Concurso Hospitais Universitários da UFC 2014

Concurso público, a ser promovido pela EBSERH, contratará 1.920 profissionais para os hospitais da Universidade Federal do Ceará.

O Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias,  informou no final de novembro que a assinatura do contrato da UFC com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) permitirá a contratação de 1.920 empregados públicos para repor vagas abertas no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC). Os Hospitais Universitários são de alta complexidade e se voltam não apenas para o atendimento médico, mas também para o ensino das ciências da saúde e para o desenvolvimento de atividades de pesquisa.

Parte dessas vagas, hoje, é ocupada por terceirizados, cuja contratação foi considerada irregular pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os novos profissionais serão contratados pela Ebserh como celetistas, em moldes muito parecidos com os funcionários da Caixa Econômica Federal, dos Correios e da Petrobras.

Com a contratação da Ebserh, os novos empregados públicos serão pagos com recursos da própria Ebserh, permitindo que a Universidade aplique aqueles os R$ 4,5 milhões (atualmente gastos com terceirizados) no custeio dos hospitais, em melhorias na infraestrutura e em um fundo de pesquisa para os hospitais.

O Reitor garantiu que o atendimento dos hospitais universitários continuará sendo integralmente feito pelo SUS e que não há risco de comprometimento do papel dos hospitais universitários. "A fiscalização (do contrato com a Ebserh) será toda feita pela Universidade. Além disso, o superintendente geral dos Hospitais será indicado pelo Reitor", disse.

Edição com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.