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Edital Concurso de Igarapava

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPAVA
ESTADO DE SÃO PAULO
EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2011

“DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE EMPREGO PÚBLICO E CARGOS PÚBLICOS VAGOS E OU A VAGAR, PELO REGIME CELETISTA PARA EMPREGO PÚBLICO E ESTATUTÁRIO PARA CARGOS PÚBLICOS, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E CLT – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO.”

A PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPAVA, Estado de São Paulo, torna público a abertura de inscrições ao CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, para o preenchimento de emprego público e cargos públicos, vagos e ou a vagar abaixo especificados, providos pelo Regime Celetista para emprego público e estatutário para cargos públicos. O Processo será regido pelas instruções especiais constantes do presente Edital, Lei Orgânica, CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e Legislação Municipal Pertinente.

1. DA DENOMINAÇÃO – CARGA HORÁRIA- REFERÊNCIA- VAGAS E VENCIMENTOS

1.1 – CARGOS PÚBLICOS DE NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

DENOMINAÇÃO C/H REQUISITOS CARGOS PÚBLICOS VENC.
Servente 40 10 R$ 597,50
Ajudante de Manutenção 40 02 R$ 613,39
Ajudante de Serviços Diversos 40 06 R$ 597,50
Encanador 40 Com curso de hidraúlica 01 R$ 696,28

1.2 – CARGOS PÚBLICOS DE NÍVEL DE ENSINO MÉDIO COMPLETO

DENOMINAÇÃO C/H REQUISITOS CARGOS PÚBLICOS VENC.
Agente de Desenvolvimento Infantil 40 Magistério 20 R$ 702,92
Auxiliar Administrativo 40 Informática (certificado) 06 R$ 702,92
Inspetor de Alunos 40 03 R$ 656,49
Agente de Campo 40 01 R$ 597,50
Auxiliar de Consultório Dentário 30 Com curso específico na área 02 R$ 656,49
Pedreiro 40 Com curso específico na área 03 R$ 747,13
Motorista 40 CNH “letra D” 02 R$ 854,33

1.3 – CARGOS PÚBLICOS DE NÍVEL SUPERIOR ESPECÍFICO

DENOMINAÇÃO C/H REQUISITOS CARGOS PÚBLICOS VENC.
Coordenador Pedagógico 1ª. a 4ª. Série 40 Licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em Administração escolar ou Pós-Graduação na área de Educação,com experiência em sala de aula no mínimo de 3 anos,conforme LDB 01 R$ 2.367,04
Professor Educação Basica II – Substituto – Português/Inglês 24 Curso superior licenciatura de graduação plena em Português e Inglês,conforme LDB 02 R$ 7,65 h/a
Professor Educação Basica II – Substituto – Matemática 24 Curso superior licenciatura de graduação plena em Matemática,conforme LDB 02 R$ 7,65 h/a
Professor Educação Basica II – Substituto – Educação Física 24 Curso superior licenciatura de graduação plena em Educação Física,conforme LDB 01 R$ 7,65 h/a
Professor Educação Basica II – Substituto – História/Geografia 24 Curso superior licenciatura de graduação plena em História ou Geografia, conforme LDB 01 R$ 7,65 h/a
Professor Ensino Especial 30 Curso superior licenciatura de graduação plena admitida com formação mínima a oferecida em Nível Médio na modalidade normal com habilidade em Educação Especial de no mínimo 180 horas,conforme LDB 06 R$ 9,82 h/a
Professor I 30 Curso superior licenciatura de graduação plena admitida com formação mínima a oferecida em Nível Médio na modalidade normal,conforme LDB 04 R$ 9,82 h/a
Professor de Pré- Escola 20 Curso superior licenciatura de graduação plena admitida com formação mínima a oferecida em Nível Médio na modalidade normal,conforme LDB 12 R$ 9,82 h/a
Professor II – Matemática 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em  Matemática,conforme LDB 03 R$ 10,72 h/a
Professor II – Português 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em Português, conforme LDB 02 R$ 10,72 h/a
Professor II – Ciências 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em Ciências,conforme LDB 02 R$ 10,72 h/a
Professor II – Biologia 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em Biologia,conforme LDB 01 R$ 10,72 h/a
Professor II – História 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em História,conforme LDB 01 R$ 10,72 h/a
Professor II – Informática 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em Pedagogia e curso superior de sistemas de informação ou afins,conforme LDB 01 R$ 10,72 h/a
Professor II – Educação Física 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em Educação Física,conforme LDB 01 R$ 10,72 h/a
Professor II – Educação Artística 20 Curso superior licenciatura de graduação plena em Artes ou afins,conforme LDB 01 R$ 10,72 h/a
Assistente social 30 Superior especifico com registro no CRAS 01 R$ 1.816,41
Cirurgião Dentista (04 horas) 20 Superior específico com registro no CRO 01 R$ 1.816,41
Fiscal do Meio Ambiente 40 Superior com especialização em Gestão Ambiental 01 R$ 1.816,41
Fisioterapeuta 30 Superior com registro no CREFITO 01 R$ 1.816,41
Médico Psiquiatra (04 horas) 20 Superior com registro no CRM,com especialização na área 01 R$ 1.816,41
Médico Urologista (04 horas) 20 Superior com registro no CRM,com especialização na área 01 R$ 1.816,41
Médico Dermatologista (04 horas) 20 Superior com registro no CRM,com especialização na área 01 R$ 1.816,41
Médico Ortopedista (04 horas) 20 Superior com registro no CRM,com especialização na área 01 R$ 1.816,41
Médico Cardiologista (04 horas) 20 Superior com registro no CRM,com especialização na área 01 R$ 1.816,41
Médico Clinico Geral (04 horas) 20 Superior com registro no CRM 02 R$ 1.816,41

1.4 – EMPREGO PÚBLICO DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO

DENOMINAÇÃO C/H REQUISITOS EMPREGO PÚBLICO VENC.
Agente Comunitário – PSF 40 Residente no município 03 R$ 597,50

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 – As inscrições estarão abertas no período de 04 a 18 de maio de 2011 (DIAS ÚTEIS), no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Casa da Cultura de Igarapava,sito à Rua Altino Arantes, s/nº (ao lado da Câmara Municipal) – Centro – Igarapava – SP.

