Concurso CBTU 2014

Organizadora do Concurso CBTU está prestes a ser oficializada. Certame oferecerá 525 vagas.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos, vinculada ao Ministério das Cidades, abrirá concurso público para contemplar as seis capitais onde atua, prevendo o preenchimento de 525 vagas de trabalho, todas pelo regime de contratação celetista. A licitação para a definição da empresa realizadora do concurso foi concluída e em breve será oficializado o nome da organizadora contratada, que será a Consulplan (veja ata da concorrência).

De acordo com a assessoria da CBTU, a seleção trará oportunidades de nível médio, técnico e superior imediatas e para a formação de cadastro reserva, com salários que podem chegar a R$5.087,42, acrescidos de vários benefícios e vantagens, como: vale alimentação, vale-transporte, adicional por tempo de serviço (quinquênio), reembolso de assistência médica e odontológica, auxílio creche, previdência complementar.

A distribuição das vagas será entre as regionais de Belo Horizonte (52), João Pessoa (61), Maceió (32), Natal (56), Recife (203) e Rio de Janeiro (121). Entre os cargos, estão as funções de segurança ferroviário, operador de estação, condutor de veículos metroferroviários, operador de máquinas e equipamentos, administrador, advogado, psicólogo, segurança do trabalho, engenheiro de transportes, engenheiro mecânico, entre outros (veja distribuição abaixo).

Reposição

O presidente da Companhia, Francisco Colombo, explicou que a intenção do concurso é suprir as demandas que estão por vir, devido a reposição do número de empregados que já se aposentaram e se aposentarão, decurso de tempo desde o último concurso, implantação de novas tecnologias, aumento do quantitativo de veículos metroferroviários, criação de novas estações, entre outros, necessitando da contratação de mais empregados para trabalharem nos setores da CBTU.  “É uma prioridade e vamos fazer acontecer este concurso”.