na Saúde da Mulher; 7. Atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar; 8. Programa Nacional de Imunização (Indicadores de Saúde, Vigilância Sanitária); 9. Enfermagem na Saúde da Criança; 10. Aleitamento Materno; 11. Saúde Mental. 12. PSF.

FISIOTERAPEUTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18.Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Métodos e técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia; 2. Provas de função muscular; 3. Cinesiologia e Biomecânica; 4. Análise da marcha; 5. Exercícios terapêuticos e treinamento funcional; 6. Indicação, contra- indicação, técnicas e efeitos fisiológicos da hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda; 7. Prescrição e treinamento de órteses e próteses; 8. Anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e fisiopatologia, semiologia e procedimentos fisioterápicos nas áreas: neurológicas e neuropediátricas; 9. Ortopedia e traumatologia; 10. Cardiologia; 11. Pneumologia; 12. Ginecologia e obstetrícia; 13. Geriatria: fisioterapia preventiva, curativa e reabilitadora.

FONOAUDIÓLOGO: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA. 1. Gagueira; 2. Afasia; 3. Disfonia; 4. Disartria; 5. Dislalia; 6. Anomalias Orofaciais; 7. Deglutição Atípica; 8. Fissuras lábios- palatais; 9. Aparelho Estomatognático; 10. Má Oclusão; 11. Linguagem; 12. Neurofisiologia da Linguagem.

NUTRICIONISTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes: carboidratos, lipídios e protídios; 2. Métodos para estabelecer os requerimentos dos glicídios, lipídios e protídios; 3. Métodos para estabelecer os requerimentos nutricionais; 4. Requerimentos de energia e proteína; 5. Cálculo do VET; 6. Dose inócua de proteína; 7. Aspectos Gerais de Administração em unidades de alimentação e nutrição; 8. Planejamento de cardápios; 9. Grupo básico de Alimentos; 10. Alimentos; 11. Métodos pré-preparo dos alimentos; 12. Operações a que são submetidos os alimentos prépreparo, preparo e cocção; 13. Métodos de cocção: tipos, vantagens e desvantagens; 14. Per capita e fator de correção; 15. De origem animal: Composição; 16. Estrutura; 17. Propriedades; 18. Preparações (emprego, princípios); 19. Modificações pela cocção (perdas pela cocção); 20. Alimentos de Origem vegetal: Composição; 21. Métodos de pré-preparo, preparo e cocção; 22. Fatores que interferem no preparo e cocção; 23. Modificações pela cocção (percentual de aumento, percentual de desperdício; percentual de utilização e perdas pela cocção); 24. Vigilância Sanitária dos Alimentos; 25. Histórico; 26. Atribuições dos órgãos críticos de controle no processo de alimentos; 27. Nutrição Materno-infantil; 28. Indicadores de avaliação nutricional do crescimento; 29. Métodos para avaliar o crescimento e desenvolvimento; 30. Distúrbios do crescimento: Importância, conceito e classificação; 31. Tóxi-infecção alimentar; 32. Os microrganismos e os alimentos.

ODONTÓLOGO: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Epidemiologia das doenças bucais no Brasil. Índices epidemiológicos específicos em saúde bucal. Aparelho estomatognático: Desenvolvimento da face, cavidade oral e dentes. Diagnóstico, semiologia bucal, exames complementares. Dentição permanente.2. Cariologia: Etiologia, diagnóstico e tratamento da doença carie dentária com ênfase na prevenção da saúde bucal. Fluorterapia – Uso sistêmico e tópico. Aspectos Toxilógicos e clínicos. Flúor 3. Normas de controle de infecção no ambiente de trabalho. Hepatite virais (A,B e C). Imunizações. Técnica da lavagem das mãos. Uso de barreiras protetoras. Conduta frente a acidente de trabalho. Exame clínico e radiográfico; 4. Patologia periodontal, doenças gengivais e periodontal – diagnostico e tratamento. Algias orofaciais, tipo diagnósticos diferentes. Lesões das estruturas dentarias mineralizadas e da polpa. Lesões dos tecidos periodontais.5. Cistos e tumores odontogênicos e não odontogênicos. Lesões mais freqüentes da cavidade bucal: Candidíase, Gengivoestomatite- herpética, lesões herpéticas, secundarias, sífilis e Aids;6. Preparo cavitário: Conceitos atuais, materiais usados em dentística, proteção de complexo dentino-polpa. Patologia pulpar e periapical: Características Clínicas;7. Traumatismo dental, Trinca do esmalte, Concussão, subluxação, luxação, deslocamento completo do dente, fratura das coroas e raízes. Terapêutica odontológica-analgésicos, antoiflamatórios, antibióticos e anestésicos de uso local em odontologia; 8. Educação e saúde bucal. Diagnóstico bucal: Patologia dos tecidos moles e duros da cavidade oral, cárie, placa bacteriana e doença periodontal; 9. Técnica de anestesia intraoral. Princípios básicos do atendimento