2.2 – São condições para inscrição:

2.2.1 – Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Emenda Constitucional, n.º 19/98.

2.2.2. – Não registrar antecedentes criminais, com sentença penal condenatória transitada em julgado;

2.2.3 – Ter, até a data da realização das provas, idade mínima de 18 anos;

2.2.4 – Gozar de boa Saúde Física e Mental;

2.2.5 – Estar no gozo dos direitos Políticos e Civis e, se do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar;

2.2.6 – Possuir escolaridade e habilitação legal correspondentes aos níveis exigidos para cada emprego público ou cargo, e registro no órgão de classe, quando for requisito legal até a data da convocação;

2.2.7. – Não ter sido demitido “a bem do serviço público” nas esferas: Federal, Estadual ou Municipal da Administração direta ou indireta;

2.2.8 – A inscrição constará de preenchimento de requerimento e ficha que será fornecida ao candidato no local da inscrição e o recolhimento de emolumento junto a Rede Bancária Nacional em conta da Prefeitura Municipal de Igarapava, nos seguintes valores:

NÍVEL VALOR
NÍVEL ENSINO SUPERIOR R$ 60,00 (sessenta reais)
NÍVEL ENSINO MÉDIO COMPLETO R$ 40,00 (quarenta reais)
NIVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO R$ 30,00 (trinta reais)

2.3 – No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

2.3.1. – Cédula de Identidade ou Carteira de Trabalho;

2.3.2 – Formulário de inscrição preenchido legivelmente, acompanhado de xerox do documento de identidade , conforme dispõe o presente Edital.

2.3.3 – Comprovante de recolhimento do emolumento correspondente;

2.3.4 – Quando do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato portador de Deficiência Física deverá declarar o tipo e grau de Deficiência que apresenta;

2.3.5. – Os candidatos que necessitarem da prova especial (BRAILE ou AMPLIADA), deverão requerê-la no momento da inscrição. Os candidatos que não o fizerem, seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada;

2.3.6. – Os Deficientes Visuais “cegos ” somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema BRAILE, e suas respostas deverão ser transcritas também em BRAILE. Referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas REGLETE E PUNÇÃO OU MÁQUINA ESPECÍFICA.

2.4 – As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração individual, mediante entrega do original ou cópia autenticada do respectivo mandato, acompanhado de cópia do Documento de Identidade do candidato. O procurador apresentará, ainda, para comprovação, o seu Documento de Identidade.

2.5. – O candidato deverá no ato da inscrição:

2.5.1. – Retirar formulários de inscrição e recolhimento do emolumento correspondente e recolhê- lo na Agência Bancária do Banco do Brasil definido pela Prefeitura Municipal de Igarapava;

2.5.2. – Retornar ao local de inscrição, apresentar o comprovante de recolhimento bancário, o Documento de Identidade, “original e xerox”, o formulário de inscrição preenchido e assinado, responsabilizando-se criminalmente por possíveis declarações falsas, cujos conteúdos possam influir no resultado;

2.5.3. – Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração dos empregos públicos e cargos, seja qual for o motivo alegado;

2.5.4. – A devolução do emolumento de inscrição somente ocorrerá se o Concurso Público não se realizar. A responsabilidade da devolução será da Prefeitura Municipal de Igarapava;

2.5.5 – Se aprovado e nomeado, o candidato, por ocasião da posse deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes: Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições, Quitação com o Serviço Militar, C.P.F., Prova de Escolaridade e Habilitação Legal, duas fotos 3X4, declaração de não ocupar emprego público e ou cargo público e remunerado, exceto os acúmulos permitidos pela Lei, atestados de antecedentes criminais e demais necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga;

2.5.6 – O candidato que, no ato da convocação, não tiver disponibilidade para assumir o emprego público ou cargo público, poderá apresentar termo de indisponibilidade e, assumirá o último lugar da classificação, desde que atendido os parágrafos anteriores.

3. DAS PROVAS

3.1 – DOS PRINCÍPIOS

3.1.1 – A duração da prova objetiva será de 3 (três) horas.

3.1.2 – A prova objetiva será avaliada na escala de “0” (zero) a “100” (cem) pontos.

3.2. Para os candidatos ao emprego público de Agente Comunitário PSF, e os Cargos Públicos de Agente de Campo , Ajudante de Manutenção , Ajudante de Serviços Diversos , Inspetor de Alunos, Servente, a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha sobre CONHECIMENTOS OBJETIVOS envolvendo: Língua Portuguesa 15 (quinze) questões, Matemática 10 (dez) questões, e atualidades 15 (quinze) questões, valendo 2,5 (dois virgula cinco pontos) por questão, conforme Conteúdo Programático constante do Anexo I do presente Edital. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota não inferior a “40”(quarenta pontos).

3.2.1 – Para os candidatos aos cargos públicos de Agente de Desenvolvimento Infantil, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Cirurgião Dentista , Coordenador Pedagógico 1ª a 4ª série, Encanador, Fiscal de Meio Ambiente, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ortopedista, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Motorista, Pedreiro, Professor de Pré-Escola, Professor I, Professor II – Matemática, Professor II – Português, Professor II – Ciências, Professor II – Biologia, Professor II – História, Professor II – Informática,Professor II – Educação Física,Professor II – educação Artística, Professor PEB II – substituto de Portugês/Inglês, Professor PEB II – substituto de Matemática, Professor PEB II – substituto de Educação Física, Professor PEB II – substituto de História/Geografia e Professor Ensino Especial, a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha sobre CONHECIMENTOS OBJETIVOS envolvendo: Língua Portuguesa (15 questões), Atualidades (15 questões), Conhecimentos Específicos (10 questões) e valendo 2,5 (dois virgula cinco pontos) por questão, conforme Conteúdo Programático constante do Anexo I do presente Edital. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a “40” (quarenta pontos).

