Concurso IRBr Diplomata 2014

Divulgadas as normas para realização do novo concurso do Instituto Rio Branco. Organizadora será a CESPE.

Foram divulgadas na Imprensa Nacional as normas referentes ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2014, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Portaria 77/2014). Serão oferecidas 18 vagas para a classe inicial da Carreira de Diplomata. A organizadora será a Fundação Universidade de Brasília (CESPE/UnB), conforme extrato de contrato firmado em janeiro deste ano.

O certame terá na Primeira Fase, prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de questões de Português, de História do Brasil, de História Mundial, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público. Também haverá reserva de vagas na Primeira Fase para candidatos afrodescendentes.

A Segunda Fase constará de prova discursiva eliminatória e classificatória de Português e a Terceira Fase constará de provas discursivas de: História do Brasil; Geografia e Política Internacional; Língua Inglesa; Noções de Economia; Noções de Direito e Direito Internacional Público; Língua Espanhola e Língua Francesa.

A Portaria sinaliza para o prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do Edital do Concurso, que será reduzido para 48 dias.

O Instituto Rio Branco realizou a última seleção no ano passado, quando foram oferecidas 30 vagas na carreira (sendo duas para portadores de deficiência). Para concorrer a uma das vagas, os candidatos necessitavam ter curso de graduação de nível superior e idade mínima de 18 anos.

O último edital informava também que os classificados e convocados ingressariam no cargo da classe inicial da Carreira de Diplomata (Terceiro Secretário) e receberiam remuneração inicial no Brasil de R$ 13.623,19.

Com informações do Diário Oficial da União, edições de 14/01/2014 (contrato com a CESPE/UnB) e 14/02/2014 (Portaria 77/2014).