MÉDICO: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Código de Ética Médica; 2. Preenchimento da Declaração de óbito; 3. Doenças de Notificação Compulsória; 4. Princípios do Atendimento Clínico anamnese, no diagnóstico e na orientação; 5. Dor Fisiopatologia; 6. Dor Torácica; 7. Dor Abdominal; 8. Cefaléias; Dor Lombar e Cervical; 9. Distúrbios da Regulação Térmica; 10. Calafrios e Febre; 11. Dores Musculares, Espasmos, Cãibras e Fraqueza Muscular; 12. Tosse e Hemoptise; 13. Dispnéia e Edema Pulmonar; 14. Edema; 15. Cianose, Hipoxia e Policitemia; 16. Hipertensão Arterial; Síndrome de Choque; 17. Colapso e Morte Cardiovascular Súbita; 18. Insuficiência Cardíaca; 19. Insuficiência Coronária; 20. Bradiarritmias; 21. Taquiarritmias; 22. Cateterismo e Angiografia Cardíaco; 23. Febre Reumática; 24. Endocardite Infecciosa; 25. Miocardiopatias e Miocardites; 26. Infarto Agudo do Miocárdio; 27. Cor Pulmonale; 28. Parada Cardio- respiratória; 29. Disfasia; 30. Constipação Diarréia e Distúrbios da Função Ano Retal; 31. Aumento e Perda de Peso; 32. Hematêmese Melena; 33. Hepatite Aguda e Crônica; 34. Icterícia e Hepatomegalia; 35. Cirrose; 36. Distensão Abdominal e Ascite; 37. Coledocolitíase; 38. Doenças do Pâncreas; 39. Líquidos e Eletrólitos; 40. Acidose e Alcalose; 41. Anemias; 42. Hemorragia e Trombose; 43. Biologia do Envelhecimento; 44. Problema de Saúde do Idoso; 45. Diagnóstico e Manuseio das Afecções Mais Comuns da Pessoa Idosa; 46. Avaliação e Diagnóstico das Doenças Infecciosas; 47. Diarréia Infecciosa Aguda e Intoxicação Alimentar; 48. Doenças Sexualmente Transmissíveis; 49. Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto; 50. Estado de Mal Asmático; 51. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; 52. Tromboembolismo Pulmonar; 53. Insuficiência Renal Aguda; 54. Insuficiência Renal Crônica; 55. Glomerulopatias; 56. Obstrução das Vias Urinárias; 57. Lupus Eritematoso Sistêmico; 58. Artrite Reumatóide; 59. Vasculites; 60. Doença Articular Degenerativa; 61. Artrite Infecciosa; 62. Distúrbios da Coagulação; 63. Diabetes Mellitus; 64. Doenças da Tireóide; 65. Acidose Lático; 66. Doenças Vasculares Cerebrais; 67. Traumatismo Cranioencefálico e Raquimedular; 68. Viroses do Sistema Nervoso Central: Meningites e Encefalites; 69. Coma; 70. Doenças Ocupacionais; 71. Acidentes do Trabalho; 72. Neoplasias; 73. MoléstiasInfecciosas; 74. Carências Nutricionais; 75. Princípios doutrinários e organizativos do SUS: Direito à saúde, Controle social na saúde, Recursos humanos no SUS, Financiamento no SUS, Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde; 76. Atenção Básica à Saúde: Programa de Saúde da Família como estratégia de reorientação da Atenção Básica à Saúde.