3.1.2 – O candidato que não atingir a pontuação mínima de 40 (quarenta) pontos na prova objetiva, será excluído do concurso.

3.2.3 – Durante as provas não serão permitidas: consultas bibliográficas de qualquer espécie; utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, “WALKMAN” ou qualquer material que não seja o estritamente necessário para a realização das provas.

3.2.4 – O candidato não poderá ausentar-se da sala ou local de prova, salvo em caso de extrema necessidade, desde que acompanhado de fiscal e autorizado pelo Coordenador da Sala;

3.2.5- O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 30 minutos do início das mesmas;

3.2.6- O candidato ao terminar a prova escrita, entregará ao Coordenador da Sala o caderno de questões e respectiva folha de respostas.

3.2.7- Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinaladas.

3.2.8- Por razões de ordem técnica e direitos autorais, a Empresa Contratada não fornecerá exemplares do caderno de questões aos candidatos, mesmo após o encerramento do Concurso.

4. DOS TÍTULOS PARA OS CARGOS PÚBLICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

4.1 – Serão considerados os seguintes Títulos:

a) Doutorado – 0,5 (meio) ponto;

b) Mestrado – 0,5 ( meio ) ponto;

c) Pós-Graduação (latu sensu, conforme Resolução CNE/CES n.º 1 de 01/04/2001) – 0,2 (zero vírgula dois) pontos; considerando no máximo 05 (cinco) certificados.

4.2 – A soma total dos Títulos, não poderá ultrapassar “2 (dois) pontos” .

4.3 – Sobre nota obtida pelos candidatos será somado os pontos referentes aos títulos, para classificação final.

4.4 – Os pontos serão contados apenas para efeito de “ classificação ” e não de “ aprovação ”.

4.5 – A apresentação dos títulos somente deverão ser protocolados na Prefeitura, no prazo máximo de 05 (cinco) dias após a publicação da classificação parcial do referido emprego público, para que sejam pontuados e somados para a apresentação da classificação final.

5. DAS NORMAS

5.1 – LOCAL – DIA – HORÁRIO – As provas serão realizadas no dia 05 de junho de 2011.

às 8h30min para os cargos públicos de Agente de Desenvolvimento Infantil, Professor I, Coordenador Pedagógico 1ª a 4ª Série, Auxiliar Administrativo, Professor II – Matemática, Professor II – Português, Professor II – Ciências, Professor II – Biologia, Professor II – História,Professor II – Informática, Professor II – Educação física, Professor II – Educação Artística, Ajudante de Manutenção, Encanador, Agente de Campo, Assistente Social, Cirurgião Dentista, na EMEF Alfredo Cesário de Oliveira, sito a Rua André Ribeiro de Mendonça n.º467- Vila Gomes – Igarapava – SP.

às 13h30min para o emprego público de Agente Comunitário PSF e os cargos públicos de Professor de Pré-Escola, Professor de Ensino Especial, Inspetor de Alunos, Servente, Professor PEB II substituto – Português/Inglês, Professor PEB II substituto – Matemática, Professor PEB II substituto – Educação Física, Professor PEB II substituto – História/Geografia, Ajudante de Serviços Diversos, Auxiliar de Consultório Dentário, Pedreiro, Motorista, Fiscal do Meio Ambiente, Fisioterapeuta, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Médico Dermatologista, Médico Ortopedista, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral na EMEF Alfredo Cesário de Oliveira, sito a Rua André Ribeiro de Mendonça n.º467- Vila Gomes – Igarapava – SP.

5.2 – DOCUMENTOS E UTENSÍLIOS – Só serão admitidos às provas os candidatos que comparecerem munidos de seu protocolo de inscrição, documento de identidade constante do protocolo de inscrição (cédula de identidade ou carteira de trabalho) e caneta esferográfica azul ou preta.

5.3 – COMPORTAMENTO – As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à Comissão Examinadora do Processo Seletivo e aos Fiscais o direito de excluir do recinto e eliminar do restante das provas o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como tomar medidas saneadoras, restabelecer critérios outros, para resguardar a execução individual e correta da provas.

5.4 – Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização das provas e os candidatos deverão comparecer no mínimo com 30 minutos antes do horário marcado para o início das provas, após o que os portões serão fechados não sendo permitido a entrada de candidatos retardatários.

5.5 – É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público, os quais serão afixados também nos quadros de aviso da Prefeitura, devendo ainda manter atualizado seu endereço.

6. DAS MATÉRIAS

6.1 – As matérias constantes das provas a que se submeterão os candidatos são aquelas constantes do Anexo I, do presente Edital.

7. DA NOTA FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 – A classificação final obedecerá à ordem decrescente da Nota Final obtida pelos candidatos.

7.2 – Na classificação final entre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência os seguintes:

a – maior idade

b – maior nota em português c – sorteio

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 – A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do Concurso Público, estabelecidas no presente Edital e na Lei Orgânica do Município.

8.2. – A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

8.3. – Na falta da cédula de identidade original poderá, a critério da Comissão, serem admitidos na sala de provas, os candidatos que apresentarem documentos outros, como carteira de trabalho, carteira do órgão de classe, certificado militar, carteira de habilitação com foto, desde que, permitam com clareza, a sua identificação. Não serão aceitos quaisquer outros documentos diferentes dos acima definidos.

8.4 – Da divulgação oficial dos resultados e classificação caberão recursos fundamentados a Comissão Examinadora do Processo no prazo de “3” (três) dias. Decorrido o prazo de 120 (cento e vinte) dias, as provas poderão ser incineradas pela Comissão Examinadora, exceto aquelas para as quais foram apresentados recursos. Não serão aceitos recursos via postal, via fax e/ou via correio eletrônico. Em caso de contestação de questões, por qualquer alegação, deverá citar na petição recursal argumentação lógica e consistente, sua qualificação e o número da inscrição. Recursos inconsistentes e fora das especificações deste edital serão indeferidos.

8.5 – A validade do presente Concurso Público, será de “2” (dois) anos contado da homologação final dos resultados, podendo inclusive haver prorrogação por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

8.6 – A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente a ordem de classificação, não gerando o fato de aprovação direito a nomeação.

8.7 – Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito a aprovação em exame médico, elaborado por médicos especialmente designados pela Prefeitura Municipal de Igarapava – SP e apresentação de documentos legais que lhe forem exigidos.

8.8 – Apesar das vagas existentes os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais, a critério da Administração Municipal.

8.9 – Nos termos do artigo 37, § 10º, da Constituição Federal, acrescido pela Emenda Constitucional nº 20, de 04/06/98, é vedada a percepção simultânea de salários com proventos de aposentadoria, salvo nas hipóteses de acumulação remunerada, expressamente previstos pela Lei Maior.

8.10 – O Gabarito das provas objetivas estará a disposição dos interessados a partir do dia 07 de junho de 2011 e no site www.igarapava.sp.gov.br e na entrada principal da Prefeitura Municipal de Igarapava

8.11 – A resposta aos eventuais recursos será encaminhada ao candidato requerente.

8.12 – O resultado da prova objetiva e classificação final estarão a disposição dos interessados na entrada principal da Prefeitura Municipal da Igarapava e no site www.igarapava.sp.gov.br.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 – Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e Lei Orgânica do Município serão resolvidos pela Comissão Examinadora do Concurso, constituída pelo Prefeito Municipal através da Portaria n.º 6511 de 18/04/2011.

9.2 – Os candidatos portadores de deficiência, “inscritos como tal”, terão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas, conforme dispõe a legislação Municipal vigente, aplicando-se no que couber o Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999. Se aprovados e classificados serão submetidos à exame médico que comprove ser a deficiência compatível com as funções inerentes ao cargo ou função. A perícia médica indicará a espécie e o grau e/ou nível de deficiência, com expressa referência ao Código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da deficiência. O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência, se aprovado e classificado no concurso público, figurará em lista específica e na listagem de classificação geral.

9.3. – A Homologação do Concurso Público poderá ser efetuada por emprego público e ou cargo público, individualmente, ou pelo conjunto constantes do presente Edital, a critério da Administração.

9.4 – A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior de irregularidade em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do Concurso Público.

9.5 – O Conteúdo Programático das matérias é aquele constante do Anexo I, do presente Edital.

9.6 – Os vencimentos constantes do item I do presente Edital, são referentes ao mês de março de 2011.

9.7 – A organização, aplicação, correção das provas, fornecimento da classificação final e respostas a eventuais recursos ficará a cargo da Empresa Contratada em Processo Licitatório Próprio.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Igarapava-SP, 29 de Abril de 2011.

Francisco Tadeu Molina

Prefeito Municipal

Anexo I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NÍVEL SUPERIOR

Conteúdo de Português

Compreensão e interpretação da diversidade de textos; Coesão e coerência textuais;Variações lingüísticas; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pronomes: emprego dos pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos e relativos;Colocação dos pronomes oblíquos átonos e relativos. Formas pronominais de tratamento;Flexão nominal; Flexão verbal – verbos regulares e verbos irregulares – vozes dos verbos; Concordância nominal; Concordância verbal; Verbos impessoais; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal de crase; Pontuação.

Morfologia: Estruturadas palavras, classes das palavras, classes gramaticais invariáveis. Sintaxe:Análise sintática da oração, as estruturas do período composto, sintaxe da regência, sintaxe da concordância, colocação pronominal, figuras de linguagem, crase,tópicos de linguagem.

Conteúdo de Atualidades

Fatos da Atualidade no Mundo; Conhecimentos Cívicos; História e Geografia do Brasil

Conteúdos Específicos

Assistente Social

Política Nacional de Assistência Social; SUAS: Sistema Único da Assistência Social; LOAS – Lei 8742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social); Família, Rede, Laços e Políticas Públicas; Violência Doméstica; Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente; Código de Ética Profissional do Assistente Social (Lei Federal nº. 8662/93); Programas Governamentais de Transferência de Renda. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes, controle social. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento.

Cirurgião Dentista

Educação em saúde bucal. Epidemiologia aplicada à odontologia. Níveis de prevenção. Métodos preventivos (Flúor, Selantes). Prevenção das doenças bucais. Anatomia dental e análise funcional. Anatomia e aplicação clínica. Sistema dental. Farmacologia dos anestésicos locais. Anestésicos locais e controle da dor. Complicações das anestesias locais. Técnicas anestésicas em odontologia. Substância anestésica. Toxicologia. Princípios da cirurgia. Técnica exodônticas. Acidentes e complicações exodônticas. Técnicas cirúrgicas. Instrumental. Medicação pré e pós-operatório. Cárie dentária. Princípios de preparo cavitário. Materiais protetores do complexo dentina polpa. Restaurações de resina em dentes anteriores e posteriores. Adesivos. Amalgáma. Cimento ionômero de vidro. Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Tratamentos preventivos. Técnicas restauradoras minimamente invasivas. Isolamento absoluto. Radiologia oral. Endodontia: Considerações iniciais. Topografia da cavidade pulpar. Alterações patológicas no periápice. Tratamento conservador da polpa dental. Abertura coronária. Obturação do canal radicular. Apecificação. Reabsorção dentária. Farmacologia e Terapêutica Aplicada à Odontologia: Antibióticos. Analgésicos. Atipiréticos. Antiinflamatórios. Hemostáticos. Drogas Ansiolíticas. Relaxantes musculares de ação central. Vitaminas. Tratamento de paciente grávidas, diabéticos. Problemas cardiovasculares, doenças gastrointestinais e doenças do sangue. Endocardite bacteriana. Odontopediatria: Procedimentos preventivos e restauradores. Prevenção da cárie dentária na criança e no adolescente. Traumatismo na dentição decídua. Tratamento pulpar em dentes decíduos. Restaurações em dentes decíduos. Anatomia dos dentes decíduos. Fluorose dental. Selantes. Técnicas anestésicas em crianças. Técnicas de RX em crianças. Farmacologia para crianças. Patologia Bucal: Distúrbios do desenvolvimento e do crescimento. Doenças de origem microbiana. Distúrbios do metabolismo. Doenças do sistema específico. Anomalias dentárias. Patologia das glândulas salivares. Tumores de tecidos moles. Periodontia: Anatomia periodontal. Classificação das doenças periodontais. Placa e cálculo dental. Doença periodontal necrosante. Raspagem e alisamento radicular. Gengivite. Periodontite. Doenças infecciosas. Materiais dentários: Materiais de moldagem, gessos, ligas para amálgama. Composição das resinas. Código de ética odontológica.