PROFESSOR DE 1 A 4 SÉRIE - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 – o processo de ensino na escola; 3 – objetivos de ensino, conteúdos, Métodos e técnicos; 4 – recursos de ensino e avaliação; 5 – tipos de planos de ensino. 6- Pcns. 7. Projetos no cotidiano da escola. PORTUGUES: I-Interpretação de Texto; II-Alfabetização e Língua Portuguesa: Concepções de aprendizagem da leitura e da escrita; alfabetização na perspectiva do letramento; aspectos lingüísticos e psicolingüísticos da alfabetização; aspectos sociolingüísticos da alfabetização: usos e funções da escrita e da leitura; oralidade e escrita; norma padrão e linguagem do aluno; aspectos metodológicos envolvidos na alfabetização; leitura e literatura infantil: relação leitor/texto e a construção de sentido na leitura; avaliação dos processos de apropriação da leitura e da escrita. MATEMÁTICA: Educação matemática – perspectivas atuais; construtivismo e educação matemática; etnomatemática; o conhecimento matemático e suas características; os objetivos do ensino de matemática na escola; a construção dos conceitos matemáticos; o conteúdo de matemática no ensino fundamental: seleção e organização para propostas alternativas de educação. Aspectos metodológicos do ensino da matemática. CONHECIMENTOS GERAIS: 1- Geografia, história e economia do Estado de Pernambuco; 2- Processo de Formação das cidades Pernambucanas; 3- Aspectos geográficos, históricos, econômicos e culturais do município de Iguaraci

PSICÓLOGO: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA. 1. Teoria de Personalidade: -Psicanálise –Freud, Melaine Klein, Erickson, Reich, Jung, Adler, Sullivan, Horney, Fromm, Rogers, Teoria Cognitiva de Kelly, Topologia de Lewin, A abordagem S = R; 2. Teorias e Técnicas Psicoterápicas. 3. Entrevista Psicológica; 4. Processos de Mudanças em Psicoterapia; 5. Diferenças Individuais e de Classes; 6. Cultura e Personalidade: “Status” , papel e o indivíduo; 7. Fatores Sociais na Anormalidade; 8. Interação Social; 9. A Psicologia Social no Brasil; 10. Aconselhamento Psicológico; 11. Desenvolvimento X Aprendizagem; 12. Abordagem Psicológica da Educação.