Coordenador Pedagógico

Concepções de aprendizagem e suas implicações na prática pedagógica contemporânea: Inatismo, Ambientalismo, Construtivismo, Sócio-interacionismo. 2 História da Educação: transformações no tempo. 3 Importância da tecnologia no processo educativo. 4 Projeto políticopedagógico: gestão democrática da escola pública; concepções de currículo; visão interdisciplinar: um meio de dar significado ao conhecimento. Dimensão sociopolítica do projeto político-pedagógico. Função social e política da escola. Função social e política do coordenador pedagógico como agente articulador do processo de ensino-aprendizagem.Parceiro político-pedagógico do professor. 5 Interação professoraluno. 6 Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 7 Organização do trabalho na escola pública. 8 Educação inclusiva: educação especial, contexto da educação dejovens e adultos. 9 Capítulo III – Artigos 205 a 214 da Constituição Federal. 10 Lei Federal n.º 9.394/1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional.. 11 Parâmetros Curriculares Nacionais. Inclusão na escola, alunos portadores de TDAH (Transtorno de déficit de Atenção/hiperatividade. Como lidar com a Dislexia.

Fiscal do Meio Ambiente

Lei n.º 4.771, de 15 de setembro de 1965: Código Florestal.

- Medida Provisória nº 2.166/001: que altera a Lei do Código Florestal.

- Lei n.º 5.197, de 3 de janeiro de 1967: Lei de Proteção à Fauna.

- Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981: Política Nacional do Meio Ambiente. 2.7

- Lei n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998: Lei dos Crimes Ambientais.

- Lei n.º 9.985, de 18 de julho de 2000: que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

- Lei nº 10.165/00: Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental. Resolução CONAMA nº 001/86: EIA/RIMA.

Fisioterapeuta

Anatomia; Fisiologia; Neurologia; Ortopedia; Fundamentos de Fisioterapia; Cinesioterapia; Fisioterapia aplicada à Neurologia – Infantil – Adulto; Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia; Fisioterapia aplicada à Ginecologia e Obstetrícia; Fisioterapia aplicada à Pneumologia.

Médico Cardiologista

Insuficiência cardíaca; Doença reumática; Doença arterial coronária; Valvulopatias; Miocardiopatias; Endocardiopatias; Doenças do Pericárdio; Cardiopatias Congênitas; Hipertensão arterial sistêmicas; Arritmias cardíacas; Dislipidemias; Terapia trombolítica; Embolia Pulmonar; Cardiopatias e gravidez; Exames complementares em cardiologia; Terapêutica medicamentosa e invasiva em cardiologia (procedimentos e cirurgia cardiovascular).

Médico Clínico Geral

Código de Ética. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, troboembolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neoplasias; sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon; tumores de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias, metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas, anemia aplásica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doença do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, menigites, neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: acoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leichmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença menigocócica.

Médico Dermatologista

Anatomia e fisiologia da pele. 2 Imunopatologia cutânea. 2 Histopatologia das doenças de pele. 3 Dermatoses eczematosas. 4 Dermatoses eritemato-pápulo- escamosas. 5 Dermatose seborréica, psoriasis, ptiriasis rósea de Gilbert, liquen plano, outras formas de liquen. 6 Púrpuras. 7 Pruridos: estrófulo, nodular de Hyde, Hebra, astealósico, anogenital, idiopática. 8 Dermatoses vésico-bolhosas: pênfigos, Duhring Brock, dermatose linear por IgA, herpes gestationes, impetigo herpertiforme. 9 Acnes. 10 Micoses. 11 Dermatoses ulcerosas. 12 Doenças do tecido conjuntivo. 13 Infecções bacterianas da pele. 14 Doenças sexualmente transmissíveis. 14.1 AIDS. 15 Micoses superficiais. 16 Micoses profundas. 17 Dermatoviroses. 18 Escabioses e outras dermatoses parasitárias. 19 Dermatoses metabólicas. 20 Reações de hipersensibilidade da pele: urticária, E. polimorfo, Stevens Jonhson, Lyell e S. SS. SS. 21 Dermatoses congênitas e hereditárias. 22 Tumores da pele. 23 Linformas e outros processos malígnos. 24 Terapêutica tópica das dermatoses. 25 Cirurgia dermatológica. Leishmaniose. 26 M. H. M. Hansen. 27 Aspectos macroscópicos e microscópicos do exame micológico direto e cultura. 28 Terapêutica sistêmica das dermatoses. 29 Manifestação cutânea das doenças sistêmicas.

Médico Ortopedista

Embriologia do sistema ósteo-articular

– Histologia do tecido ósseo e cartilaginoso

– Ossificação endocondral e ossificação membronoso

– Circulação sangüínea dos ossos

– Metabolismo do cálcio e do fósforo

– Fisiologia das paratireóides

– Formação e absorção de tecido ósseo

– Enxerto ósseo

– Biomecânica dos ossos e articulações Choque

– Antibiótico- terapia

Ortopedia Geral; Doenças metabólicas ósseas e disfunções das glândulas paratireóides; Infecções ósseas; Deformidades congênitas; Distúrbios de desenvolvimento; Moléstias articulares; Distúrbios neurológicos; Tumores ósseos; Moléstias secundárias; Moléstias do tecido fibroso; Moléstias ósseas não classificadas Distúrbios vasculares periféricos

Médico Psiquiatra

Semiologia psiquiátrica. Psicopatologia. Psiquiatria clinica. Delirium. Demências. Intoxicações. Dependências a drogas. Esquizofrenia. Transtornos delirantes. Transtornos de humor. Transtornos de ansiedade. Transtornos do pânico. Distúrbios alimentares e distúrbios do sono. Distúrbios da personalidade. Deficiência mental. Urgências em psiquiatria. Psiquiatria geriátrica. Psicoterapias. Psicofarmacoterapia. Terapêuticas biológicas. Legislação em saúde mental.

Médico Urologista

Conteúdo Programático Específico: Anatomia, embriologia e anomalias do sistema geniturinário. Propedêutica urológica. Litiase e infecções do trato geniturinário. Traumatismo do sistema geniturinário. Neoplasias benignas e malignas do sistema geniturinário; prevenção e diagnóstico precoce dos tumores do aparelho genital masculino; bexiga neurogênica. Doenças vasculares do aparelho geniturinário. Tuberculose do aparelho geniturinário. Doenças específicas dos testículos. Urgências do aparelho geniturinário. Doenças sexualmente transmissíveis; disfunção erétil; infertilidade. Cirurgias do aparelho geniturinário – cirurgias vídeo laparoscópica – transplante renal. Tratamento clínico e cirúrgico da incontinência urinária. Tratamento clínico da insuficiência renal. Fisiopatologia da obstrução Urinária. Infecção do trato geniturinário. Hiperplasia nodular da próstata. Tumores: próstata, pênis, testículo, bexiga, renais e das adrenais. Uropediatria.

Professor de Pré-Escola

Objetivos gerais da educação infantil. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. Brincar o significado da brincadeira na formação da criança. Interação social-diversidade e individualidade. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios – a resolução de problemas. O profissional da Educação Infantil- características fundamentais. A organização do currículo – orientações didáticas, objetivos e conteúdos. A formação pessoal e social – concepção e aprendizagem. A criança de 0 a 03 anos – orientações didáticas quanto aos conteúdos: auto- estima, escolha, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança. A criança de 04 a 06 anos – orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais.

OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Professor PEB I

Inclusão Social; Inclusão Educacional; Pedagogia da Diversidade; Educação na Diversidade;Educador para a diversidade; Exclusão, segregação, integração e inclusão de pessoas com necessidades especiais; ECA; Preconceitos e esteriótipos; Formação Docente; Abordagens pedagógicas; Planejamento e Planos; Projeto Político pedagógico; Projeto Didático ( ou projeto de trabalho); Tecnologias na Educação; Avaliação da Aprendizagem; Educação por competências; Função Social do Ensino: os objetivos e conteúdos de aprendizagem;Fundamentos metodológicos das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia;Temas Transversais. Inclusão na escola, alunos portadores de TDAH (Transtorno de déficit de Atenção/hiperatividade. Como lidar com a Dislexia.

Professor PEB II – Matemática

Conjunto dos números reais. Variação de grandezas. Função polinominal do 1º grau. Função polinominal do 2º grau. Função modular. Função Exponencial. Função logarítmica. Funções trigonométricas. Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Estudo dos sistemas lineares. Polinômios. Equações polinomiais. Números Complexos. Poliedros. Corpos Redondos. Planos. Paralelismo. Perpendicularismo. Projeções. Distâncias. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferência. Construções geométricas elementares. Isometrias (reflexões em retas, translações, e rotações) e homotetias. Congruência e semelhança. Sistema de coordenadas cartesianas. Coordenadas polares. Distâncias entre dois pontos. Ponto médio de um segmento. Alinhamento de três pontos. Coeficiente angular de uma reta. Equações da reta (geral, segmentaria, reduzida). Posições relativas entre retas. Distância de ponto à reta. Pontos notáveis do triângulo. Equação da circunferência. – Noções básicas de estatística. Organização da informação. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuição normal. Noções básicas de Matemática Financeira. Progressões Aritméticas e Geométricas. O ensino da Matemática no Ensino Fundamental. As reformas curriculares no Estado de São Paulo: As atuais propostas curriculares de matemática para o ensino Fundamental. Objetivos do ensino de Matemática e critérios de seleção de conteúdos. Uso da sala-ambiente e de recursos no processo de ensino- aprendizagem de matemática: ( livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais).

Professor PEB II – Português

A Língua Portuguesa na perspectiva tradicional

- Gramática normativa e histórica.

A Língua Portuguesa na perspectiva da lingüística

- Som/ fonema

- Morfema e alormofia

- Processos sintáticos

- Propriedades semânticas das palavras, das orações e do enunciado. Literatura

- História literária

- Teoria da literatura

- A literatura infantil e juvenil na escola

- Obras literárias

Linguagem e ensino

- Linguagem: uso e função

- Discurso ou texto

- Língua oral e língua escrita

- Variação lingüística e norma

- Gramática e criatividade

- Leitura e produção de texto

O Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

Professor PEB II – Ciências

Ser humano e saúde: alimentação; higiene dos alimentos, do corpo e do ambiente; pre-venção a doenças: caxumba, rubéola, catapora, sarampo, AIDS, dengue e DST; funcio-namento do corpo humano – relação entre sistemas e funções. Vida e ambiente: animaise plantas – características principais; ecossistema regional; cadeia alimentar; medidas depreservação e conservação ambiental; a importância da energia solar; composição epropriedades do ar, do solo e da água; história natural do planeta. Formas de degrada-ção ambiental: lixo, assoreamento, queimada e desmatamento. Terra e universo: origemdo universo; movimentos de rotação e translação: ritmos diários e anuais.

Professor PEB II – Biologia

Conceito de Biologia. Recursos naturais renováveis e não renováveis. Ecologia. Seres vivos: Classificação e Evolução dos animais. Bactéria e Protozoários. Algas e Moluscos. Artrópodes e Equinodermos. Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos. Vegetais. Ser Humano: Conceito e morfologia da célula e tecidos humanos. Sistemas do ser humano: Respiratório, Reprodutor, Digestivo, Circulatório, Excretório, Endócrino, Locomotor e Nervoso. Alimentos. Doenças infecciosas e parasitárias. doenças sexualmente transmissíveis Sexo na adolescência. Saúde e qualidade de vida

Professor PEB II – História

Cidadania: concepções históricas. A natureza, a terra e as relações sociais. Diversidade e identidade cultural. Estados nacionais, imperialismo e revoluções. Industrialização e Urbanização. A cidade e o campo. Abordagens historiográficas. Tendências Teórico-metodológicas. O ensino de História no Ensino Fundamental. Regimes autoritários do mundo contemporâneo e poder dos grupos organizados. Movimentos de resistência e reivindicatórios. Disputas étnicas no Brasil, Europa e África.