VETERINÁRIO: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA. 1. Normas Gerais de Higiene de Produtos de Origem Animal: água de abastecimento e consumo; normas gerais de limpeza, detergência e sanitização, drenagem e tratamento de efluentes, higiene do pessoal, higiene do ambiente, dos utensílios, do instrumental da maquinaria e equipamentos em geral e das instalações, higiene do transporte de produtos alimentares de origem animal; artrópodes e roedores na higiene dos estabelecimentos; 2. Fraudes por: alteração, adulteração e falsificação; 3. Infecções e intoxicações alimentares: Salmonella, Shigella, Yersinia enterocolítica, Streptococos, Vibrio parahaemolyticus, Campylobacter, Clostridium, Bacillus, Stapylococcus; 4. Fungos Produtores de Micotoxinas: toxinas e micotoxicose – aspergillus, penicillium, fusarium, claviceps; 5. Viroses de Origem Alimentar: características gerais, hepatite A, poliomielite, gastroenterites por rotavirus, gastroenterites por vírus Norwalk; 6. Procedimentos na investigação epidemiológica: surtos de infecções e toxinfecções alimentares. Prevenção; 7. Pesquisa de microorganismo: indicadores e patogênicos em alimentos; 8. Fatores que interferem no metabolismo dos microorganismos: intrínsecos e extrínsecos; 9. Aditivos empregados na indústria de alimentos: riscos dos aditivos intencionais. Riscos dos aditivos acidentais ou incidentais, legislação; 10. Inspeção ante e pósmorte: procedimentos, objetivos; 11. Nodos linfáticos: exploração obrigatória na rotina de inspeção e na reinspeção; 12. Cortes de carnes de bovinos, suínos e ovinos: obtenção, reconhecimento, técnicas de embalagem, transporte e legislação; 13. Transformação do músculo em carne: “Rigor mortis” e maturação; 14. Inspeção e julgamento de carcaças e vísceras de animais de açougue: portadores de doenças infecciosas, parasitárias transmissíveis ou não ao homem pela ingestão e/ou manipulação de carnes; 15. Frigorificação: conceito, carnes resfriadas, refrigeradas e congeladas, obtenção, características, armazenagem. Alterações, descongelamento e transporte; 16. Carnes curadas: fundamentos, métodos de cura, processo de defumação, produtos curados; 17. Produtos de salsicharia: classificação, matérias-primas, envoltórios e protetores de envoltórios, emulsões, ligadores, processamento tecnológico de produtos de salsicharia; 18. Carnes envasadas: conceito, classificação pela acidez ou valor do pH, fundamentos do tratamento térmico, fontes de contaminação, operações tecnológicas, appertização, embalagem, armazenamento; 19. Irradiação de Alimentos: conceito, processamento, aplicações, legislação; 20. Alimentos Transgênicos: biotecnologia, aplicações, avaliação da segurança, legislação; 21. Higiene das diversas fases do preparo de carcaças e vísceras de aves: inspeção ante e pós-morte. Reinspeção no consumo, legislação; 22. Refrigeração do pescado: na embarcação, no entreposto e na distribuição; 23. Inspeção organoléptica do pescado; 24. Obtenção higiênica do leite: fatores que influem na qualidade higiênica do leite; 25. Leite de consumo, beneficiamento: processamentos, envase. Inspeção sanitária e critério de julgamento; 26. Leite esterelizado e leites aromatizados: características e higiene de sua obtenção: inspeção e julgamento; 27. Queijos dos diversos tipos: características e higiene de sua obtenção. Alterações e defeitos; 28. Características do mel de abelhas: fraudes; 29. Epidemiologia: princípios epidemiológicos, informações epidemiológocas, sistemas de notificação e de vigilância, estudos epidemiológicos, apresentação dos dados de saúde, classificação das medidas preventivas; 30. Zoonoses: etiologia, grupos e classificação (SCHWABE, 1969) das zoonoses, patogenia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento, profilaxia. Teníasecisticercose, tuberculose, leishmaniose, raiva, leptospirose, brucelose, toxoplasmose, carbúnculo, fascilose, doença de Chagas, esquistossomose, dengue, febre amarela, fagicolose, anisaquíase, sarcosistose, hantavirose; 31. As boas práticas de fabricação e o sistema APPCC na produção de alimentos.

DESENHISTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Desenho técnico civil. 2. Leitura de projeto de arquitetura e compreensão de esboços, métodos e técnicas de desenho, perspectiva. 3. Normas técnicas de desenho. Padronização do Desenho e Normas Técnicas Vigentes – Tipos, Formatos, Dimensões e Dobradura de Papel; Conceitos Fundamentais do Desenho Técnico: simbologias, convenções e elementos gráficos do desenho técnico; Escalas e proporção; Sistemas de representação: projeções ortogonais e perspectivas. O Desenho Arquitetônico: As etapas do projeto de arquitetura: características; As escalas de representação do projeto e seus objetivos; Funções e características das representações do projeto: plantas, cortes, elevações e detalhes construtivos; Representação dos temas específicos da arquitetura: telhados, escadas, rampas e instalações prediais (Instalações Elétricas, Hidráulicas, Sanitárias, Telefonia, Gás); Desenho de Projeto de Reforma – convenções. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências à edificação: espaço, mobiliário e equipamentos urbanos. Orçamento de obras: qualificação de serviços, composição de preços, cronograma físico financeiro, medições de serviços executados. Noções fundamentais do desenho topográfico; O Desenho Digital através do Programa AutoCAD: Os elementos da interface do programa AutoCAD; As ferramentas de construção, edição, dimensionamento e organização do desenho.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

EVENTO DATA
Período de inscrição 26 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011 de segunda a sexta feira.

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h. Local: Prefeitura Municipal Praça Antonio Rabelo, 02 – Centro, Iguaraci/PE

Entrega dos cartões de inscrição De 28 de fevereiro a 04 de março de 2011 no mesmo horário e local em que se efetuaram as inscrições e pela internet.
Realização provável das provas escritas 27 de março de 2011

Maiores informações no site:

www.examesconsultoria.com

Concursos por e-mail (grátis)

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