Professor PEB II – Educação Física

Jogos Cooperativos – Uma pedagogia para o esporte: origem, evolução, primeiros movimentos, história no mundo e no Brasil, conceito, características, visão e princípios sócio educativos da cooperação. Pedagogia do esporte, o pedagogo do esporte, consciência da cooperação no esporte, ensinagem cooperativa do esporte, categorias dos jogos cooperativos. A Educação Física no projeto político pedagógico: contexto do componente curricular, a Educação Física enquanto linguagem, o processo ensino aprendizagem na Educação Física. O esporte na escola. A sociabilização do jogo e do desporto, aprendizagem social no ensino dos desportos nas escolas, jogo ou esporte, metodologia do ensino dos jogos esportivos. Princípios da atividade física: individualidade biológica, da sobrecarga crescente, da especificidade, continuidade, reversibilidade. Conteúdos de orientação didático pedagógica. Habilidades motoras e desenvolvimento. Atividade e aptidão física. Saúde e qualidade de vida. O desenvolvimento dos conteúdos.

Professor PEB II – Educação Artística

História da arte. Movimentos artísticos. Arte no Brasil. O lúdico na obra de arte. Arte – educação.

Psicologia da arte. Processo de criação. Percepção. Cor, disco cromático, espectro. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto. Percepção: o mundo sonoro, o visual, o tátil. Aspectos formais da Educação Artística: linha, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica. Integração através da arte. Recursos materiais. Técnicas de expressão. Conceitos básicos da música. Períodos da história da arte musical. Evolução da música no Brasil. Instrumentos musicais. Cultura musical brasileira. Folclore do Brasil. Hinos oficiais. Evolução das artes cênicas. Papel das artes cênicas no processo educacional. Fundamentos básicos das artes cênicas na educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Professor de Ensino Especial

Tendências e concepções pedagógicas de inclusão social. A educação inclusiva: resistências e perspectivas. Inclusão educacional e diversidade. A função inclusiva da escola. Políticas públicas voltadas à educação inclusiva.Educação Especial no Sistema Educacional Brasileiro. A Educação Especial no contexto da inclusão social. Necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes: deficiências física, mental, visual, surdez, condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos, psicológicos graves e psiquiátricos, altas habilidades/ superdotação. Natureza e função dos serviços e apoios especializados. Práticas pedagógicas, adaptações técnicas e metodológicas na educação da pessoa com deficiência.

Professor Educação Básica II – substituto Português/Inglês

A Língua Portuguesa na perspectiva tradicional

- Gramática normativa e histórica.

A Língua Portuguesa na perspectiva da lingüística

- Som/ fonema

- Morfema e alormofia

- Processos sintáticos

- Propriedades semânticas das palavras, das orações e do enunciado. Literatura

- História literária

- Teoria da literatura

- A literatura infantil e juvenil na escola

- Obras literárias

Linguagem e ensino

- Linguagem: uso e função

- Discurso ou texto

- Língua oral e língua escrita

- Variação lingüística e norma

- Gramática e criatividade

- Leitura e produção de texto

O Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

Lingua Inglesa, gramática e uso, compreensão de texto,vocabulário,composição, fonética, artigo,substantivo,adjetivo, pronome,verbo, advérbio,preposição,conjunção,formação de palavras, funções da linguagem. Questões relacionadas ao processo de ensino – aprendizagem.

Professor Educação Básica II – substituto Matemática

Conjunto dos números reais. Variação de grandezas. Função polinominal do 1º grau. Função polinominal do 2º grau. Função modular. Função Exponencial. Função logarítmica. Funções trigonométricas. Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Estudo dos sistemas lineares. Polinômios. Equações polinomiais. Números Complexos. Poliedros. Corpos Redondos. Planos. Paralelismo. Perpendicularismo. Projeções. Distâncias. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferência. Construções geométricas elementares. Isometrias (reflexões em retas, translações, e rotações) e homotetias. Congruência e semelhança. Sistema de coordenadas cartesianas. Coordenadas polares. Distâncias entre dois pontos. Ponto médio de um segmento. Alinhamento de três pontos. Coeficiente angular de uma reta. Equações da reta (geral, segmentaria, reduzida). Posições relativas entre retas. Distância de ponto à reta. Pontos notáveis do triângulo. Equação da circunferência. – Noções básicas de estatística. Organização da informação. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuição normal. Noções básicas de Matemática Financeira. Progressões Aritméticas e Geométricas. O ensino da Matemática no Ensino Fundamental. As reformas curriculares no Estado de São Paulo: As atuais propostas curriculares de matemática para o ensino Fundamental. Objetivos do ensino de Matemática e critérios de seleção de conteúdos. Uso da sala-ambiente e de recursos no processo de ensino- aprendizagem de matemática: ( livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais).

Professor Educação Básica II – substituto Educação Física

Jogos Cooperativos – Uma pedagogia para o esporte: origem, evolução, primeiros movimentos, história no mundo e no Brasil, conceito, características, visão e princípios sócio educativos da cooperação. Pedagogia do esporte, o pedagogo do esporte, consciência da cooperação no esporte, ensinagem cooperativa do esporte, categorias dos jogos cooperativos. A Educação Física no projeto político pedagógico: contexto do componente curricular, a Educação Física enquanto linguagem, o processo ensino aprendizagem na Educação Física. O esporte na escola. A sociabilização do jogo e do desporto, aprendizagem social no ensino dos desportos nas escolas, jogo ou esporte, metodologia do ensino dos jogos esportivos. Princípios da atividade física: individualidade biológica, da sobrecarga crescente, da especificidade, continuidade, reversibilidade. Conteúdos de orientação didático pedagógica. Habilidades motoras e desenvolvimento. Atividade e aptidão física. Saúde e qualidade de vida. O desenvolvimento dos conteúdos.

Professor Educação Básica II – substituto História ou Geografia

Cidadania: concepções históricas. A natureza, a terra e as relações sociais. Diversidade e identidade cultural. Estados nacionais, imperialismo e revoluções. Industrialização e Urbanização. A cidade e o campo. Abordagens historiográficas. Tendências Teórico-metodológicas. O ensino de História no Ensino Fundamental. Regimes autoritários do mundo contemporâneo e poder dos grupos organizados. Movimentos de resistência e reivindicatórios. caracterização da área de geografia; aprender e ensinar geografia, objetivos gerais de Geografia. A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares: localização espacial, pontos cardeais e colaterais, gráficos, convenções cartográficas, legenda, mapas, coordenadas geográficas/paralelos e meridianos; fusos horários: os movimentos da terra, as estações do ano: solstício/equinócio: os hemisférios terrestres. O nosso espaço de vivência: O município de Campo Grande: regiões urbanas, população, relevo, clima, vegetação, hidrografia e atividades econômicas. O Estado de Mato Grosso do Sul: vegetação, clima e hidrografia; as microrregiões de Mato Grosso do Sul; o Mercosul; as questões ambientais; fronteiras e limites do Estado; o Pantanal e o Gasoduto Brasil-Bolívia. A paisagem natural e a paisagem cultural; o Brasil e sua divisão política e regional. Estudo da terra: continentes, oceanos e a localização espacial do Brasil. O trabalho no campo e na cidade, zona rural e zona urbana e a migração como ferramenta de formação dos centros urbanos: êxodo rural.Meio ambiente: conceitos de educação ambiental; preservação, conservação e desenvolvimento sustentável. Danos ambientais, degradação e poluição. Impacto ambiental nos biomas do Pantanal e Cerrado.

NÍVEL MÉDIO

Conteúdo de Português

Compreensão e interpretação da diversidade de textos; Coesão e coerência textuais;Variações lingüísticas; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pronomes: emprego dos pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos e relativos;Colocação dos pronomes oblíquos átonos e relativos. Formas pronominais de tratamento;Flexão nominal; Flexão verbal – verbos regulares e verbos irregulares – vozes dos verbos; Concordância nominal; Concordância verbal; Verbos impessoais; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal de crase; Pontuação. Morfologia: Estruturadas palavras, classes das palavras, classes gramaticais invariáveis. Sintaxe:Análise sintática da oração, as estruturas do período composto, sintaxe da regência, sintaxe da concordância, colocação pronominal, figuras de linguagem, crase,tópicos de linguagem.

Conteúdo de Atualidades

Fatos da Atualidade no Mundo; Conhecimentos Cívicos; História e Geografia do Brasil

Conteúdo de Matemática

Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção.Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação de 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau.

Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.

Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

Conteúdos Específicos

ADI – Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Estatuto da Criança e do Adolescente; Noções de Planejamento de atividades; Primeiros Socorros; Os brinquedos; Normas para utilização dos brinquedos; Normas de Segurança; Desenvolvimento Físico e Motor; Necessidades Básicas, Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento da Linguagem; o Recém-Nascido: Necessidades e Reflexos; Desenvolvimento Emocional, Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Intelectual, Crescimento e Desenvolvimento; Tentativa de Treinamento Precoce; Maturação e Aprendizagem; Lei de Diretrizes e Bases. Inclusão na escola, alunos portadores de TDAH (Transtorno de déficit de Atenção/hiperatividade. Como lidar com a Dislexia.

Auxiliar Administrativo

Gestão: Empresas de prestação de serviços, comerciais e industriais. Receitas. Avaliação de estoques; Noções de informática; Rotinas de escritório, atendimento pessoal, telefônico; Elaboração de ofícios, cartas e memorandos.

Auxiliar de Consultório Dentário

Auxiliar o Odontólogo nas atividades técnicas e administrativas, quanto ao atendimento ao paciente, fornecendo a instrumentalização e materiais de uso odontológico necessários ao cirurgião.

Motorista

Legislação de Trânsito ? Código de Trânsito Brasileiro e demais legislações referentes à condução de veículos. Sistema Nacional de Trânsito. Normas Gerais de Circulação. Sinalização. Veículos, licenciamento, habilitação. Regras de circulação. Deveres e proibições, infrações e penalidades. Medidas e processos administrativos. Direção defensiva. Primeiros socorros. Preservação do meio ambiente. Direitos Humanos e Cidadania no trânsito. Noções sobre funcionamento do veículo.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Conteúdo de língua Portuguesa

Ortografia Oficial; Acentuação; Pontuação; Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas; Sinônimos e Antônimos; Gênero, Número e Grau do Substantivo e Adjetivo;Fonologia: Conceitos gerais, vogais, semivogais e consoantes, dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos, sílabas, acento tônico, classificação dos monossílabos quanto à tonalidade,classificação dos vocábulos com mais de uma sílaba, separação silábica.

Conteúdo de matemática

Conjuntos; Números Naturais, Múltiplos e Divisores; Números Racionais; Sistema de Numeração Decimal; Operações Fundamentais; Sistema Métrico Decimal de Medidas de: comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo; Sistema Monetário Brasileiro; Problemas; Geometria.

Conhecimentos gerais

Fatos da Atualidade no Mundo; Conhecimentos Cívicos; História e Geografia do Brasil

Conteúdos Específicos

Encanador

Efetuar manutenção de sistemas hidráulicos no atendimento de falhas, desentupindo tubulações, substituindo ou reparando peças danificadas, como torneiras, válvulas de descarga, registros, conexões, vasos sanitários, partes de tubulações, entre outras; Executar inspeções / testes de vazamentos nas redes e derivações; Implantar, modificar ou ampliar instalações hidráulicas; Soldar, unir, abrir roscas em canos e colocar sifões em pias e caixas automáticas. Executar outras tarefas/ atividades inerentes a sua área de atuação e/ ou sempre que necessário ou solicitado.

Concursos por e-mail (grátis)

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